Subgrupo de inflação apresenta metodologia de dados

Reunião realizada no dia 31 de agosto sobre metodologias de medição da inflação.

Por Luiza Ferreira

Na última sexta-feira (31) , o Grupo de Conjuntura contou com a apresentação do seu subgrupo de Inflação. A apresentação foi pautada em explicar o que é a inflação, quais são os índices utilizados para sua aferição, seu impacto no orçamento familiar, dentre as quais aquelas com menor renda tem um maior sensibilidade as variações, reduzindo o seu poder de compra.

Alguns índices usados para medir a inflação são IPCA, INPC, IGP, ICV, INCC. Esses índices são medidos através de pesquisas de orçamento familiar, coleta de preços em estabelecimentos comerciais, dentre outros Eles são usados para medir a variação dos preços , porem não refletem totalmente a inflação que as pessoas sentem em seus lares, não significando que os índices não reflitam a realidade; porém, cada índice tem uma metodologia diferente e sua medição é feita por diversos órgãos, como o IBGE, FGV e a FIPE, bem como a diferença de cada um deles está nos dias em que são feitos

Esta entrada foi publicada em Encontros e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.