Image Image Image Image Image

André Renato Sales Amaral

André R. S. Amaral é professor do Departamento de Matemática Aplicada da UFES. Ele é, também, professor do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFES), onde leciona e orienta alunos dos cursos de Mestrado em Informática e do Doutorado em Ciência da Computação. A pesquisa científica do Professor André Amaral envolve:
– Modelagem Matemática, que visa descrever um problema do mundo real por meio de um modelo matemático contendo parâmetros de entrada, variáveis ​​de decisão, restrições de igualdade ou desigualdade e uma função objetivo (expressão matemática de um objetivo em função das variáveis ​​de decisão);
– Otimização matemática, que é encontrar uma solução ótima (ou seja, a melhor solução possível) para um modelo matemático do problema.
O Prof. Amaral tem aplicado modelagem matemática e otimização para problemas que surgem em áreas diversas, tais como, Produção, Manufatura e Logística.
Muitas vezes, nessas áreas de aplicação é preciso resolver um Problema de Otimização Combinatória (aquele cujo conjunto de soluções viáveis ​​pode ser considerado discreto). Nesse caso, ele, muitas vezes, tem recorrido à Combinatória Poliédrica (estudo das facetas de um politopo, cujos vértices correspondem às soluções de um problema de otimização combinatória).
Os problemas do mundo real considerados em sua pesquisa são geralmente intratáveis, o que significa que o esforço computacional necessário para resolvê-los aumenta exponencialmente com seu tamanho.
O professor Amaral tem trabalhado no desenvolvimento de novos métodos para computar efetivamente soluções ótimas comprovadas para instâncias de tamanho médio, cada vez maiores.
Para problemas de grande porte, ele vem desenvolvendo métodos heurísticos que podem encontrar boas soluções em tempo razoável.
Observa-se que a pesquisa do Prof. Amaral está na interface da Matemática Aplicada, Teoria da Computação, Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção.


As informações para contactar o Prof. Amaral estarão sempre atualizadas em: