[Pós-graduação] “Participação da população na preservação do Patrimônio Urbano em Santa Leopoldina”

Descrição da imagem: Foto de Santa Leopoldina presente no processo de tombamento do município arquivado no Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo.

Informação do trabalho: Plano de pesquisa Inicial de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (2012/2013).

Título: Análise de sítios históricos e gestão do Patrimônio Cultural no Estado do Espírito Santo.

Orientadora: Renata Hermanny de Almeida.

Bolsista: Lorena de Andrade Castiglioni

Resumo: O presente projeto propõe-se a analisar qual é o nível de envolvimento da população do Município de Santa Leopoldina, na preservação de seu Patrimônio Urbano desde a época do tombamento do sítio histórico até os dias atuais. Conceitualmente, serão estudados temas da sociologia e antropologia referentes a representações sociais, identidade social entre outros, que auxiliem no entendimento do porquê que uma comunidade se envolve ou não em um processo de tombamento e preservação do sítio histórico de sua comunidade.  Posteriormente, será buscada uma referência histórica desta época à partir de fontes, tais como o processo de tombamento do município, fazendo uma análise crítica à fim de perceber quais foram os agentes que participaram do ato de tombamento do sítio histórico; se houve um nível de comunicação, informação e participação da comunidade neste processo. Também é relevante compreender se existiu uma vontade daqueles moradores para que existisse o tombamento do sítio histórico e se o ato do tombo mudou a relação de vínculo entre proprietário e imóvel.

Palavras chave: Santa Leopoldina (ES), Patrimônio Urbano, Participação local.

Referências:

CASTRO, Rabello Sonia de. O Estado na Preservação de bens culturais. Rio de Janeiro: Renovar, 1991.

DE BONI, Ecléa. O tempo vivo da memória: Ensaios de psicologia social. São Paulo: Atêlie Editorial, 2003.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2009.

GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representações sociais. Petropólis, RJ: Vozes, 2003.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2004.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Cultura. Arquitetura: Patrimônio Cultural do Espírito Santo. Vitória: SECULT, 2009.