Livros lançados

Esses são os títulos que foram lançados no evento 12º CBLA ocorrido em 2019:

@ Copyright © 2020 12º CBLA – 12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada

A BNCC e o Ensino de Línguas e Literaturas

Ana Flávia Gerhardt; Marcel Amorim (Orgs.)
Este livro discute a Base Nacional Comum Curricular, planejada desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação desde 1996, preparada para grupos arregimentados em governos passados e agora entregue em efetiva implementação. Propomo-nos ao diálogo sobre algumas de suas premissas e proposições relativamente ao campo de interesse e pesquisa dos autores – os estudos em línguas e literatura -, identificando os domínios de pensabilidade em que os conteúdos da BNCC se inserem.






A diversidade de fazeres em torno da linguagem: Universidades, Faculdades e Educação Básica em ação

Kyria Finardi, Marta Scherre, Leila Tesch, Hebe Carvalho (Org.)
Este livro retrata a dinamicidade das ideias das sessões coordenadas do IV Congresso de Estudos Linguísticos (IV Conel), realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, sob o tema “Língua, discurso e política: desafios contemporâneos” e é constituído por 23 capítulos, envolvendo 88 pessoas, um produto final de 23 das 26 sessões coordenadas. Salientamos a importância da obra pelo fato de se configurar como um espaço democrático de troca de fazeres com protagonistas e narrativas plurais que transitam por universidades, faculdades e escolas. Os organizadores, são professores que transitam também nesses espaços.



A Pesquisa em Educação e Linguagens: Perspectivas em Diálogo

Kyria Rebeca Finardi
Este livro representa um esforço coletivo da linha de pesquisa de Educação e Linguagens do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE, que este ano completa 40 anos e que começou a ser pensado por ocasião do aniversário de 30 anos do programa. Os temas e objetos de pesquisa abordados aqui perpassam diferentes linguagens na interface com a educação dentro da tripartição entre Linguagem Matemática, Verbal e Visual. Esperamos que o leitor encontre nesta obra contribuições significativas para dialogar com novos caminhos e práticas de pesquisa na área de Educação e Linguagens.





Arbole y Rizomas – Revista de Estudios Lingüísticos y Literarios

Miguel Farias (Ed)

A revista Árboles y Rizomas oferece um espaço de diálogo acadêmico em torno das investigações na área dos estudos literários e linguísticos, provocando aqueles que tenham a linguagem como centro de suas preocupações, seja em expressões poéticas, seja em sua concretização como língua em uso em discursos e gêneros discursivos diversos.

Seu objetivo é estimular, divulgar e contribuir para o desenvolvimento dos estudos literários e linguísticos em suas múltiplas áreas de convergência.

.

Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade/Chatting with language educators: literacy, teacher education and critique

Orgs: Daniel de Mello Ferraz e Cláudia Jotto Kawachi-Furlan

Esta obra enseja promover um bate-papo que pretende não somente coroar diversas conversas que temos tido com estes autores nos congressos, encontros, cursos, aulas e momentos de descontração, mas também reforçar que, em tempos ultra conservadores e de ataques à educação superior neste país, a educação linguística por meio da língua inglesa vem adquirindo papéis fundamentais no desenho de novas formas de olhar para a linguagem, o ensino de línguas, a formação docente e suas relações com a sociedade. A esse respeito, chamamos a atenção para alguns dos temas que são fundamentais nesses novos olhares: gêneros, sexualidades, homossexualidade, feminismo, raças, racismo, diversidade, desigualdade, preconceito, discriminação, emoções, identidades, subjetividade, modernidade, pós-modernidade, academia, academicismo, escola pública, educação infantil, avaliação, letramentos, multiletramentos, letramento digital, letramentos visuais, cultura visual, novas tecnologias, visões de língua e linguagem, políticas linguísticas e, claro, educação linguística em língua inglesa.


.

