Prezado leitor,
Fechamos o ano de 2018, em que celebramos aniversários de marcos jurídicos importantes, como a Constituição Federal, que completou 30 anos, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que chegou aos 70. Da primeira, lembramos da autonomia didático-científica e do princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, apontados em seu artigo 207, para apresentar os conteúdos que vêm a seguir.
Esta Revista Universidade destaca ações da Ufes relativas aos direitos humanos: a contribuição para sua conceituação e para o seu exercício, em diversos campos do conhecimento e também no dia a dia da vida acadêmica. Um exemplo é a análise de aspectos relativos à tragédia de Mariana, que mostra a importância da ciência para a sociedade. A Universidade se relaciona com o seu tempo e reflete sobre ele, como mostram também os artigos desta edição.
Estudos para otimizar a produção do cacau e para reduzir problemas urbanos no Espírito Santo indicam o vínculo da Ufes com o seu entorno. Relação que se mostra com pesquisa e extensão, seja na saúde – como as cirurgias bariátricas –, passando pela inovação tecnológica – por exemplo, no uso da energia solar –, até o compartilhamento de conhecimento nos temas mais variados, incluindo a astronomia e o cinema.
Tudo isso em constante busca por excelência, de forma integrada com instituições de todo o mundo e com reconhecimento em diversos campos do saber.
Boa leitura!
Lidia Neves
Editora
Faça um comentário