Fernanda Leal

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education, Boston College, Estados Unidos (2018-2020). Secretária-Executiva na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa “Múltiplos Olhares sobre a Universidade: Pessoas, Territórios e Projetos”.

Líder da área temática “Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade” na Divisão de Estudos Organizacionais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Autora de artigos e capítulos de livros nas áreas de estudos organizacionais, educação superior, gestão universitária e secretariado executivo. Interessada sobretudo em pesquisas em internacionalização, (De)colonialidade e Relações Sul-Sul na Educação Superior. Autora do blog “Internacionalização Invertida” junto à Iberoamérica Social: Revista-Red de Estudios Sociales.

…..

Publicações recentes:

2021

Tozini, K., Schiedeck, C., Leal, F. & Miorando, B. (2021). Public higher education response to Covid-19: The Brazilian case. Bista, Chan, Allen & McKeown. The Impacts of Covid-19 on Higher Education: Global Perspectives. STAR Scholars (in press).

Lima, M. C.; Prolo, I. Assumpção, S. R. B. & Leal, F. (2021). Unilab 10 anos: Gênese, desafios e conquistas. Blumenau: Editora da Furb (in press).

Leal, F. (2021). Educação superior na pandemia da Covid-19: A importância da extensão nas universidades públicas federais brasileiras. ESAL – Revista de Educación Superior em América Latina, 9,10-13.

Leal, F. (2021). Beyond the Dominant Discourse on Internationalization of Higher Education: Interview with Dr. Chrystal George Mwangi, Associate Professor at the College of Education of the University of Massachusetts Amherst. Revista Internacional de Educação Superior (RIESUP), 7, 1-13.

Knobel, M. & Leal, F. (2021). The tragedies of Brazilian Higher Education. International Higher Education, 105, 35-36.

…..

2020

Leal, F. & Ergin, H. (2020). Dual Degree Master Program in International Higher Education: Initial Experiences of the Partnership Between Boston College and Universidad de Guadalajara. Internationalisation of Higher Education: Policy and Practice, 4, 75-91.

de Wit, H; Leal, F. & Unangst, L. (2020).  Internationalization aimed at global social justice: Brazilian university initiatives to integrate refugees and displaced populations. ETD: Educação Temática Digital, 22, 567-590.

Knobel, M., Lima, M. C.; Leal, F. & Prolo, I. (2020). Desenvolvimentos da Internacionalização da Educação Superior no Brasil: da Mobilidade Acadêmica Internacional à Institucionalização do Processo na Universidade. ETD: Educação Temática Digital, 22,  672-693.

Leal, F.; Moraes, M. C. B. & Oregioni, M. S. (2020). Questionando o discurso e a prática de internacionalização da educação superior predominantes na América Latina. Education Policy Analysis Archives, 28.

Leal, F.; Paes, R. O. & Moraes, M. C. B. (2020). O secretário-executivo na gestão da internacionalização da educação superior brasileira. Série-Estudos, 25, 153-174.

Leal, F., Moraes, M. C. B. & Lima, M. C. (2020). Questioning the dominant rationality and searching for ‘other forms to internationalize higher education’: Insights from the experiences of Brazilian students in Latin American universities. CIHE Perspectives, 18, 25-27.

Prolo, I., Leal, F., Lima, M. C. & Moniz, G. C. (2020). The Role of the University in the Integration of International Border Territories. Connection Scientific Journal, 3, 1-12.

…..

2019

Leal, F. (2019). The new routes for internationalization of higher education in Brazil. In Godwin, K. & De Wit, H. Intelligent Internationalization: The Shape of Things to Come – A Festschrift in Honor of Dr. Laura E. Rumbley. Sense Publishers.

Knobel, M. & Leal, F. (2019). Higher Education and Science in Brazil: A Walk Toward the Cliff? International Higher Education (IHE), 99, Boston College.

Leal, F. (2019). Consorting with a Purpose: The Roles Played by International Consortia of Universities in the Context of Higher Education Internationalization. CIHE Perspectives, 13, Year in Review 2018-2019.

Ergin, H. & Leal, F. (2019). New attempts of emerging countries to internationalize higher education: The cases of Turkey and Brazil. CIHE Perspectives, 13, Year in Review 2018-2019.

Leal, F. (2019). Os Caminhos Recentes da Internacionalização da Educação Superior Brasileira. Revista de Educación Superior en América Latina (ESAL), 6, 14-18.

Prolo, I. ; Vieira, R ; Lima, M. C. & Leal, F. (2019) . The internationalisation of Brazilian universities: contributions of the ‘Science without Borders’ Programme. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), 20, 1-27.

Leal, F. & Oregioni, M. S. (2019). Aportes para analizar la internacionalización de la educación superior desde Latinoamérica: Un enfoque crítico, reflexivo y decolonial. Revista Internacional de Educação Superior (RIESUP), Unicamp, 5, 1-19.

Leal, F. (2019). South-South Cooperation in Brazilian Higher Education: How Cooperative and Inclusive?. CIHE Perspectives, 14, WES-CIHE 2019 Summer Institute Proceedings.

2018

Leal, F. (2018). Contribuições não-hegemônicas do Programa Escala Gestores y Administradores para a Universidade Federal de Santa Catarina. In Oregioni, M. & Taborga, A. Dinámicas de Internacionalización Universitaria en América Latina. Tandil: UNICEN, 140-154.

Leal, F.; Leher, R. & Azevedo, M. L. N. (2018). Perspectivas e desafios para a Educação Superior na América Latina e o Caribe: Entrevista com Roberto Leher, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Education Policy Analysis Archives, 26, 1-22.

Leal, F. & Moraes, M. C. B. (2018). Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação Superior. Education Policy Analysis Archives, 26(87), 1-29.

Leal, F.; Moraes, M. C. B. & Oregioni, M. S. (2018). Hegemonia e contra-hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: critérios para uma análise crítica e reflexiva do campo. Integración y Conocimiento, 7, 106-132.

Leal, F. & Moraes, M. C. B. (2018). Higher Education, South-South Cooperation and Brazilian Foreign Policy: analyzing the Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G). Revista Internacional de Cooperación y Desarrollo, 5, 12-30.