[Pós-graduação] “Metodologia de representação identitária do patrimônio territorial: a água como elemento de identidade em Linhares/ES”

Autora: Natalia Oliveira Lira da Silva

Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/08/2014

Orientador: Renata Hermanny de Almeida

Resumo: RESUMO
Apresenta primeiramente o conceito de desenvolvimento local autossustentável dentro do enfoque territorialista. Mostra também o conceito de patrimônio territorial e o de representação identitária do território como instrumento de preservação do patrimônio, neste caso o territorial.
O enfoque territorialista é adotado como base teórica para a construção do roteiro metodológico de representação identitária do território com vistas à preservação do patrimônio tendo como objeto empírico o município de Linhares/ES, que passa por um processo de intenso desenvolvimento de seu território e que apresenta um rico patrimônio, no que diz respeito aos recursos naturais, em especial o hídrico.
Nos últimos anos tem-se registrado um crescimento forte dos instrumentos disponíveis para a produção de imagens do território, neste caso o uso da tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas. Por meio deste recurso, adotado na Escola Territorialista Italiana, representa-se o patrimônio que constitui o território do município de Linhares/ES, tendo como produto final da dissertação, o Atlas de seu patrimônio territorial.

Palavras chave: Patrimônio territorial. Representação identitária. Linhares/ES.

Acesso ao documento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *