Apoio aprendizado e uso de idiomas

Bibliografia sugerida:

BRAGA, Junia; SILVA, Luciana de Oliveira (supervisão editorial). Mão na massa: FERRAMENTAS DIGITAIS PARA APRENDER E ENSINAR II. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. ISBN 978-65-86250-03-9 (recurso eletrônico).

FRAGELLI, THAÍS B. O. 20 FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO ONLINE: EM FORMATO DE INFOGRÁFICOS. 2020.

GARCIA, Tânia Cristina Meira; GARCIA, Tulia Fernanda Meira. Sequência pedagógica aplicada ao ensino a on-line EAD. SEDIS/ UFRN, 2020. 26 p.

GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. SEDIS/ UFRN, 2020. 17 p. ISBN 978-65-86890-04-4.

GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Dinis; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ZAROS, Lilian Giotto; GOMES, Apuena Vieira.  Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula [recurso eletrônico]. SEDIS/ UFRN, 2020. 24 p. ISBN 978-65-85-6890-05-1.

GUEST, Michael. Conferencing and Presentation English for Young Academics. Miyazaki, Japan: Springer, 2018. 245 p. ISBN 978-981-13-2475-8.

JALONGO, Mary Renck; SARACHO, Olivia N. Writing for Publication: Transitions and Tools that Support Scholars’ Success. Indiana , PA , USA: Springer, 2016. 315 p. ISBN 978-3-319-31650-5.

LIN, Angel M.Y. Language Across the Curriculum & CLIL in English as an Additional Language (EAL) Contexts: Theory and Practice. Hong Kong: Springer, 2016. 256 p. ISBN 978-981-10-1802-2.

MENEZES, Vera (supervisão editorial). Mão na massa: FERRAMENTAS DIGITAIS PARA APRENDER E ENSINAR I. 1.ed. São Paulo: Parábola, 2019. 978-85-7934-167-0 (recurso eletrônico).

MESSIAS, R. A. L., & TELLES, J. A. (2020). Teletandem como “terceiro espaço” no desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras. ETD – Educação Temática Digital, 22(3), 731-750. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655293.

.

Videoaula

Aula 1 – Intro Warm Up – Roberta Leão

CLIQUE NA IMAGEM

Aula 2 – Learning from Mistakes and Listening

CLIQUE NA IMAGEM

….

Aula 3 – Speaking

CLIQUE NA IMAGEM

,,

Aula 4 – Reading

CLIQUE NA IMAGEM

….

Aula 5 – Writing

CLIQUE NA IMAGEM

,,

Curso MOOC gratuito da Universitat Politècnica de València

“This course is the first in a series of four English language MOOCs designed for students with an intermediate level of English looking to reach a higher intermediate level. The course is comprised of video lessons, reading comprehension activities, grammar explanations and exercises, listening comprehension activities and speaking practice. The course covers interesting topics such as successful businesses, risk management, industrial design and radio broadcasting. This course also includes preparatory materials and recommendations to take the Cambridge University First Certificate in English Examination (FCE).”

https://www.edx.org/course/upper-intermediate-english-business

.

Sites sugeridos:

TBLT Language Learning Task Bank

The TBLT Language Learning Task Bank is now available! ​
A central hub for teachers and researchers interested in sharing language learning tasks, the Task Bank can be accessed at tblt.indiana.edu.

O TBLT é um banco de tarefas para o aprendizado de línguas onde qualquer um pode acessar as tarefas. Agora disponível em tblt.indiana.edu.

.

Academic Phrases for Writing Abstract Section of a Research Paper

Inglês para escrita de artigos científicos.
http://www.ref-n-write.com/trial/research-paper-example-writing-abstract-section-academic-phrasebank-vocabulary/

.

O site “Incrível” disponibiliza uma lista de páginas na web que ensinam Inglês

http://incrivel.club/inspiracao-dicas/os-50-melhores-sites-na-web-para-quem-esta-aprendendo-ingles-1405/

.

O site “Incrível” lista 24 páginas para quem quer aprender Alemão

http://incrivel.club/inspiracao-dicas/24-paginas-da-web-para-quem-esta-aprendendo-alemao-44055/

O site “Canal do Ensino” indica curso de Alemão

Curso gratuito de alemão, com áudio e manuais em formato PDF

.


O site “Open” disponibiliza vários cursos de idiomas

http://www.open-of-course.org/courses/course/index.php?categoryid=9

.

