ANECS

O que é a ANECS?
No XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais, ocorrido em julho de 2011, em Belo Horizonte, os Estudantes de Ciências Sociais decidiram se organizar em uma Articulação Nacional, a fim de melhor acumular em suas pautas políticas e acadêmicas, dando maior consequência às suas discussões.
É nesse sentido que surgiu, então, a Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais – ANECS! A intenção da ANECS é ser uma organização cotidiana dos estudantes. Cabe-nos pensar sobre o processo de organização dos estudantes e, o principal, construir lutas por melhores condições de formação profissional, sempre com muita consequência e criatividade.

Por que nos organizamos?
Para que exista um movimento estudantil para além dos encontros, nos organizamos para a existência de acúmulo nas pautas que nos tocam e da necessidade de reagir a demandas nacionais, nos organizamos para sair do isolamento. Somos um conjunto de estudantes de Ciências Sociais e como tais, temos aspirações, preocupações, demandas e interesses em comum; começamos, então, a identificarmo-nos como portadores de uma mesma identidade, um só sujeito – o que não quer dizer que não sejamos diferentes, que não exista contradição dentre nós, mas quer dizer que temos muito em comum, que conseguimos nos constituir enquanto um só corpo, o de estudante de ciências sociais, com toda a amplitude que isso significa -, com uma história em comum e, fundamentalmente, com um destino em comum e a ser traçado por nós em conjunto.

Quais são nossas tarefas imediatas?
A tarefa central hoje que a ANECS assume é existir de fato no maior número de escolas possível. É preciso que os estudantes se organizem em seus locais de estudo, que em cada lugar que existir as Ciências Sociais exista também a ANECS, como a voz e o corpo dos estudantes deste curso.
Mas ninguém quer ficar organizado à toa, ninguém quer ter uma bandeira pra ficar guardada no armário. Os estudantes de Ciências Sociais querem fazer lutas, querem voltar a ser perigosos. Se em alguns lugares a tônica é criar a modalidade de licenciatura, em outros é qualificar a formação desses futuros professores; em algumas escolas, particulares principalmente, há que defender que o curso não acabe por não ser lucrativo, em outras é defender que o curso não seja precarizado. Existe uma infinidade de pautas, um monte de motivos para os estudantes se organizarem para lutar. Em cada uma dessas lutas a ANECS deve estar presente, deve se posicionar, deve ser o estudante! É essa a tarefa que a ANECS vem a cumprir!

Sobre os nossos Encontros e Conselhos…

Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais (ERECS)
Trata-se do maior e mais abrangente evento da entidade a nível regional, acontece em cada regional, no 1º semestre de cada ano. É um espaço importante para discutir, principalmente, as demandas regionais.

Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (ENECS)
Caracteriza-se como o maior e mais importante evento do calendário anual do MECS, sendo um espaço de trocas entre os estudantes de Ciências Sociais, onde são debatidas a conjuntura nacional, a situação das diferentes escolas, as demandas e bandeiras, bem como questões de relevância acadêmica e práticas da formação do cientista social.

Conselho Regional dos Estudantes de Ciências Sociais (CORECS)
Caracteriza-se por ser um evento de menor porte que visa reunir representantes de diferentes escolas da regional com a finalidade de discutir e problematizar as políticas definidas no ENECS, afim de estabelecer metas e perspectivas para a organização regional no ano seguinte.

Conselho Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (CONECS)
Trata-se de um evento nacional de menores dimensões, composto por representantes de escolas, além de discutir o próximo encontro nacional, também avalia o período pós- ENECS. Nesse espaço também acontece o Curso de Formação Política. No CONECS são dadas as diretrizes políticas e metodologias da entidade.

Quais são nossas Bandeiras?

  • Ciências Sociais ensino médio

Pensar em Sociologia no Ensino Médio ainda gera dúvidas e questionamentos. Isso se deve pela Sociologia ter voltado à grade curricular no ensino médio das escolas, anos após sua exclusão que se deu na ditadura. Compreendemos essencial a existência das Ciências Sociais em sala de aula, principalmente para um desenvolver do pensamento crítico dos estudantes. Desafios surgiram com o retorno das Ciências Sociais no currículo do Ensino Médio. Nossa preocupação central se baseia: Que formação será essa em que transforma saberes científicos em saberes escolares? Para tal, defendemos a exclusividade para lecionar a disciplina os licenciados em Ciências Sociais e o aumento de sua carga horária no currículo escolar. Vemos como desafio o tempo mínimo das aulas e o livro didático, para firmação da disciplina precisamos caminhar para um conteúdo curricular mínimo a nível nacional.

  • Combate as Remoções urbanas e rurais

Um dos eixos de lutas da ANECS é a luta contra as remoções urbanas e rurais. Lutamos a favor das comunidades pobres e/ou tradicionais que sofrem um processo criminoso de vulnerabilização tanto por parte do Estado quanto por parte de empresas que visam lucrar com seu território.
Nos solidarizamos ainda com as comunidades que estão sofrendo o processo de remoção/desapropriação com o projeto da copa, olimpíadas, assim como no tocante aos territórios tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores etc. Sabemos da importância da demarcação e manutenção do território dessas comunidades e entendemos que há dois raciocínios sobre desapropriação: o dos movimentos sociais e o do Capital. Para os dominantes, a desapropriação é progresso, para nós massacre do povo!

Mulherada da ANECS
É um espaço auto-gestionado da Articulação Nacional de Estudantes de Ciências Sociais que visa acumulo sobre as pautas feministas e a partir deste espaço queremos nos organizar com foco nas lutas das mulheres por um viés classista.

Para mais informações:
Site da ANECS: http://anecsnacional.wordpress.com
Facebook da ANECS: https://www.facebook.com/AnecsCienciasSociais
Grupo da ANECS no Facebook: https://www.facebook.com/groups/AnecsCienciasSociais
Grupo da ANECS Sudeste no Facebook: https://www.facebook.com/groups/359147687463988

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *