NEWS

A professora Kyria Finardi apresentará a palestra Ecology of knowledges and languages in the Global South no PPGI-UFSC

Palestra VE com o professor Alun DeWinter

https://www.ufes.br/conteudo/intercambio-virtual-e-tema-de-palestra-na-ufes-com-professor-de-coventry

The Latin America Universities Forum

Latin America’s rich biodiversity and research culture exemplify the makings of an attractive knowledge hub for local and international talent. Join us online on 14 July to explore how these missions translate to consolidating Latin America’s status as a key player in higher education on the world stage.

Em missão internacional, a professora Kyria Finardi representará Ufes e Brasil na Malásia

A professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação Kyria Finardi, membro da Comissão Permanente de Internacionalização da Ufes, representará o Brasil e a Universidade em uma série de atividades na Malásia, que ocorrerão no mês de agosto. A viagem será realizada a convite da Embaixada do Brasil na Malásia, da Universidade da Malásia (UM) e da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA).

The Center for Global Higher Education is organizing the ‘Higher education and knowledge in Latin America past, present and future’ series.

As Professoras Kyria Finardi e Ana Sevilla (UV) contribuem para a discussão sobre como apoiar o ensino em resposta à atual crise na Ucrania ni dia 14 de Junho

XXI Enfoque Letras PUC Minas

A professora Kyria Finardi proferirá a conferência “Pensar 22 ou Catch 22? Entre a decolonialidade e a internacionalização, uma aproximação possível?”, no evento da Semana de Arte Modernaa da PUC Minas.

Tese orientada pela professora Kyria Finardi recebe prêmio internacional

International Intercultural Integration Seminar 3D – I3D

O projeto “YES3D: Youth Entrepreneurship for Society” (YES3D)” investiga o papel da realidade virtual tridimensional em contextos de intercâmbio virtual internacional entre estudantes universitários de idiomas geograficamente dispersos para fins específicos. Está vinculado a um projeto de Realidade Virtual com apoio da Generalitát Valenciana e a um projeto de Inovação e Internacionalização do Ensino Superior com apoio da Fapes na UFES (Brasil). Os resultados e conclusões do Projeto YES3D serão apresentados no International Intercultural Integration Seminar 3D – I3D, a ser realizado na Universidade Politécnica de Valência, Espanha, nos dias 24 e 25 de outubro, o evento é direcionado aos participantes desses projetos e também a outros pesquisadores e estudantes que atuam na área de tecnologia no ES e na aprendizagem de línguas.

MAAL Event Kuala Lumpur 2022

Lingüistas aplicados de todos os cantos do mundo estão convidados a participar deste evento. O MAAL vem promovendo o papel da Linguística Aplicada na contribuição para os ODS em sua conferência nos últimos anos e o Congresso AILA 2024 em KL fará disso um tema de alta relevância em que esperamos ter a UNESCO como parceira no Congresso.

OUTROS

AILA

Associação de Linguística Aplicada Mundial (https://aila.info/), AILA pela abreviação em francês – Association Internationale de Linguistique Appliquée –  fundada em 1964 na França, conta hoje com aproximadamente 10 mil membros espalhados em associações regionais e nacionais vinculadas à AILA em mais de 40 países. 

ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil - YouTube

No Brasil, a Associação Brasileira de Linguística Aplicada – ALAB – (https://alab.org.br/) vinculada à AILA completou 30 anos no ano passado e teve a professora Kyria Rebeca Finardi  do DCLE/PPGE/PPGEL/UFES como sua presidente no biênio 2018-2019, ocasião na qualorganizou o 12o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), realizado pela primeira vez em Vitória, ES (https://blog.ufes.br/kyriafinardi/videos/12o-cbla/)

que teve a apresentação de aproximadamente 600 trabalhos de linguistas aplicados de todas as regiões do Brasil e também do exterior.

Em 2020 a professora Kyria Finardi contou com o apoio da AILA e de suas associações nacionais no Brasil (ALAB), Espanha (AESLA), Estados Unidos (AAAL) e México (AMLA) para criar a Associação Iberoamericana de Linguística Aplicada (AIALA) (https://aila.info/about/regionalization/aila-ibero-america/)

com o objetivo de promover as duas principais línguas da região (Espanhol e Português) além das línguas minoritárias da região, dentre elas as línguas indígenas.

Em 14 de agosto de 2021, durante a assembleia que antecedeu a abertura do congresso mundial da AILA em Groningen, Holanda (https://www.aila2021.nl/) a professora Kyria Finardi foi eleita para compor a diretoria da AILA na função de vice-presidente (2021-2023), presidente (2024-2026) e  past presidente (2027-2029), sendo a primeira brasileira e latino-americana a ocupar esse cargo na história da AILA.

LANÇAMENTO

Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas & Desafios

Nos dias 12 a 15 de julho de 2021 acontecerá o evento de lançamento do livro Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas & Desafios organizado por Kyria Finardi, Christine Almeida e Gabriel Amorim.

O evento contará com rodas de conversas com os autores que participaram desse livro e que estarão disponíveis no canal do youtube.

Para acessar a programação completa do evento clique no ícone do pdf, para acessar o canal do youtube clique na logo do canal, e para acessar o site de compra do livro clique na capa do livro abaixo:

Flyer em PDF
Capa do livro

….

.

.

.

.

Christine Sant´Anna de Almeida, Gabriel Brito Amorim e Kyria Rebeca Finardi (organizadores).

….

Christine Sant´Anna de Almeida, Gabriel Brito Amorim e Kyria Finardi (organizadores) e Phoenix Martins (gerente do projeto/revisora/editora).

…..

Informações sobre o livro

O livro Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas e Desafios reúne trabalhos apresentados no 12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), promovido pela Associação de Linguística Aplicada Brasileira (ALAB), realizado em Vitória em julho de 2019. São 10 capítulos divididos em 4 seções: Estudos de Gênero e Identidade: Tradução e Estudos Deocoloniais; Ensino de Línguas e Formação de Professores; e Políticas Lingüísticas e Internacionalização. As abordagens e temas explorados por 14 autores incluem, entre outros, Análise do Discurso, Educação Linguística, Estudos da Tradução e Audiodescrição e Estudos da Complexidade. A organização do livro foi feita por Kyria Rebeca Finardi, Christine Sant’Anna de Almeida e Gabriel Brito Amorim. Os autores são: Atef El Kadri, Camila Moreira, Carmem Caetano, Daniel Ferraz, Deise Medina, Elaine Ferreira do Vale Borges, Fernanda dos Santos Nogueira, Joaquim Cesar Cunha dos Santos, Juliana Zeggio Martinez, Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Maria José Coracini, Michele El Kadri, Patrick de Rezende Ribeiro, Taisa Pinetti Passoni, Vilson José Leffa e Wilson Junior de Araújo Carvalho. A edição é da Pontes Editores.

O livro está à venda com 20% de desconto no site da editora (http://www.ponteseditores.com.br/loja/). Informações de envio por correio impresso módico podem ser obtidas com Margareth (margareth@ponteseditores.com.br).

Linkhttp://ponteseditores.com.br/loja/index.phproute=product/product&product_id=1471


….