Apresentação
A economia brasileira, após mais de três anos de sucedido plano de estabilização monetária, não deixa de sofrer uma contínua instabilidade fruto das contradições internas próprias as economias capitalistas. O seu movimento conjuntural expressa as tensões internas e externas bem como as sucessivas tentativas de amenizá-las via intervenção do Estado. O senso comum de que seria suficiente atingir a estabilidade monetária para obter crescimento sustentado e justiça social é colocado em xeque. A política econômica apresenta-se, assim, como restritiva e recessiva. A estabilidade monetária não produziu o crescimento econômico desejado nem reduziu as disparidades sociais. A parcela da população econômica e socialmente excluída é muito grande. Entretanto, as medidas de política econômica não mostram sinais de mudança de rumos e continuam o processo de implementação de políticas neoliberais. O resultado desse processo pode ser continuamente apreendido através de diversos indicadores econômicos que poderão ser acompanhados a partir de agora nesta publicação.
Para este trabalho escolhemos um conjunto de indicadores que sejam representativos dos seguintes aspectos: nível de preços, política monetária e financeira, política fiscal, nível de atividade, nível de emprego e setor externo. Estes indicadores, produzidos pelo acompanhamento contínuo das diversas instituições nacionais e estaduais, permitem um trabalho sequencial evitando, assim, a aleatoriedade dos fatos. Neste sentido, o acompanhamento da conjuntura não é visto como a avaliação dos fatos do momento. Mais ainda, achamos que estes fatos são a decorrência da dinâmica estrutural do sistema e são previsíveis na medida em que se disponham das informações necessárias.
Para desenvolver este trabalho, organizamos um núcleo de estudos, pesquisas e acompanhamento da conjuntura, cujo trabalho visa obter, sistematizar e analisar as informações quantitativas e qualitativas necessárias à compreensão dos desdobramentos da dinâmica econômica e das medidas de política econômica adotadas.
Esta publicação é o primeiro passo para a constituição de um núcleo de estudos de conjuntura no Departamento e no Mestrado de Economia da UFES. Ele procura apresentar e analisar os principais aspectos da conjuntura econômica nacional e estadual através dos indicadores acima referidos. O núcleo é constituído por professores e estudantes de graduação e do mestrado em economia da Universidade Federal do Espírito Santo, sob a orientação do Professor Fabrício Augusto de Oliveira.
Esta Atividade decorre de um convênio celebrado entre a UFES e a UNICAMP através, respectivamente, do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFES e do Instituto de Economia da UNICAMP. Para o desenvolvimento deste trabalho contamos com o apoio de diversas instituições Estaduais que nos têm cedido as informações necessárias e esperamos continuar recebendo estas informações. Por outro lado esperamos, igualmente, que nosso trabalho contribua para uma melhor compreensão dos problemas econômicos nacionais e regionais.