Projetos de pesquisa – 2022
Título: PMR e o lugar: aproximações teóricas e morfológicas do Cais das Artes [PRPPG 12136/2023]
Ano: 2022-Atual
Resumo: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é estudar três dimensões da noção de lugar simbólico, material e mediado na obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha a partir da interpretação do projeto Cais das Artes. Justifica-se a escolha do tema por pelo menos três motivos: pela importância do referido arquiteto para a História da Arquitetura e Urbanismo mundial e pela dimensão do projeto arquitetônico do Cais das Artes (2008) na linha do tempo da produção do laureado arquiteto uma vez tratar-se de única obra edificada em sua cidade natal; pela lacuna acerca da produção teórica sobre a referida obra, não sendo identificado na literatura obras específicas sobre o Cais das Artes nem produzida por autores nacionais tão pouco por pesquisadores locais; e pelo misto de estranhamento e curiosidade que essa obra arquitetônica gera na população, fato este observado durante o Simpósio Cais+Artes, realizado na Ufes, em 2022. Aliando os fatores qualitativos e quantitativos o procedimento metodológico adotado consistirá, numa primeira etapa, nas ações de revisão bibliográfica, recolha documental, seleção e tratamento de dados. A revisão bibliográfica qualitativa acerca do lugar simbólico será realizada a partir da leitura dos principais autores referência no estudo da obra de Paulo Mendes da Rocha. Para a tratativa sobre o lugar material, na obra de Paulo Mendes da Rocha, será elaborado um estudo morfológico da obra Cais das Artes a partir de pesquisa quantitativa por meio da análise sintática configuracional e da Gramática das formas. Os resultados esperados são: desenvolver um produto de apresentação dos dados obtidos que integre métricas e tecnologias para interpretação do Cais das Artes tendo como referência a ferramenta das Humanidades Digitais em formato website (opensource); a publicação de artigos em eventos científicos da área e elaboração de minuta de um e-book com a produção teórica a ser disponibilizado digitalmente ou submetido ao futuros editais para publicação..
Situação: Em andamento;.
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia (Coordenadora), Jarryer Andrade de Martino, Lyvia Fialho Soares de Moraes, Isabella Falk dos Santos, André Pinto dos Santos, Amanda Fornaciari Ferreira, Antônio Lucas Sgrancio Uliana, Zanandra Falcão
Financiador(es): Fundacao de Amparo a Pesquisa do ES – Bolsa / Universidade Federal do Espírito Santo – Bolsa / Fundacao de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo – Outra.
Número de produções C, T & A: 2
Projetos de pesquisa – 2021
Título: Forma urbana: abordagens, documentação e projeto [PRPPG 11051/2021]
Ano: 2021-Atual
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo teórico da morfologia urbana, o qual considera a cidade como um objeto passível de ser estudado a partir da métrica formal e dialoga, mais especificamente, com o interesse sobre a aplicabilidade de diferentes abordagens morfológicas na pesquisa acadêmica aplicada. Para tanto, procede-se à formação de base conceitual por meio de leituras críticas e de procedimentos interpretativos de diferentes objetos empíricos (território, a cidade, a rua e o edifício) e escalas. Com isso espera-se que pesquisas individuais, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, possam se somar para construir interpretações morfológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia (Coordenador a), André Augusto Pereira Guimarães, Lyvia Fialho Soares de Moraes, Denise Aparecida de Souza Barroca, Zanandra Falcão.
Projetos de pesquisa – 2020
Título: Morfologia Urbana e Espaço Público
Ano: 2020-Atual
Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar e analisar diferentes fragmentos urbanos do município de São Paulo, a partir da reconstituição dos contextos históricos de formação até suas conformações atuais procurando identificar as permanências e as transformações das paisagens urbanas. Espera-se que os resultados obtidos auxiliem o reconhecimento da relevância da compreensão da gênese dos fragmentos urbanos, com seus diferentes padrões morfológicos, como meio de contribuir para a leitura do cenário atual e contemporâneo da morfologia urbana das cidades, principalmente de grande e médio porte…
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia (Integrante), Denise Antonucci (Coordenadora), Luciana Monzillo de Oliveira, Maria Pronin, Nelson Carlos Lauson Dupré, Frederico Zaidan Soro Araujo, Bruna Suzana Pereira Dias, Joel Lucas Quena Paco, William Gonçalves Santiago, Pedro Leote Figueiredo.
