Gabriel Brito Amorim (UFES)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020) sob a orientação da Profa. Dra. Kyria Finardi. Mestre pela pela West Virginia University (2010) sob orientação da Profa. Dra. Cynthia Chalupa. Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Tem experiência na área de ensino de língua inglesa como língua estrangeira e segunda língua tanto no Brasil como nos EUA. Foi professor-formador do Núcleo de Línguas da UFES por 9 anos, onde também lecionou como professor do quadro efetivo. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Goiás (UFG), na área de língua inglesa. Sua área de pesquisa é a internacionalização do ensino superior no Brasil, mais especificamente na avaliação do processo de internacionalização no país. Além disso, tem interesse pela área da Lingüística, com ênfase em lingüística aplicada, metodologias de ensino de língua estrangeira, formação de professores, criação de material didático, e avaliação.

O Currículo Lattes e o Orcid de Gabriel Brito Amorim podem ser acessados em: Gabriel Amorim Curriculum Lattes e Gabriel Amorim Orcid.

Gabriel’s Curriculum Vitae is available at: Gabriel Amorim CV.

Acesse @gabsvix no Instagram para ver lives sobre temáticas variadas e pertinentes sobre Educação Linguística e Tecnologia”.

Publicações:

Artigos:

• AMORIM, G. B. English Language Teaching and Technology in Education: Lessons from Enduring Times. Apliepar Newsletter Abril-Junho, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://f2b18779-27c9-4a9c-8b72-ebecf0033040.filesusr.com/ugd/1bc29e_aca62866109a425f9e28ff07b82512f7.pdf
  • CO, Elisa Prado ; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebeca. ENSINO DE LÍNGUAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS COM TECNOLOGIA EM AMBIENTES VIRTUAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, p. 112-140, 2020.
  • FINARDI, K. R.; DE ALMEIDA, C. S.; AMORIM, G. B. Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas e Desafios. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

….

Capítulos de Livros

• AMORIM, G. B.. ‘Do you like music?’ Vivência de um projeto desenvolvido no CLC-UFES. In: Karen Lois Currie; José Mauriene Araújo Felipe. (Org.). Música e Ensino de Línguas: Explorando a Teoria das Múltiplas Inteligências Múltiplas. 1ed.Vitória: EDUFES, 2014, v. I, p. 9-326.
  • Guimarães, Felipe Furtado ; AMORIM, GABRIEL BRITO ; FINARDI, KYRIA REBECA . Cultural Studies and the Development of Sustainable Relations for the Internationalization of Higher Education. In: Trifonas, P.. (Org.). Springer International Handbooks of Education. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 1-16.
  • Guimarães, F. F. ; AMORIM, GABRIEL B. ; FINARDI, KYRIA R. ; Piccin, G. F. O. ; MOREIRA, N. . Intercompreensão e Internacionalização: Construindo uma Cidadania Glocal Sustentável. In: Finardi, Kyria Rebeca; Scherre, Maria Marta Pereira; Tesch, Leila Maria; Carvalho, Hebe Macedo de. (Org.). A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2019, v. , p. 217-230.

Outras Publicações