Curso de Português como Língua Estrangeira

http://www.furb.br/web/1704/noticias/arquivo/2016/01/furb-oferece-portugues-para-estrangeiros-on-line/5089

.

Página do Facebook para Português como Língua Estrangeira

https://www.facebook.com/learnbrportuguese/

.

Cursos e recursos para francês

http://www.french-linguistics.co.uk/phrase_book/en/index.html

http://french.languagedaily.com/wordsandphrases/useful-french-phrases

http://www.lepointdufle.net

http://www.podcastfrancaisfacile.com

http://www.reverso.net/text_translation.aspx?lang=FR

.

Curso e materiais de apoio para intercompreensão em línguas romanas, financiado pela Comunidade Europeia

http://www.euro-mania.eu/index.php?option=com_content&task=view&id=11&Itemid=20

.

Blog de Geraldine Lepere com dicas em Inglês de como aprender Francês

http://www.commeunefrancaise.com/blog/

.

Curso online de Francês pago, com alguns conteúdos gratuitos

Français avec Pierre

.


Curso de Francês

http://www.francaisfacile.com/index.php

.


Recursos para aprender Inglês no site do “Idiomas sem Fronteiras”

http://isf.mec.gov.br/ingles/pt-br/como-posso-aprender-ingles

.


Curso de Francês online “Bonjour de France”

http://www.bonjourdefrance.com.br/

.

Curso online de Francês “Français Authentique”

https://www.francaisauthentique.com/

.


Dois vlogs de língua francesa

https://www.youtube.com/user/MonsieurDream (Cyprien)

https://www.youtube.com/user/NormanFaitDesVideos (Norman)

.


O site da TV5, no menu, há uma parte sobre língua francesa

http://apprendre.tv5monde.com/

.


Site para aprender Alemão

http://www.dw.com/de/deutsch-lernen/deutsch-warum-nicht/s-2163


USP disponibiliza material didático para aprender Italiano

USP oferece material didático gratuito para aprender italiano

.


Site disponibiliza testes gratuitos de exames famosos de proficiência em Inglês

http://www.examenglish.com

.


Site ajuda na escrita acadêmica nos idiomas Inglês e Francês

http://letramentoacademico.fflch.usp.br/node/33

.

OUTROS RECURSOS ONLINE:

As 20 línguas mais faladas no mundo

As 20 Línguas mais faladas no mundo

.


Material gratuito da USP para escrita acadêmica

http://cienciadotreinamento.com.br/usp-disponibiliza-material-gratuito-ensinando-a-escrever-artigo-cientifico/

.


MOOCs em Francês

https://www.france-universite-numerique-mooc.fr

.


MOOC/CLOM (Curso Online Aberto Massivo) “Réussir ses études en Français”, voltado para alunos que se preparam para uma séjour de estudos na França

http://mooc-ref.net/

.


Preparatório TOEFL

www.ets.org/toefl/insidersguide

.


Lista de Palavras para uso em contexto Acadêmico (University of Wellington)

http://www.victoria.ac.nz/lals/resources/academicwordlist

.

Vídeo sobre os “12 erros mais comuns em Inglês Acadêmico”

http://www.engvid.com/12-common-errors-in-academic-english/

.

Página de empregos para candidatos com Certificação Internacional em Inglês

http://www.mastertestvagas.com.br/

.

Portal do Professor de Português como Língua Estrangeira (PLE)

http://www.ppple.org/entrar

.

Aplicativos sugeridos:

Tandem Learning – HelloTalk (hellotalk.com)

Duolingo for grammar (duolingo.com)

Quizlet for vocabulary (quizlet.com)

Elsa for pronunciation (elsaspeak.com)

YouGlish (youglish.com)

Lupa (lupa.app) scaffolds grammatical and lexical practice via engaging stories from Spanish‐language

RadioAmbulante (radioambulante.org)

News in Slow Language.

StoryCorps (storycorps.org)

Flipgrid (flipgrid.com) is another mobile‐friendly video platform for assignments featuring artifacts in the home, places in the neighborhood, or interviews with other people as language prompts.

Companies such as TalkAbroad (talkabroad.com), Conversifi (conversifi.com), and
Language Amigo (languageamigo.com) connect language learners with pedagogically‐trained native speakers and allow instructors to access recordings of those video‐synchronous interactions.

Team Tandem (recicle.org)