BOLETIM Nº67: JANEIRO DE 2023

CRESCIMENTO INSUSTENTÁVEL

O Boletim de Conjuntura em Economia da Ufes, produzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura da Universidade Federal do Espírito Santo, chega a sua 67ª edição. Seu formato segue a mesma estrutura da edição anterior, com quatro seções, a primeira com a análise do nível de atividade, política fiscal e setor externo, a segunda sobre a política monetária e inflação e a terceira tratando do mercado de trabalho. Completa o texto, a tradicional análise do economista Fabrício Oliveira, fazendo um balanço da política econômica no ano de 2022. Um anexo estatístico fecha o boletim.

Os textos que seguem interpretam os resultados referentes ao ano de 2022, ano que vem sendo entendido como de recuperação econômica, melhoria das contas públicas e aquecimento do mercado de trabalho. Entretanto, essa interpretação denota somente um lado da questão, isto é, por baixo dessa fina camada de crescimento econômico, apresenta-se uma economia com fraca capacidade de crescimento sustentável ao longo do tempo, permanência do processo inflacionário e intensificação da precariedade laboral.

Assim, sob o título
Crescimento Insustentável, a análise conjuntural aqui desenvolvida questiona essa interpretação e levanta indicadores que mostram a fragilidade da dinâmica de crescimento que vem se apresentando, a resiliência do processo inflacionário, o crescimento da informalidade e das ocupações mal remuneradas. Tudo isso em um cenário internacional desafiador, como bem contextualiza o texto do Professor Fabrício de Oliveira. Nesse sentido, sua análise indica que o cenário atual é extremamente complexo, seja pela necessidade de criação de um novo arcabouço fiscal, seja pelos desafios impostos pelo cenário internacional ou pela crise econômica nacional que se arrasta pela última década, o que desafia a capacidade de atuação do novo governo.

Nós, professores e estudantes do Grupo de Conjuntura, convidamos a todas e todos para a leitura dos textos produzidos para a presente edição.

Boa leitura!
Grupo de Conjuntura