Edição regional do maior evento de comunicação do país acontece em Vitória/ES


Estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Comunicação do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais reúnem-se em Vitória entre os dias 3 e 5 de junho, durante o XXIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, o Intercom Sudeste 2019. O evento, sediado pela Ufes, no campus de Goiabeiras, espera cerca de 2 mil pessoas durante os três dias de atividades.

O Congresso tem como tema “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”, e as inscrições já estão abertas, pelo site www.portalintercom.org.br. O presidente da Intercom, Giovandro Marcus Ferreira, explica a escolha da temática: “Estamos vivendo um momento de transformações econômicas e culturais. Mudaram as formas de pegar um táxi ou pedir comida e nós temos que refletir sobre essas mudanças olhando a partir da comunicação. Quais discussões oferecemos para entender isso? Como essas mudanças oriundas dos anos 70, 80, 90, entram no século XXI? Esse é um momento muito interessante para refletir”, pondera o pesquisador.

No campo da democracia, Giovandro também vê diversos pontos para o debate. Segundo o professor, o momento atual envolve uma sociedade de emissores, em que a circulação de ideias ocorre de forma diferente e há um embaralhamento entre as figuras do emissor e do receptor da comunicação. “Os fluxos comunicacionais implicam na atividade política e no exercício da democracia, e isso ocorre no mundo todo, não somente no Brasil”, analisou. O presidente da Intercom ainda ressalta que a mediatização tem mudado as instituições, a vida dos indivíduos e a própria dinâmica dos meios de comunicação: “Nada melhor do que a academia se debruçar sobre as implicações da comunicação para a democracia”, afirmou.

Além da importância do tema, Giovandro também destaca a característica dos Congressos Regionais da Intercom que, de acordo com ele, dão capilaridade à pesquisa em Comunicação. “Nosso país tem dimensões continentais, então esses congressos impulsionam a troca entre os pesquisadores da região. Muitas vezes há aspectos próximos, que podem favorecer futuras pesquisas em conjunto”, enfatizou.

Submissão de trabalhos

Estudantes de graduação ou recém-formados (2018-2019) podem enviar trabalhos para a Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior – acesse aqui as ementas) e para a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom – confira o regulamento aqui). Já os doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, graduados, professores e pesquisadores podem submeter artigos para as Divisões Temáticas (DTs), tais como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Comunicação Audiovisual, entre outros (consulte aqui as ementas).

As normas, download do modelo padrão de arquivo para submissão e valores das taxas de inscrição estão disponíveis no link: http://www.portalintercom.org.br/eventos1/congressos-regionais/20191/sudeste5/chamada-de-trabalhos13. O prazo para envio de trabalhos vai até o dia 17 de abril.

Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*