Biografia

Sou natural de Nova Venécia, uma pequena cidade no norte do Espírito Santo. Já no ensino médio eu gostava de Matemática, mas até então, a Física me despertava maior interesse. Naquela época a UFES contava com um pólo universitário na cidade de São Mateus, a 66km da minha cidade. Porém não havia o curso de Física. Por isso, decidi naquele momento que eu iria fazer Matemática, e ao término, eu ingressaria no curso de Física com um bom conhecimento matemático. Assim, aos 16 anos, no 2º ano de ensino médio, eu estudei todo o livro didático de Matemática por conta própria já me preparando para o vestibular. No ano seguinte, em 2004, prestei o vestibular para o curso de Matemática em São Mateus e fui aprovado para realização da segunda fase, num modelo diferenciado dos demais cursos da UFES: eu cursei duas disciplinas durante o semestre 2005/1 ministradas por professores da UFES, denominadas Matemática Básica I e II. Eram 40 vagas e para ser aprovada o aluno deveria obter média maior do que ou igual a 5. Para minha alegria eu alcancei meu objetivo e me tornei oficialmente aluno do curso de matemática da UFES em 2005/2.

O semestre de 2005/2 foi crucial na minha vida. Dentre outras, cursei as disciplinas de “Álgebra Linear” e “Lógica”. Naquele momento essas disciplinas revelaram para mim uma beleza que a Matemática possuía, que eu jamais pude imaginar que existisse. A beleza em que as teorias abstratas se revelavam fez com que eu me apaixonasse completamente por aquilo que eu lia e estudava, e um desejo emergiu na minha mente: “quero estudar e lidar com essas coisas durante a minha vida toda”. Ali eu me encontrei e sabia exatamente o que eu queria fazer pelo resto da vida. Conversando com professores do curso, em especial os professores Telau e Rocha, percebi que para atingir o meu objetivo eu deveria seguir na carreira acadêmica, concluindo a graduação e depois seguindo para o mestrado e doutorado. Com isso em mente, eu persegui o objetivo de concluir a graduação com muita satisfação e me apaixonando cada vez mais pelas novas partes que a matemática se revelava para mim, em especial nos cursos de Álgebra I e II, e o curso de Análise, ministradas pelo querido Prof. Antônio Rosa, a quem eu devo pelo grande incentivo que sempre me deu para seguir com o meu sonho. No verão de 2008 tive a oportunidade de cursar a disciplina de Álgebra Linear no programa de Verão na Universidade Federal de Viçosa, onde pude experimentar a sensação de participar de um processo seletivo para um programa de mestrado, experiência que eu deveria ter no ano seguinte, já que no fim da graduação, o próximo passo era ingressar no mestrado. Foi uma experiência formidável, onde eu pude aprender mais ainda sobre o assunto estudado e também ter conhecido professoras (Sônia em especial) que me incentivaram a perseguir o meu sonho. Voltando para o ES, cursei o último ano da graduação e concluí a Licenciatura em Matemática em 2008/2. Meus agradecimentos especiais aos professores Rocha, Telau, Antônio Rosa e Andressa.

