Sobre

Sobre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura – CCJE/UFES

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura do Departamento de Economia da Universidade federal do Espírito Santo (Ufes) iniciou suas atividades em novembro de 1997, nas dependências do Departamento de Economia do CCJE – UFES. São mais de vinte anos de trabalho de formação em uma das mais importantes e demandadas funções de um economista: a análise de conjuntura econômica.

Criado pelos professores Paulo Nakatani e Fabrício Augusto de Oliveira, o grupo teve, ao longo de sua existência, a participação de vários professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Ao todo, publicamos 61 boletins de conjuntura (última versão 2019/2), sendo um material histórico da conjuntura nacional de extrema relevância. Até então, o grupo contou com a participação de 1.000 estudantes e mais de 1.000 ouvintes. Totalizando, portanto, mais de 2.000 estudantes que tiveram contato com a forma de se fazer uma análise de conjuntura com qualidade. Reconhecida por pessoas que residem em nosso estado, nos demais estados da federação e mesmo fora do país.

Os docentes e discentes participantes buscam em entender e debater a conjuntura nacional e local. Nosso objeto de trabalho é acompanhar o movimento cotidiano das decisões de política econômica e a dinâmica de funcionamento dos diversos mercados. Isto é feito a partir dos indicadores fornecidos continuamente por várias fontes de mídia e pelos diversos institutos de estatística, públicos e privados. O debate em torno dos indicadores permite a elaboração de análises próprias do grupo.

Cabe frisar que este grupo representa uma forma clássica de junção dos eixos de formação básicos envolvendo aspectos históricos, teóricos, estatísticos. Pois, assim, pensamos ser feita a análise de fenômenos concretos da economia brasileira, consolidando uma necessária e desejável formação geral dos estudantes de economia participantes do grupo terem uma visão ampla e crítica em torno da análise da conjuntura econômica.

Periodicamente o grupo publica boletins de conjuntura, que são escritos por alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UFES e revisados pelos professores. O boletim de conjuntura teve periodicidade variada ao longo dos anos. Inicialmente bimestral, passou-se a uma tiragem trimestral, sendo semestral desde 2007.

A forma de divulgação inicial do boletim era impressa e entregue em vários órgãos representativos do Espírito Santo, além da Ufes. Eram os próprios estudantes e professores que iam nos órgãos listados. Contudo, as novas tecnologias de comunicação geraram mudanças na forma de divulgação do grupo, de suas atividades e interação com o público, como nossa página no Facebook e na internet. Essas mudanças, junto com a crise do financiamento das Universidades federais, implicaram na descontinuidade da versão impressa.

Por fim, outra forma importante de divulgação do trabalho do grupo e interação com a comunidade externa, são as reuniões semanais, que ocorrem as sextas-feiras, das 11h até 12h, em geral, na sala 408 do Ed IV do CCJE/UFES. Aliás, contamos com 60 integrantes ouvintes que, somados aos participantes do grupo, totalizam 90 estudantes no atual semestre letivo.

  • Principais atividades do Grupo de Conjuntura na atualidade:                                            • Publicação periódica de Boletins de Conjuntura que analisa as principais variáveis macroeconômicas nas seguintes áreas: Política Econômica, Inflação, Nível de Atividade, Empregos e Salários, Política Fiscal, Política Monetária e Setor;                        Divulgação de materiais nas redes sociais (Facebook e Instagram), bem como divulgação de colunas jornalísticas, elaboradas por professores e especialistas, em sites e blogs;                                                                                                                                                Realização de reuniões semanais nas dependências do CCJE abertas para toda a comunidade.

Professores participantes (2024/01): 

Prof. Dr. Vinícius V. Pereira (Coordenação Geral e Nível de Atividade/Política Fiscal/Setor Externo), Profa. Dra. Ana Paula F. Colombi (Empregos e Salários), Profa. Dra. Neide Cesar Vargas (Nível de Atividade/Política Fiscal/Setor Externo), Profa. Dra. Renata Couto Moreira (Política Monetária e Inflação).

Participe das atividades do Grupo de Conjuntura e saiba mais sobre a Economia Brasileira!

Entre em contato: conjunturaufes2016@gmail.com