Ensino a distância amplia interiorização

Foto: Acervo Ufes

Desde 2001, o ensino a distância na Ufes promove cursos de graduação e especialização na modalidade semipresencial. Nesse modelo, as aulas são acompanhadas de forma on-line, por meio do Ambiente Virtual de aprendizagem, e semanalmente há encontros nos polos de apoio presencial, onde tutores orientaram os estudantes. Ao todo, dos 78 municípios capixabas, 27 contam com os polos de ensino, distribuindo as bases da Ufes para o interior das regiões capixabas e possibilitando a democratização do acesso à formação em nível superior.

Em 2014, a Secretaria de Ensino a Distância da Ufes ofertou cursos de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, História, Pedagogia e Química. Em 2018, essas turmas (à exceção de Ciências Biológicas) formaram 850 pessoas em 19 municípios capixabas. No mesmo ano, foram oferecidas vagas para a licenciatura em Letras Italiano – curso previsto para ser concluído em 2021.

Os 27 municípios espírito-santenses beneficiados pelo sistema de Ensino a Distância da Ufes. Imagem: Reprodução/Sead Ufes

O ensino a distância contribui para a formação e a atuação de professores em regiões do Espírito Santo que estão distantes dos campi universitários, tal como Ecoporanga e Mantenópolis, no norte; Mimoso do Sul e Bom Jesus do Norte, no sul; Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante, na região serrana. “A interiorização da Ufes por meio da modalidade a distância impactou qualitativamente nos níveis oficiais que avaliam a educação deste estado, melhorando-os de forma considerável, especialmente em razão das
mudanças nas práticas dos professores, bem como suas concepções teóricas de ensino e de aprendizagem. Ao longo de sua história, o ensino a distância formou e capacitou mais de 22 mil pessoas entre os cursos de graduação, aperfeiçoamento e capacitação”, ressalta o Diretor Acadêmico da Secretaria de Ensino a Distância da Ufes, Júlio Francelino Ferreira Filho.

Todo material didático é desenvolvido pelos professores da Ufes e oferecido gratuitamente aos alunos. Os recursos produzidos para cursos, tais como videoaulas, livros, jogos e animações, são acessíveis ao público e estão disponíveis no site www.sead.ufes.br.

Confira também:
Mais oportunidades e diversidade na graduação