Em janeiro de 2009 me mudei para Vitória/ES e iniciei o programa de verão do PPGMAT-UFES, cursando a disciplina Álgebra Linear como a principal parte do processo seletivo para o programa de mestrado. Após a realização de duas avaliações tive a alegria de ser aprovado com bolsa para iniciar o mestrado em Matemática em março de 2009. No primeiro semestre cursei as disciplinas de Álgebra, Análise no Rn e Análise Complexa. Ao fim de 2009/1 conversei com o Prof. Gilvan sobre a possibilidade de ele ser meu orientador, e ele aceitou de bom grado. Em 2009/2 cursei as disciplinas de Geometria Diferencial e Equações Diferenciais Ordinárias, além da disciplina de Tópicos de Álgebra com o Prof. Gilvan (orientador). Em janeiro de 2010 fui aprovado nos exames de qualificação do mestrado e desde então passei a estudar o artigo principal para o desenvolvimento da minha dissertação. Graças ao curso de tópicos feito no semestre anterior com o meu orientador, o estudo se desenvolveu de forma muito natural, uma vez que as principais ferramentas e linguagens que eram necessárias para o entendimento do artigo tinham sido aprendidas na disciplina de tópicos. Por isso o Prof. Gilvan sugeriu que adiantássemos o estudo da dissertação para que eu tentasse concluir no meio do ano de 2010 e tentar ingressar em um programa de doutorado já naquele ano. Desse modo, em maio de 2010 eu já havia concluído completamente o estudo do artigo e naquele momento apenas restava confeccionar a parte escrita da dissertação. Dias depois, foi publicado um edital para concurso de professor efetivo para o departamento de Matemática da UFES. O meu orientador me sugeriu que eu prestasse esse concurso, pois poderíamos continuar com os planos do doutorado no meio do ano a depender do resultado do concurso. Passei então e me dedicar no estudo dos tópicos da ementa do concurso e o realizei entre os dias 19 a 23 de junho de 2010, tendo sido aprovado e classificado no número de vagas disponíveis. Desde então passei a me dedicar integralmente a concluir o trabalho escrito e preparar a defesa da dissertação, e no dia 19/08/2010 concluí o mestrado em Matemática, dia em que defendi minha dissertação. Agradeço especialmente ao Prof. Gilvan, meu orientador no mestrado e pelo grande incentivo na realização do trabalho. Agradecimentos especiais também aos professores Thiago Fassarela e Valmecir Bayer, e aos grandes amigos e colegas da turma Telau, Fernando, Maico, Karlo, Leandro e Giovani.

Com o título de mestre em Matemática em mãos, em 30/08/2010 tomei posse como professor efetivo do Departamento de Matemática da UFES. Tendo que adiar o sonho do doutorado por um tempo, passei a lidar com o desafio da atividade docente, uma vez que eu nunca tinha tido qualquer experiência como professor . Para a minha satisfação o “ensinar” se mostrou algo muito gratificante, e para minha supresa a experiência dar aula me fez crescer como ser humano. Passados os 3 anos de estágio probatório, passei a planejar como realizar o doutorado. Por gostar de praticamente todas as áreas da Matemática, vi na Teoria de Singularidades uma possibilidade de lidar com diferentes áreas da Matemática ao mesmo tempo.

Em outubro de 2013 tive a alegria de ser aceito no programa de doutorado em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), na cidade de São Carlos, sob orientação do Prof. Nivaldo Grulha Jr. Em 2014 eu obtive o afastamento integral das minhas atividades docentes na UFES para a realização do doutorado. No primeiro ano cursei 5 disciplinas do doutorado. Em julho de 2014 o prof. Terence Gaffney (Northeastern University) aceitou ser meu coorientador no doutorado. Em fevereiro de 2015 fui aprovado no exame de qualificação do doutorado, e desde então comecei a estudar alguns pré-requisitos para o desenvolvimento da minha tese. Entre setembro de 2015 e setembro de 2016 fiz um período sanduíche em Boston, EUA, na Northeastern University, sob supervisão do Prof. Gaffney. Neste período pude obter boa parte dos resultados da minha tese, tendo sido um período extremamente proveitoso, tanto para o desenvolvimento da minha pesquisa, bem como crescimento pessoal. Voltando ao Brasil estive por um mês em visita científica a João Pessoa, na UFPB, trabalhando com a Profa. Miriam Pereira. Neste período começamos a trabalhar em um problema juntamente com o Prof. Nivaldo, que mais resultaria em um artigo publicado no Bulletin of the Brazilian Mathematical Society. De volta a São Carlos, no ano de 2017 continuei o desenvolvimento da minha tese. Em novembro deste ano fiz o depósito da tese junto à comissão de Pós-Graduação do ICMC/USP, e passei a me dedicar à preparação da minha defesa oral da tese. Finalmente, no dia 18 de janeiro de 2018 apresentei a defesa da minha tese de doutorado, e assim, concluí o doutorado em Matemática.

Desde então voltei às minhas atividades na UFES, onde leciono no departamento de Matemática e realizo pesquisa nas áreas de Teoria de Singularidades, Geometria Algébrica e Geometria Bi-Lipschitz.

Essa é um pouco da minha história, que ainda está sendo escrita. Sou o esposo da Mariana, membro da Igreja Presbiteriana de Jardim Camburi em Vitória/ES, e um servo imperfeito de Jesus Cristo, meu Salvador.