Documentos da produção artística: projeto em construção
Somos discentes e exploramos a interseção entre arte, tecnologia, arquivística e memória cultural.
Autenticidade e Princípio da Proveniência
Blockchain permite que os artistas e produtores de documentos artísticos registrem suas obras de forma segura e transparente. Cada transação é registrada na cadeia de blocos, criando um histórico inalterável.
Verificação
Os compradores podem verificar a autenticidade e a proveniência de uma obra de arte antes de adquiri-la
Tokenização
A tokenização é o processo de representar ativos físicos ou digitais como tokens em uma rede blockchain
Acesso Democrático
A tokenização democratiza o acesso à arte. Agora, qualquer pessoa pode investir em uma fração de uma obra de arte, tornando a arte mais acessível.
Consulting
Emocionante universo da criação e tokenização de documentos artísticos com tecnologia blockchain
Gestão de Documentos da Produção Artística
Arquivistas podem controlar documentalmente a produção de artistas e criadores, apoiar a monetização da arte de maneiras inovadoras
Soluções arquivísticas
Podemos propor soluções como controle tabela de dados (metadados) de documentos da produção artística, aplicação de software para curadoria (Repositório Ufes) e sistemas de preservação (Preservica)
Facilidades
Artistas podem controlar documentalmente sua produção, monetizar sua arte de maneiras inovadoras, como vendendo edições limitadas de NFTs ou recebendo royalties toda vez que a obra é revendida.
Objetivos
- Colaborar
- Testas IAs generativas para arte
- Buscar soluções arquivísticas aos problemas da Arte NFT na web 3.0
Estudos
- Da prática para teoria e da teoria para prática
- Nova abordagem e novos desafios com IAs
- Arquivos podem gerar renda e riqueza
“… desenvolver uma interdisciplinaridade capaz de dar suporte às demandas das obras digitais, aos arquivos e museus, subsidiando as práticas ou o fazer laboral, de modo que, no Brasil, cabendo aos arquivistas digitais ou arquivistas de documentos digitais e museólogas e museólogos assumirem uma posição como mediadores culturais. […] principalmente, no tratamento dado para o que chamamos aqui de “obras-arquivo”, especialmente no que diz respeito às obras de arte nato digitais..”
Monique Magaldi (Unirio) & Taiguara Villela Aldabalde (Ufes)
Professores Doutores
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