Projetos de pesquisa – 2019
Título: Atlas Urbanístico de Vitória: interpretando a cartografia de 1946 [PRPPG 9967/2019]
Ano: 2019-Atual
Resumo: Atlas urbanístico de Vitória: interpretando a cartografia de 1946 é uma iniciativa no âmbito do projeto-mãe “Atlas Urbanístico de Vitória” iniciado em 2014 e tem por objetivo a análise e interpretação das bases cartográficas urbanísticas que levaram a contratação para elaboração do plano urbano para a cidade de Vitória, em 1946, da ETUC – Empresa de Topografia Urbanismo e Construção – e da supervisão do urbanista Alfred Agache. Justifica-se esta pesquisa pelo conjunto documental, pela raridade e ineditismo e por ser o primeiro levantamento cartográfico da cidade que extrapolou os limites do núcleo urbano de fundação portuguesa..
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia (Coordenadora), Ewerton Silva Nicolau, Rubia Dalvi Ataíde , Amanda Fornaciari Ferreira, Samella Valério, Isabella Nunes Costa.
Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo – Bolsa.
Projetos de pesquisa – 2015
Título: CULTURAs E CIDADE: teorias e projeto
Ano: 2015 – 2019
Resumo: A pesquisa “CULTURAs E CIDADE: teorias e projeto”, investiga a relação entre culturas ecidade, privilegiando estruturas físicas nas quais se aloja a arte do fraco (De Certeau, 1994, p. 95),desprovida de poder. Definindo o urbano com Lefebvre, que o afirma como lugar do desejo , lugar onde o desejo se destaca sobre as necessidades, onde se concentra porque se conhece e de onde talvez,possivelmente, se encontrem, Eros e Logos . (Lefebvre, 1976, p. 181)..
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia, Maria Isabel Villac (Coordenadora), Lizete Maria Rubano, Volia Regina Costa Kato, Lucas Fehr.
Projetos de pesquisa – 2014
Título: Atlas Urbanístico de Vitória
Ano: 2014 – 2019
Resumo: O principal produto do Atlas Urbanístico de Vitória (ES Brasil) é inventariar a cartografia histórica do século XX para a capital capixaba. No contexto desta pesquisa foram identificados alguns subgrupos de cartografias, dentre eles, aqueles referentes aos planos urbanos que se caracterizam por documentos de registro das principais ideias de transformação espacial urbana, desenvolvidas por engenheiros e arquitetos, e de expressão da vontade e necessidade, dos governantes, em organizar e controlar o território (ANDREATTA, 2008)..
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia – Coordenador.
Título: Questões Urbanas: Design, Arquitetura, Planejamento, Paisagem.
Ano: 2014 – 2015
Resumo: Agosto 2013: Obtenção de verba de 40 mil reais da reitoria da UPM para montagem do projeto; Outubro 2013: Estabelecimento de contato com vistas a convênio entre SMDU (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo) e UPM para parceria no projeto; Dezembro 2013: Obtenção de verba de 40 mil reais do fundo MackPesquisa para realização de evento internacional com pesquisadores da rede WAT_UNESCO em dezembro de 2014. / 1721/ 3/2014: Visita de comitiva da Cátedra UNESCO/CUPEUM para troca de informações e deliberações sobre a organização do evento; 19/3/2014: Contato para estabelecimento de parceria com o escritório UNESCO em Brasília. / 19/3/2014: Contato para obtenção de apoio do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília..
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia, Heraldo Ferreira Borges, Mauro Claro (Coordenador) , Ana Paula Calvo, Luciano Albamonte da Silva.