Desafios na formação de professores na Linguística Aplicada

Walkyria Magno e Silva, Wagner Rodrigues Silva, Diego Muñoz Campos,
(Orgs)

Este livro reúne estudos no âmbito da formação de professores, em diferentes vertentes da Linguística Aplicada. Aborda relevantes temáticas
na contemporaneidade para reflexões e práticas de linguagem de
professores de línguas e formadores desses profissionais. São descritos distintos cenários das políticas de ensino e formação de professores de línguas, conduzidas de forma mais ou menos planejada em diferentes países e por diferentes agentes. Os capítulos são escritos por linguistas aplicados atuantes na América do Norte e, principalmente, na América Latina, contemplando representantes do Brasil, Canadá, Chile, México e Uruguai. São onze textos selecionados nos quais várias vozes se encontram e compartilham experiências valorosas, que podem ser acolhidas ou confrontadas pelos leitores, possibilitando a continuidade do diálogo. Esta coletânea destina-se a alunos de graduação em Letras e em Pedagogia, pós-graduandos e professores, os quais, a partir do diálogo suscitado pelos autores, poderão visualizar a complexidade dos processos envolvidos em ser e formar professores.


.

Educação linguística em línguas estrangeiras

Orgs: Daniel de Mello Ferraz e Cláudia Jotto Kawachi-Furlan

Esse livro é fruto de uma série de iniciativas formativas do Grupo de Estudos sobre Educação Crítica em Línguas Estrangeiras (GEEC-LE) desenvolvidas nos últimos quatro anos, envolvendo docentes universitários, alunos de graduação e pós-graduação e professores em serviço (…) Ao primar por uma perspectiva crítica para o ensino de línguas estrangeiras, os textos que compõem essa coletânea recuperam a função social e política de uma língua estrangeira na escola e na sociedade, trazendo, para alunos em formação e professores em serviço, um sopro de esperança (no sentido freiriano) ao ilustrar mobilizações possíveis com vistas a transformações de seus contextos locais. Ao mesmo tempo, a obra contribui para fortalecimento da produção científica no campo da Linguística Aplicada brasileira, ao apresentar, com qualidade, o resultado de pesquisas acadêmicas (Profa. Dra. Ana Paula Duboc – FEUSP)


.

English in the South

Kyria Rebeca Finardi (Org)
The teaching/learning/use of English plays a key role in the geopolitical South. It is important to consider how players in different contexts are impacted by English since globalization and one of its agent, internationalization of higher education, have more positive impacts on the “North” than in the “South” mainly due to a linguistic bias which favors English-speaking countries and those which, despite speaking other native languages, adopted English as the language of instruction. So as to see how these forces are interpreted in the geopolitical South this book offers a glimpse of how English is taught, learned, used and seen in different contexts in Latin America and in the global “South”.


.

Foi Golpe: Brasil 2016 em análise

Ana Carolina Galvão; Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan; Wilberth Salgueiro (Org.)

O conjunto dos textos da coletânea ao nos dar elementos sólidos das forças que constituem a esfinge que ameaça a democracia, a liberdade de pensamento e de organização, criminaliza movimentos sociais e pensamento de esquerda, nos dá também elementos para decifrá-la. Um passo fundamental para que, sem ódio, mas lutando por justiça, se constituam forças institucionais, políticas, jurídicas e culturais para renascer das cinzas.


.

Formação docente em língua inglesa: diferentes perspectivas

Orgs: Ana Karina de Oliveira Nascimento; Vanderlei J. Zacchi

Este livro é mais uma contribuição à área de letramentos e formação de professores de línguas no Brasil. Sua proposta é apresentar diferentes textos que abordam a formação de professores de inglês ocorrida no projeto de “Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional” em Sergipe. O livro agrega trabalhos de professores formadores da Universidade Federal de Sergipe, de professores formadores de outras instituições brasileiras, professores da educação básica e graduandos. Todos participaram, de alguma forma, do projeto acima, implementado em forma de curso de extensão, dividido em quatro módulos durante o ano de 2017. Os textos aqui presentes são diferentes perspectivas em torno desses quatro módulos, envolvendo seus mais variados atores. Esperamos que, além de ser uma contribuição à área de letramentos e formação de professores de línguas, este livro suscite muitas reflexões e discussões a respeito desses temas, tão relevantes e em evidência atualmente.


