Home

O que é o Show de Física?

O Show de Física da UFES tem uma proposta de apresentação em um estilo teatral onde os experimentos são a atração principal em cada cena. São abordados fenômenos mecânicos, termodinâmicos, ondulatórios e eletromagnéticos. Durante o Show, voluntários da plateia são convidados a subir ao palco para medir sua beleza, coragem e afinação de voz perante as leis da Física (há quem não concorde com elas!), e até mesmo a desafiar o campeão mundial de tiros com arma de vórtices, entre outras atividades. Ele é conduzido por três locutores dialogando entre si e integrando a plateia à dinâmica de apresentação. O público alvo do Show são estudantes e professores de Ensino Médio.

O objetivo desse tipo de apresentação é despertar a curiosidade do estudante para o estudo e entendimento dos fenômenos físicos apresentados durante o Show.

Projeto

O Show de Física da Ufes é um projeto de extensão registrado no SIEX e promovido pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Física no âmbito das atividades de interação entre a Graduação e a Pós-Graduação.

Histórico

A apresentação de experimentos ao público no formato de Show teve início em 2006 com um grupo de estudantes e professores da Faculdade de Aracruz – FAACZ, no norte do Estado do Espírito Santo. Inicialmente as apresentações ocorreram para o público da própria Instituição e em seguida, foram estendidas para escolas de ensino médio.

Em janeiro de 2011, o Show de Física foi apresentado no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF em Manaus. Em seguida, foi iniciada uma articulação com um grupo de cinco estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. A concepção básica foi mantida e foi montada uma estrutura de apresentação na UFES. As atividades para o público foram iniciadas em outubro de 2011 durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, como parte da programação da XIII Mostra de Física e Astronomia da UFES.

Durante o ano de 2012 o roteiro foi aperfeiçoado, e alguns experimentos foram incluídos na apresentação. Nesse mesmo ano, a equipe fez oito apresentações para escolas de Vitória e Vila Velha. Em janeiro de 2013, o Show de Física fez duas apresentações no XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, em São Paulo.

Até este momento, um total aproximado de 1700 pessoas já visitou a apresentação do Show de Física.