Fapes Universal

Internationalizando a Extensão e Estendendo a Internacionalização/Interiorização

O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes – 3/2021 (Fapes Universal) para o período 01/11/21 a 31/10/23.

Timeline do projeto

O objetivo deste projeto é internacionalizar a extensão e estender/interiorizar a internacionalização da UFES e da Universidade de Valência (UV) na Espanha para a comunidade capixaba. Pretende-se criar possibilidades de trocas e interações mediadas por tecnologias, línguas e saberes compartilhados entre a UFES e a UV com a comunidade capixaba focando nas pequenas e médias empresas exportadoras (PMEs) para promover uma educação glonacal, sensível aos contextos global/nacional/regional/local no cenário pós-Covid. O projeto integra ações de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e interiorização da UFES e da UV no desenvolvimento da cidadania “glonacal” atuando na troca/e transferência de conhecimento, inovação e tecnologia da UFES e UV para a comunidade capixaba, auxiliando no processo de internacionalização/interiorização do conhecimento das PMEs e comunidades envolvidas. Este projeto se articula com o projeto Empreendedorismo Juvenil pela Sociedade em 3D (YES3D) coordenado pela Ana Sevilla-Pavón da UV e que investiga o papel da realidade virtual tridimensional e simulações em contextos de intercâmbios virtuais internacionais nos processos de formação de futuros profissionais do mundo dos negócios e, mais especificamente, do empreendedorismo social, entendido como negócios com fins sociais dedicados a agregar motivações com fins lucrativos ao setor sem fins lucrativos, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela UNESCO. A capacitação virtual prevista neste projeto é especialmente relevante no contexto atual de pandemia e da necessidade de desenvolvimento da internacionalização e interiorização da internacionalização no Estado. Em um contexto onde a mobilidade acadêmica era privilégio de menos de 2% da população acadêmica capixaba antes de ser suspensa em virtude da pandemia, a mobilidade virtual por meio de simulações de ambientes virtuais profissionais em trocas virtuais em mundos tridimensionais surge como uma ferramenta poderosa para internacionalizar/interiorizar ações de ensino, pesquisa e extensão das universidades envolvidas. A mobilidade virtual tem sido cada vez mais adotada para substituir e/ou complementar a mobilidade física proporcionando benefícios potenciais semelhantes aos derivados da realização de um intercâmbio acadêmico ou profissional no exterior. Este projeto propõe trocas virtuais entre acadêmicos da UFES e da UV e as comunidades capixabas para solucionar problemas de comunicação interpessoal e intercultural somados a simulações de ambientes profissionais e de empreendedorismo internacional e social em mundos virtuais tridimensionais para auxiliar a internacionalização das comunidades envolvidas e ampliação das ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização da UFES e UV para todo o Estado do Espírito Santo. Nesse sentido, o projeto visa desenvolver uma cidadania glonacal por meio das trocas, transferência de conhecimento e capacitação da comunidade capixaba com apoio das ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização da UFES e da UV.

Encontro equipe do projeto no Brasil no dia 25/02/2022

Vídeo de apresentação dos membros do projeto

Primeiros passos da equipe na RV

Parte da equipe testando o equipamento