Atenção, blog em atualização

O blog do conjuntura está passando por atualizações, por isso nem todas as funcionalidades podem funcionar corretamente.
Em breve o blog será relançado.

Sobre o Conjuntura

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) iniciou suas atividades em novembro de 1997, nas dependências do Departamento de Economia do CCJE – UFES. São quase três décadas de trabalho de formação de estudantes de graduação em uma das mais importantes e demandadas funções de um economista: a análise da conjuntura econômica.

Criado pelos professores Paulo Nakatani e Fabrício Augusto de Oliveira, o grupo contou, ao longo de sua existência, com a participação de vários professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Até setembro de 2025 publicamos 72 boletins de conjuntura  configurando um material histórico da conjuntura nacional de extrema relevância. Até então, o grupo contou com a participação de cerca de 1.200 estudantes e mais de 1.000 ouvintes,  os quais tiveram contato com a forma de se fazer uma análise de conjuntura com qualidade.

Os docentes e discentes participantes buscam entender e debater a conjuntura nacional e local. Nosso objeto de trabalho é acompanhar o movimento cotidiano das decisões de política econômica e da dinâmica de funcionamento dos diversos mercados. Isto é feito a partir dos indicadores fornecidos continuamente por várias fontes de mídia e pelos diversos institutos de estatística, públicos e privados. O debate em torno dos indicadores permite a elaboração de análises próprias do grupo.

Cabe frisar que este grupo representa uma forma clássica de junção dos eixos de formação básicos envolvendo aspectos históricos, teóricos e estatísticos. Pois, assim, pensamos ser feita a análise de fenômenos concretos da economia brasileira, consolidando uma necessária e desejável formação geral dos estudantes de economia participantes do grupo terem uma visão ampla e crítica em torno da análise da conjuntura econômica.

Periodicamente o grupo publica boletins de conjuntura, que são escritos por alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UFES e revisados pelos professores. O boletim de conjuntura teve periodicidade variada ao longo dos anos. Inicialmente bimestral, passou-se a uma tiragem trimestral, sendo semestral desde 2007.

A forma de divulgação inicial do boletim era impressa e entregue em vários órgãos representativos do Espírito Santo, além da Ufes. Eram os próprios estudantes e professores que iam nos órgãos listados. Contudo, as novas tecnologias de comunicação geraram mudanças na forma de divulgação do grupo, de suas atividades e interação com o público, como nossa página no Instagram e o blog na internet. Essas mudanças, junto com a crise do financiamento das Universidades federais, implicaram na descontinuidade da versão impressa.

Por fim, outra forma importante de divulgação do trabalho do grupo e de interação com a comunidade externa, são as nossas mídias sociais e as reuniões semanais, sempre às sextas-feiras, das 11h até 12h, na sala 408 do Ed IV do CCJE/UFES.

Paulo Nakatani

Ex-professor do Departamento de Economia UFES

Professor da Ufes desde 1992, Nakatani se aposentou pela Universidade em agosto de 2023, após 50 anos de exercício da docência. Na Universidade, ele participou das criações dos programas de pós-graduação em Economia, em 1994, e em Política Social, em 2004. Durante sua carreira, ele também foi professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política e membro do Observatório Internacional da Crise e do Fórum Mundial de Alternativas.

Fabrício Augusto de Oliveira

Professor de pós-graduação lato sensu da Escola do Legislativo do Estado de Minas Gerais

Fabrício Augusto de Oliveira é Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, professor do programa da Escola de Governo do Legislativo do Estado de Minas Gerais, membro da Plataforma de Política Social e consultor de economia do setor público de órgãos nacionais e internacionais.