O NGACB é formado por laboratórios de pesquisa na área de genética no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo/Campus de Goiabeiras.
Criado em 2007 no Campus de Maruípe, vários projetos de pesquisa de graduação e pós-graduação já foram e estão sendo desenvolvidos, envolvendo diversos táxons.
Em Junho de 2016, o NGACB mudou para o Campus de Goiabeiras junto com o Departamento de Biologia.
Objetivos:
- Desenvolver e divulgar pesquisas genéticas sobre espécies animais e vegetais, com ênfase nas endêmicas ou ameaçadas de extinção, a fim de orientar planos de manejo, implementação dos corredores ecológicos e determinação de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade.
- Formar recursos humanos na utilização e aplicação de técnicas moleculares em estudos de biodiversidade e conservação de espécies, principalmente através dos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas: Biologia Animal e Biologia Vegetal da UFES e de projetos de iniciação científica.
- Estabelecer parcerias com pesquisadores de outras instituições objetivando o intercâmbio de informações, o aperfeiçoamento de técnicas e o desenvolvimento de projetos em conjunto.
Apoio:
A implantação do Núcleo contou com o apoio da UFES e do CEPF (Critical Ecosystem Partership Fund). Agências de fomento à pesquisa, como o CNPQ, CAPES, FAPES tem contribuído para o desenvolvimento dos projetos.