.

Formação de professores de línguas: lições aprendidas com Antonieta Celani

Christine Sant´Anna de Almeida; Neiva da Silva Rego Ravagnoli; Paulo Boa Sorte (Org.)

Esta obra é uma homenagem à Profa. Dra. Maria Antonieta Alba Celani, fundadora da área de Linguística Aplicada no Brasil, no ano de 1970, e que, lamentavelmente, nos deixou em meados de novembro de 2018. Foi organizada por três dos seus orientandos de Doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Os capítulos que integram esta coletânea são resultado de 12 pesquisas orientadas pela Profa. Celani, nos últimos anos, todas relacionadas à formação de professores de línguas, mas apresentando ampla diversidade dos pontos de vista epistemológico, metodológico e de perspectivas de análise de dados, em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esperamos, além de ser uma contribuição à área de formação de professores de línguas na contemporaneidade, que esta obra instigue os seus leitores a reflexões bastante pertinentes a esse campo de estudos.


.

Glocal languages and Critical Intercultural Awareness

Manuela Guilherme; Lynn Mario T. Menezes Souza (Ed.)

This volume provides a new perspective on prevailing discourses on translanguaging and multilingualism by looking at ‘glocal’ languages, local languages which have been successfully “globalized”. Focusing on European languages recreated in Latin America, the book features examples from languages underexplored in the literature, including Brazilian Portuguese, Amerinidian poetics, and English, Spanish, Portuguese outside Europe, as a
basis for advocating for an approach to language education rooted in critical pedagogy and post-colonial perspectives and countering hegemonic theories of globalization. While rooted in a discussion of the South, the book offers a fresh voice in current debates on language education that will be of broader interest to students and scholars across disciplines, including language education, multilingualism, cultural studies, and linguistic anthropology.


.

Horizontes (im)possíveis no estágio: práticas de letramento e formação de professores de línguas

Carla L. Reichmann e Ana Lúcia Guedes-Pinto (orgs.)

Os discursos aqui analisados, que aparecem nas vozes de professores universitários da disciplina Estágio Curricular Supervisionado e nas de seus alunos, às vésperas de entrar na profissão, e após recente imersão nos eandros da escola (ou mesmo imultaneamente a tal imersão), evidenciam, em geral, que a impermeabilidade dos muros que separam a universidade da vida cotidiana escolar é penetrável, podendo ser rompida em situações tais como as relatadas: novas práticas pedagógicas, novos gêneros formativos, novas e instigantes questões, uma preocupação real com a história que emerge dos textos em portfólios, rememorações, vídeos, histórias de vida são elementos que, aos poucos, tornam a experiência de estágio um misto harmonioso de práticas sociais nas quais diversas esferas (escolar e universitária, estudantil e profissional) se entrecruzam, se conhecem, se permeiam. Isso quando há docentes universitários que acreditam, como Ana Lúcia e Carla mostram ao organizar esta obra, em seu poder de formadores de futuros professores que se unem, que convergem em sua atuação, que usam a arte, as muitas linguagens, as trajetórias comuns a fim de delinear, para esses novos professores, horizontes possíveis.

Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas

Paula Tatianne Carréra Szundy; Rogério Tilio; Glenda Cristina Valim de Melo (Orgs.)

A presente coletânea reúne uma seleção de trabalhos apresentados Apor linguistas aplicados/as sul-americanos/as durante o 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada (AILA World Congress Rio 2017), realizado no Windsor Barra Hotel & Centro de Convenções, Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho de 2017. O Congresso Mundial de Linguística Aplicada da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA) é realizado a cada três anos e constitui o maior evento internacional da área, reunindo cerca de 1500 pesquisadores/as e/ou profissionais de todas as áreas da Linguística Aplicada (LA) e/ou de áreas com as quais a LA mantém diálogos inter/transdisciplinares.


