Notícias

Vozes Femininas no Terceiro Espaço: Pesquisando Igualdade, Diversidade e Inclusão in projetos de colaboração/intercâmbio virtual entre Sul-Norte

Bate-papo sobre internacionalização na área de Letras

A professora Kyria Finardi, em outubro de 2023, participará como keynote speaker no evento “The 10th International Conference on English Language Teaching in China”.

OUTROS

AILA

A Associação de Linguística Aplicada Mundial (https://aila.info/), AILA pela abreviação em francês – Association Internationale de Linguistique Appliquée –  fundada em 1964 na França, conta hoje com aproximadamente 10 mil membros espalhados em associações regionais e nacionais vinculadas à AILA em mais de 40 países.

ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil - YouTube

No Brasil, a Associação Brasileira de Linguística Aplicada – ALAB – (https://alab.org.br/) vinculada à AILA completou 30 anos no ano passado e teve a professora Kyria Rebeca Finardi  do DCLE/PPGE/PPGEL/UFES como sua presidente no biênio 2018-2019, ocasião na qualorganizou o 12o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), realizado pela primeira vez em Vitória, ES (https://blog.ufes.br/kyriafinardi/videos/12o-cbla/)

que teve a apresentação de aproximadamente 600 trabalhos de linguistas aplicados de todas as regiões do Brasil e também do exterior.

Em 2020 a professora Kyria Finardi contou com o apoio da AILA e de suas associações nacionais no Brasil (ALAB), Espanha (AESLA), Estados Unidos (AAAL) e México (AMLA) para criar a Associação Iberoamericana de Linguística Aplicada (AIALA) (https://aila.info/about/regionalization/aila-ibero-america/)

com o objetivo de promover as duas principais línguas da região (Espanhol e Português) além das línguas minoritárias da região, dentre elas as línguas indígenas.

Em 14 de agosto de 2021, durante a assembleia que antecedeu a abertura do congresso mundial da AILA em Groningen, Holanda (https://www.aila2021.nl/) a professora Kyria Finardi foi eleita para compor a diretoria da AILA na função de vice-presidente (2021-2023), presidente (2024-2026) e  past presidente (2027-2029), sendo a primeira brasileira e latino-americana a ocupar esse cargo na história da AILA.

LANÇAMENTO

Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas & Desafios

Nos dias 12 a 15 de julho de 2021 acontecerá o evento de lançamento do livro Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas & Desafios organizado por Kyria Finardi, Christine Almeida e Gabriel Amorim.

O evento contará com rodas de conversas com os autores que participaram desse livro e que estarão disponíveis no canal do youtube.

Para acessar a programação completa do evento clique no ícone do pdf, para acessar o canal do youtube clique na logo do canal, e para acessar o site de compra do livro clique na capa do livro abaixo:

Flyer em PDF
Capa do livro

Informações sobre o livro

O livro Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas e Desafios reúne trabalhos apresentados no 12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), promovido pela Associação de Linguística Aplicada Brasileira (ALAB), realizado em Vitória em julho de 2019. São 10 capítulos divididos em 4 seções: Estudos de Gênero e Identidade: Tradução e Estudos Deocoloniais; Ensino de Línguas e Formação de Professores; e Políticas Lingüísticas e Internacionalização. As abordagens e temas explorados por 14 autores incluem, entre outros, Análise do Discurso, Educação Linguística, Estudos da Tradução e Audiodescrição e Estudos da Complexidade. A organização do livro foi feita por Kyria Rebeca Finardi, Christine Sant’Anna de Almeida e Gabriel Brito Amorim. Os autores são: Atef El Kadri, Camila Moreira, Carmem Caetano, Daniel Ferraz, Deise Medina, Elaine Ferreira do Vale Borges, Fernanda dos Santos Nogueira, Joaquim Cesar Cunha dos Santos, Juliana Zeggio Martinez, Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Maria José Coracini, Michele El Kadri, Patrick de Rezende Ribeiro, Taisa Pinetti Passoni, Vilson José Leffa e Wilson Junior de Araújo Carvalho. A edição é da Pontes Editores.

O livro está à venda com 20% de desconto no site da editora (http://www.ponteseditores.com.br/loja/). Informações de envio por correio impresso módico podem ser obtidas com Margareth (margareth@ponteseditores.com.br).

Link: http://ponteseditores.com.br/loja/index.phproute=product/product&product_id=1471