2018/1 – Matemática I – MAT06013

EMENTA

Aritmética dos números racionais. Números Irracionais. Valor absoluto e desigualdades. Radiciação. Produtos notáveis. Raízes e divisão de polinômios. Equações e inequações do primeiro e segundo graus. Estudo da reta no plano cartesiano. Resolução de sistemas lineares. Funções quadráticas, polinomiais e racionais. Limites e continuidade. Reta tangente a uma curva no plano. Definição de derivada. Regras de derivação. Regra da cadeia.Derivação implícita. Regra de L’Hospital. Análise do gráfico de uma função.

PROGRAMA

1. Conjuntos Numéricos: Os números inteiros, racionais e reais, propriedades da soma, subtração, multiplicação e divisão dos números reais; valor absoluto, potências e radiciação, produtos notáveis e o triângulo de Pascal, equações do primeiro e segundo grau, inequações, funções do primeiro e segundo grau, funções polinomiais e racionais;

2. O Plano Cartesiano: O estudo da reta, matrizes e determinantes, resoluções de sistemas lineares;

3. Derivadas: O conceito de limite, limites e continuidade, o conceito de derivada e interpretação geométrica da derivada, derivada num ponto, derivada das principais funções elementares, propriedades operatórias, regra da cadeia, análise do gráfico de uma função, derivação implícita e Regra de L’Hospital.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Teremos duas provas P1 e P2 valendo 10 pontos cada. O aluno que obtiver 75% de frequência e MP (média parcial) maior do que ou igual a 7,0, estará aprovado na disciplina. Do contrário, o aluno será submetido a uma prova final PF valendo 10 pontos, e estará aprovado caso atinja MF (média final) maior do que ou igual a 5,0. A média final é a média aritmética entre a média parcial e a nota obtida na prova final, ou seja, MF=(MP+PF)/2.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES

P1: 10/05/2018

P2: 03/07/2018

PF: 10/07/2018

BIBLIOGRAFIA

1. TAN, S. T. Matemática aplicada a administração e economia. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2007.

2. MORETTIN, Pedro Alberto; HAZZAN, Samuel; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Saraiva, 2003.

3. HOFFMANN, Laurence D.; BRADLEY, Gerald L. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.