.

Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol

Orgs: Doris Cristina Vicente da Silva Matos; Marcia Paraquett

Este livro se propõe a dialogar com professores da educação básica e formadores de professores de línguas, especialmente os de espanhol, reunindo pesquisas que reflitam sobre questões contemporâneas relacionadas à educação linguística em espanhol para brasileiros. São trazidas discussões que revelam a relação intrínseca entre a formação intercultural de professores para a educação básica e o compromisso com a inclusão social, colocando em evidência a diversidade social de raças, etnias, gêneros e sexualidades. Também discute o material didático como ferramenta autônoma e comprometida com a formação cidadã de professores e aprendizes de línguas. Dessa forma, esse livro evidencia questões contemporâneas que valorizam o encontro e o entendimento com o outro, como primordiais para a construção de uma pedagogia libertadora.


.

Language education and the university: voicing worldviews and fostering knowledge production in undergraduate contexts

Orgs: Daniel de Mello Ferraz e Ana Paula Martinez Duboc

In this book, we propose to depart from the complex academic arenatraditionally marked with complex power relations in an attempt to decolonize some academic practices from inside out by voicing undergraduate students and valuing their meaning making processes and knowledge production. In doing so, critical language education supported by the contributions of critical literacies studies and postcolonial/ decolonial stance seems to offer fruitful paths.


.

Letramentos em Práticas na Formação Inicial de Professores de Inglês

Clarissa Jordão; Juliana Zeggio Martinez; Walkyria Monte Mór (Orgs)

Este livro faz seu début num momento muito oportuno na história Edo nosso país. Nunca antes na história da humanidade o pensamento crítico se apresentou como tão necessário em nossas vidas do dia-a-dia. Com a facilidade de disseminar notícias mundo afora com um simples clique de uma engenhoca apelidada de “rato de computador”, aumentou também, em escala exponencial, a possibilidade de distorcer a verdade dos fatos, “plantando” notícias fictícias, notícias essas que, por assim dizer, ganham sua própria vida, viralizando-se no espaço cibernético numa velocidade inimaginável em épocas passadas. Os autores deste livro abordam essa e outras tantas questões pertinentes ao ensino. Conforme aludi acima, esses esforços vêm preencher uma demanda reprimida, sobretudo quando está em discussão o ensino da língua inglesa em nosso país. Que o esforço das Organizadoras deste livro de grande relevância repercuta no mundo da academia, estimulando maior debate e conscientização de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estiverem envolvidos na empreitada de trabalhar com a língua inglesa em nosso país.


.

Língua, Discurso e Política: desafios contemporâneos

Kyria Rebeca Finardi; Luciano Vidon; Maria Marta Pereira Scherre (Orgs)

E sta obra é resultado dos trabalhos apresentados em conferências e mesas redondas do IV CONEL – CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS -, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em novembro de 2017. O tema do congresso, Língua, Discurso e Política: desafios contemporâneos, que dá título à obra, reflete e refrata muito bem o contexto sócio-político brasileiro e mundial na contemporaneidade, no seio do qual se forjam tendências conservadoras, fascistas, que questionam direitos humanos, têm repulsa às diversidades e querem se colocar numa relação de poder antidemocrática, ou seja, sem a participação da ampla, complexa e heterogênea massa populacional. Tal postura afeta diretamente as relações humanas com as línguas e com as linguagens, dado que, como o
tema do congresso indicia, língua, linguagem, discurso e política são indissolúveis, ou, dito de outra forma, língua(gem) e política se misturam, sim, no interior dos discursos. Direta ou indiretamente, os capítulos que aqui se apresentam vão nessa direção, têm essa perspectiva, de que língua e discurso são politicamente constitutivos e que, do mesmo modo, as políticas são constitutivas das línguas e dos discursos. Esperamos que as leituras aqui propostas sejam vivas e poderosas, e que construam redes de pensamento e de ação, por um mundo melhor, por um Brasil mais humano.


.

