2018/2 – MAT09592 Álgebra Linear

Plano de Ensino

Ementa

Sistemas de Equações Lineares e Matrizes; Determinantes; Espaços Vetoriais e a interpretação geométrica de sistemas lineares (retas e planos); Espaço Euclidiano Rn; Ortogonalidade e Bases; Autovalores e Autovetores; Diagonalização Ortogonal; Transformações Lineares.

I – Sistemas de Equações Lineares

Definição e exemplos de equações lineares. Métodos de resolução de sistemas lineares: Eliminação Gaussiana e de Gauss-Jordan.

II – Matrizes e Determinantes

Operações entre matrizes; Álgebra de Matrizes; A inversa de uma matriz; Introdução às Transformações Lineares.

III – Autovalores e Autovetores

Determinantes; Semelhança e Diagonalização; Métodos para cálculo de autovalores.

IV – Espaços Vetoriais e Transformações Lineares

Álgebra dos vetores em Rn; Espaços Vetoriais e Subespaços; Independência Linear, Base e Dimensão; Mudança de Bases; Transformações Lineares; O Núcleo e Imagem de uma Transformação Linear; A matriz de uma transformção linear.

V – Ortogonalidade

A Geometria dos vetores; Norma e Ângulo; O produto escalar; Retas e Planos; O Produto Vetorial; Ortogonalidade em Rn;  Complemento Ortogonal e Projeções Ortogonais; O Processo de Ortogonalização de Gram-Schmidt; Diagonalização Ortogonal de matrizes simétricas.

Critérios / Processo de avaliação da Aprendizagem

O processo de avaliação se dará na realização de três provas escritas, denominadas P1, P2 e P3, valendo 10 pontos cada uma de igual peso.

O aluno com um percentual de faltas maior do que ou igual a 25% estará automaticamente REPROVADO POR FALTA. Do contrário, o seguinte critério será utilizado para a avaliação da disciplina:

O aluno que obtiver média parcial MP=(P1+P2+P3)/3 maior do que ou igual 7 estará aprovado na disciplina. Caso contrário, o aluno deverá realizar a prova final (PF). O aluno que obtiver média final MF=(MP+PF)/2 maior do que ou igual a 5 estará aprovado na disciplina. Caso contrário, o aluno estará reprovado por nota.

Cronograma de previsão da realização das provas:

P1: 13/09/2018 – Unidades I, II e III

P2: 25/10/2018 – Unidade IV

P3: 06/12/2018 – Unidade V

PF: 13/12/2018 – Todo o conteúdo.

Bibliografia básica

1) LAY, David C. Álgebra linear e suas aplicações. 5a ed. LTC Editora.

2) ANTON, Howard / RORRES, Chris. Álgebra linear e aplicações. 10a ed. Editora Bookman