Teses e Dissertações Defendidas

Teses de doutorado

Gabriela Freire Oliveira Piccin. O IFES na produção de epistemologias locais. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Linguística) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

GUIMARÃES, F. F. Internacionalização e Multilinguismo: uma proposta de política linguística para universidades federais. 2020. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES.

AMORIM, Gabriel Brito. A internacionalização do ensino superior no Brasil: uma proposta de matriz multidimensional de (auto) avaliação. 2020. 145f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 2020

Dissertações de mestrado

Elisa Prado Có. INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: AFFORDANCES DA COIL. 2021. Dissertação (Mestrado em programa de pós graduação em educação PPGE) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

Silvia Rodilla Rivas. TOWARDS A PLURLINGUAL APPROACH IN THE ENGLISH CLASSROOM: PERCEPTIONS AND OUTCOMES. 2021. Dissertação (Mestrado em Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria, especialidad:) – Universitat de València, . Coorientador: Kyria Rebeca Finardi.


Reninni Taquini. INTERNACIONALIZAÇÃO = EMI? EVIDÊNCIAS DO INGLÊS NA UFES. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


Roberta Gomes Leão. Tecnologias Digitais no Ensino de LA: Uma Análise de Corpus. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


Carlos Alberto Hildeblando Junior. AFFORDANCES DA COIL: Análise de uma experiência entre UFES e UAH. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito S, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


ANA LAURA SILVA DE CASTRO. Affordances da Abordagem Híbrida no Ensino ? Aprendizagem de Inglês e na Formação de Professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós Graduação em Linguística da UFES, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


Lívia Melina da Silva Pinheiro. O PAPEL DO INGLÊS E DO POMERANO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM COMUNIDADES POMERANAS DO ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


Danieli Spagnol Oliveira Correia. Educação em direitos humanos e língua inglesa: possibilidade da abordagem CLIL. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


Edineia Braunn Negoceki. UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADO NA ABORDAGEM CLIL: APROPRIAÇÕES DE UMA PROFESSORA/PESQUISADORA. 2018. Dissertação (Mestrado em programa de pós graduação em educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


Sebastião Lima. Abordagens Híbrida e CLIL Invertida: Tensões e Diálogos entre Ensino e Educação Linguística. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Linguística) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

Ana Rachel Macêdo Mendes. Abordagem Híbrida na Formação Inicial de Professores de Inglês: Integrando as Novas Tecnologias. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Linguística) – Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

Karina Fadini. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS DO E PARA O SÉCULO XXI: os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

João Gabriel de Conte Carvalho de Alencar. Abordagem de Ensino de Língua Inglesa Por Meio de Conteúdos e Formação de Professores: Apropriações, Possibilidades e Limitações. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

Jhamille Roberts Tyler. LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIA E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EVIDÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE MOOCS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

Edineia Braunn Negoceki. Uma proposta de ensino baseada na abordagem CLIL: apropriações de uma professora/pesquisadora. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kyria Rebeca Finardi.

Nadia Silveira. HIBRIDIZANDO O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DO ESPÍRITO SANTO. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Kyria Rebeca Finardi.


Maria Carolina da Silva Porcino. TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS NA ENSINAGEM DE INGLÊS NO SÉCULO XXI: Elaboração e análise de WebQuests. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kyria Rebeca Finardi.