Linguística Aplicada: ensino, pesquisa e reflexões

Aurélia Leal Lima Lyrio (Org)

Este livro se ocupa essencialmente de questões de ensino e aprendizagem de línguas, assim como de pesquisa e reflexões nessa área. Aprender uma língua, tanto materna quanto estrangeira, é um processo fascinante e complexo que envolve um intricado número de variáveis que interagem entre si. Essas variáveis tornam o ensino igualmente complexo, principalmente no mundo globalizado em que vivemos hoje. Como professores, não temos total controle das mesmas, o que faz com que nossa tarefa seja árdua e desafiante. E no entanto, apesar da multitude de estudos nessa área, ainda temos muito a aprender. Nesse sentido, esperamos que as questões discutidas nos artigos apresentados possam nos iluminar e, dessa forma, fazer-nos refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de uma língua, contribuindo para o enriquecimento do nosso conhecimento desse universo tão encantador.


.

Manual de pesquisa em estudos linguísticos

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Este livro tem como objetivo auxiliar alunos e professores interessados em pesquisa sobre estudos linguísticos, linguística aplicada e educação.  O que é pesquisa, os vários tipos de pesquisa e ética na pesquisa são os temas iniciais, seguidos da descrição dos oito métodos de pesquisa mais utilizados nas pesquisas sobre língua(gem) e ensino de línguas. No capítulo sobre métodos quantitativos, são descritos os vários tipos de experimento (clássico, quase-experimento e pré-experimento) e o levantamento de opinião ou survey, todos acompanhados de exemplos e indicação dos aspectos mais importantes de cada método de pesquisa. Na sequência, seis métodos de pesquisa qualitativa são detalhados e exemplificados de forma que o leitor possa compreender como utilizar cada método. São eles: pesquisa bibliográfica, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa etnográfica, pesquisa narrativa e teoria fundamentada em dados. O livro inova ao reproduzir 116 dicas de pesquisa publicadas pela autora no Facebook ao longo de 2017.


.

Metáfora cultural: persuasão e revelação

Marcelo Saparas e Sumiko Nishitani Ikeda

Este livro é fruto de um projeto de pesquisa que procura mostrar, de forma clara e acessível, como o estudo da metáfora pode ser utilizado na tradução de títulos de filmes americanos do inglês para o português e como essas metáforas, influenciadas pela cultura local, podem persuadir o leitor. A pesquisa na qual o livro foi baseado teve o aporte teórico da gramática sistêmico-funcional. A metáfora é um recurso que vem sendo utilizado desde os primórdios e tem despertado o interesse não apenas de pesquisadores e linguistas, mas também de profissionais, professores e aprendizes, de áreas como psicologia, filosofia e lexicologia. Nesse contexto, esta obra aparece como um instrumento útil para aqueles que desejam se aprofundar nos estudos da metáfora cultural. O livro também fornece uma breve introdução a conceitos como a metonímia e a persuasão. Ademais, o livro traz um apanhado das últimas pesquisas sobre a metáfora, metonímia e as relaciona com as escolhas linguísticas que envolvem os processos persuasivos.


.

Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas

Clarice Lage Gualberto; Sônia Maria de Oliveira Pimenta; Záira Bomfante dos Santos (Orgs)

Este livro, escrito por professores para professores, apresenta pesquisas que buscam diálogo com as contribuições da abordagem multimodal no contexto brasileiro; assim, discutimos múltiplas perspectivas que a multimodalidade traz para se pensar as questões de ensino. Atualmente, exercemos a docência no ensino superior, mas já atuamos em diversos níveis e lidamos com alunos que são professores na educação básica. O trabalho na área de ensino tem evidenciado que o exercício docente – em todos os níveis e áreas – tem se tornado ainda mais desafiador, especialmente, devido à rapidez da produção e difusão de informações por meio das tecnologias digitais. Em face desse contexto, a abordagem multimodal se faz pertinente, já que contribui diretamente para a expansão do conceito de texto, o qual é sempre constituído por mais de um modo semiótico (escrita, imagem, layout, sons, cores, etc). Uma prática pedagógica que abarque as diversas formas de materialização de sentido é, portanto, fundamental para quem visa a promover um ensino relevante, buscando incentivar nos alunos uma atitude reflexiva em relação aos textos que produzem e com os quais interagem. A iniciativa de organizar este livro surgiu, então, dessa necessidade de fomentar a discussão sobre multimodalidade e ensino, de maneira consistente, mas que, ao mesmo tempo, fosse objetiva e orientada para a atividade do professor em sala de aula. Esperamos, assim, que este livro possa facilitar e promover o estreitamento entre a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica, com relatos e reflexões teóricas sobre a abordagem multimodal e o exercício docente em diversos níveis e segmentos.


