Sobre o Poesi

O Poesi – Política Espacial das Imagens e Cartografias é um grupo de pesquisa criado em 2010 e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Está sediado no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e compõe o Polo Vitória da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”.

O Poesi desenvolve pesquisas sobre a temática da cartografia, seja da cartografia geográfica, seja da cartografia como analítica. Seu escopo é a investigação das imagens cartográficas na relação com o pensamento sobre o espaço no contemporâneo, tendo como referenciais a cartografia crítica, a geografia e a filosofia da diferença. O Poesi se organiza em duas linhas de pesquisa: “linguagens geográficas” e “mapeamento colaborativo e participativo”.

Na linha de pesquisa “linguagens geográficas” são desenvolvidos estudos sobre linguagens cartográfica e audiovisual com o propósito de pensar possibilidades metodológicas para pesquisas com Imagens na Geografia, visando problematizar os modos de pensar o espaço herdados da Cartografia Moderna e suas conexões com as práticas geográficas, educativas e escolares. Já na linha de pesquisa “mapeamento colaborativo e participativo” são desenvolvidos estudos sobre as metodologias e práticas de mapeamento, apropriadas pela sociedade e seus desdobramentos em políticas espaciais.