Pesquisadores da Ufes participam da identificação de fósseis pré-históricos em Castelo

Sueli de Freitas*

Ponta do úmero de toxodonte

A identificação de fósseis de animais pré-históricos encontrados na Gruta do Limoeiro, em Castelo, sul do Estado, está contando com a colaboração do Laboratório de Paleontologia da Ufes, coordenado pela professora Taíssa Rodrigues e vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Biológicas da Universidade. O trabalho é uma parceria do município de Castelo com pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT Paleovert), da Ufes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Museu Nacional/UFRJ.

Rádio de um tigre-dente-de-sabre

Na gruta, que já era conhecida por achados de ossos indígenas, foram encontrados agora fósseis de mamíferos do período Pleistoceno, compreendido entre 2.5 milhões e 11,7 mil anos atrás. “A gente achou possivelmente três espécies de preguiças gigantes diferentes. Além disso, um toxodonte, que era um mamífero de grande porte, podendo até pesar uma tonelada – estamos calculando pela espessura dos ossos, é parecido com um rinoceronte, um hipopótamo; achamos também um tigre-dente-de-sabre e um cervídeo [cervo]”, conta o pesquisador da Ufes Richard Buchmann, que está em Castelo.

A descoberta das peças foi feita por servidores do município que perceberam a presença de possíveis fósseis no local. “Nosso grupo foi contatado, assim como pesquisadores do Museu Nacional. Viemos para Castelo, eu e um colega colaborador da UFBA, para identificar esses fósseis. Conseguimos chegar a pelo menos cinco espécies diferentes habitando aqui, nenhuma espécie nova”, diz Buchmann.

Ulna de toxodonte

Segundo ele, esse é o primeiro registro no Espírito Santo de resgate de fósseis em cavernas. Os próximos passos serão a datação das espécies e o refinamento dos dados, não só em termos de identificação dos animais, mas também com pesquisas de como eles interagiam com o ambiente. “Agora daremos prosseguimento com análises mais refinadas. Para datar e provavelmente fazer inferências sobre o clima e interações ecológicas das espécies em vida. Estamos pensando em submeter um resumo só com essas espécies identificadas ao Congresso Brasileiro de Paleontologia”.

Tíbia de cervo

De acordo com o pesquisador, é certo que esses animais viveram na região sul do Espírito Santo. “Já tínhamos registro de preguiças gigantes da mesma espécie, de mastodontes, de toxodontes também, por alguns fragmentos de ossos encontrados preservados em fissuras entre os mármores em Cachoeiro de Itapemirim. Então, já tínhamos conhecimento de que esses animais da megafauna pleistocênica habitavam o sul do Espírito Santo, mas, diferentemente de Cachoeiro, aqui temos um número de espécies até maior, inclusive com um possível predador envolvido, que é o tigre-dente-de-sabre”, afirma.

As peças deverão ficar em Castelo. A ideia é a construção de um museu de história natural para abrigar esses e outros achados arqueológicos e paleontológicos.

*Texto e edição