.

O livro didático de Espanhol na escola brasileira

Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins-Costa; Luciana Maria Almeida de Freitas (Orgs)

Os textos de O livro didático de espanhol na escola brasileira traçam um panorama sobre a produção e sobre o uso do livro didático de espanhol no Brasil, mostrando uma trajetória em que houve passos adiante, mas também retrocessos, esboçando uma radiografia do momento em que nos encontramos: com uma história para contar a partir do que foi construído até o presente, porém sem um horizonte bem definido. Com a retirada do espanhol do currículo escolar e com sua provável ausência no PNLD, o futuro da educação linguística dessa língua parece incerto, no entanto, entendemos que persistir no trabalho acadêmico e na docência, sempre que possível, pode permitir, se não avanços, pelo menos recuos menores diante de políticas educativas que comprometem a formação cidadã. Deixamos, com este livro, um estímulo a professores e pesquisadores que há quase um século vêm lutando pelo espanhol nas escolas e nas universidades. A língua espanhola é um bem linguístico e cultural a que nossos alunos têm direito, porque se constitui como lugar de interação, de diálogo e de encontro com outros povos.


.

Quem canta o Estado-Nação?

Sandra Goulart Almeida; Vanderlei J. Zacchi (Trads)

Em Quem canta o Estado-nação?, Judith Butler e Gayatri Chakravorty Spivak tecem pertinentes considerações a respeito da situação dos “sem-estado”, pessoas que por várias razões foram forçadas a deixar seus países para viver em outras terras sem que pudessem obter o status de cidadãs. As autoras apresentam uma análise relevante de questões contemporâneas que afligem pessoas em todo o mundo, a partir de noções como cidadania, identidade, pertencimento e exílio. Residentes nos Estados Unidos, ambas as teóricas são consideradas dois dos nomes mais representativos e influentes no campo dos estudos críticos e literários na contemporaneidade. Neste livro, que segue o gênero de entrevista para dar às autoras a possibilidade de refletirem livremente sobre os temas abordados, Butler e Spivak dialogam com outros pensadores, como Hannah Arendt e Giorgio Agamben. A conversa crítica entre essas duas teóricas instigantes nos leva a uma viagem reflexiva por elas conduzida, com “a promessa do irrealizável”, um movimento duplo que aponta para uma promessa e uma possibilidade, ao mesmo tempo em que nos mostra a dificuldade de lidar com temas tão espinhosos e controversos em um momento não menos complexo. Por trás da análise crítica minuciosa e vibrante que ambas desenvolvem, encontra-se ainda o cuidado em refletir sobre a própria linguagem e o discurso que moldam não apenas nossos pensamentos, mas principalmente nossas concepções e construções de mundo.


.

Questões identitárias no ensino de línguas estrangeiras

Jaqueline Barros; Marcelo Santos; Rogério Tílio (Orgs)

O livro que ora apresentamos é composto por doze capítulos Oe está dividido em três partes, intituladas consecutivamente: “Identidades e ensino de LE: questões gerais”, “Identidade e ensino de LE: livros didáticos” e “Identidades e ensino de LE: formação de professores”. Convidamos os leitores e as leitoras a conhecerem melhor os capítulos, a fim de (re)pensarmos como questões culturais e identitárias vêm atravessando nossas aulas de língua estrangeira e como podemos melhorar aproveitar esse espaço para não apenas ensinar língua, mas ensiná-la promovendo reflexões críticas que contribuam não apenas para a aprendizagem, mas também para a formação cidadã e mais integral do aprendiz.


.

Redação acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras

Marília Mendes Ferreira; Vivian Cristina Rio Stella (Orgs)

Nesse livro o autor terá contato com propostas pedagógicas relevantes que podem nortear suas ações e inspirar as instituições onde atuam a promover o letramento acadêmico de forma consistente e fundamentada. São nove iniciativas pioneiras de letramento acadêmico em português, inglês e francês sob diferentes perspectivas teóricas.


.

Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada

Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo; Etelvo Ramos Filho; Kyria Rebeca Finardi; Rogério Casanovas Tílio; Vládia Maria Cabral Borges (Orgs)

O 12º CBLA, realizado em Vitória/ES, no período de 09 a 12 de julho de 2019, buscou discutir o papel do linguista aplicado no diferentes domínios discursivos e formas de melhor divulgar o conhecimento construído na área. Com o tema “Transitando e transpondo (n)a Linguística Aplicada”, o 12º CBLA contou com 4 conferências, 3 mesas-redondas, 8 simpósios convidados, 1 plenária de balanços e perspectivas, além de cerca de 600
comunicações temáticas e 50 pôsteres. Este livro reúne trabalhos apresentados nas sessões plenárias do evento – conferências, mesas-redondas e simpósios convidados, com o objetivo de possibilitar que as discussões iniciadas no evento possam transpor o evento e transitar por outros espaços e pesquisadores.


.

Universidade e escola: reflexões e práticas interdisciplinares

Eliana Márcia dos Santos Carvalho; Ginaldo Cardoso de Araújo; Janaína de Jesus Santos (Orgs)

Este livro inaugura a Coleção Práticas Docentes Interdisciplinares e reúne textos que investigam a abordagem interdisciplinar na escola e na formação docente, tratando de questões práticas na busca de reinventar o cotidiano escolar e universitário. É tramado na concepção da interdisciplinaridade como um atravessamento entre saberes epistemológicos e pedagógicos mobilizados para entender e agir sobre a realidade. A universidade e a escola foram problematizadas no contexto de globalização e neoliberalismo, considerando temas como a formação de professores, o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão das minorias representativas. Busca refletir sobre saberes produzidos na universidade, entrelaçados aos saberes emergentes das práticas pedagógicas na escola. A educação, assim, é pensada como prática que permite a constituição de sujeitos e não apenas sequência de conteúdos e cumprimento de estágios para a inserção no mercado de trabalho. A obra se insere em temas atuais, capazes de instigar profissionais da área de educação e professores de vários campos a ressignificarem suas práticas e seu cotidiano profissional. O momento histórico atual é marcado pelo questionamento de hegemonias, desnaturalização das relações de poder e reivindicação de reconhecimento de sujeitos e identidades historicamente marginalizados e nos convoca a recriar a docência e seus sujeitos


.

Vivencias de prácticas de enseñanza pre-profesional curricular supervisada. Formación inicial del educador de lengua española / L2

A primeira edição do presente volume surge de minhas experiências na docência de Língua espanhola como língua estrangeira (ELE) e pesquisas realizadas no campo da Linguística Aplicada (LA), cujo objetivo geral é compreender de forma crítica de que modo, a organização da Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado de Espanhol Língua Estrangeira (PECS-LE) no curso de Letras: Português-Espanhol de uma Instituição de Ensino Superior (IES) possibilita à articulação teoria e prática na formação crítico- reflexiva do futuro educador de ELE, no contexto da Região Amazônica Estremo Norte na fronteira do Brasil com a Venezuela e, a Guiana Inglesa. Essa complexidade está relacionada à compreensão do currículo do curso no Projeto Político Pedagógico. As PE/ECS são componentes curriculares alicerces da profissão na, práxis e na formação linguística e pedagógica do educador de LE.