Colóquio ATHIS 2020

O Colóquio ATHIS – Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social – na extensão universitária do Brasil urbano é um evento organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (NAU-UFES), Célula Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Célula EMAU-UFES) e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFES), e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Espírito santo (IAB-ES). Conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e com o apoio do BrCidades – Projeto Brasil Cidades.

A proposta do evento é ampliar o debate acerca do incremento da formação acadêmica extensionista em ATHIS, regulamentada na forma de Lei de Assistência Técnica (Lei Federal nº 11.888/2008), com objetivo de entender especificidades, metodologias e desafios do espaço de atuação em ATHIS na extensão universitária. Tendo em vista o exposto e considerando a prática profissional dos arquitetos urbanistas quando organizados em ATHIS, em atuação integrada aos profissionais da área de engenharia, direito, serviço social, geografia, geologia, biologia, ciências sociais, ecologia e demais áreas afins, visa-se com este colóquio solidificar o debate acerca da função social desses profissionais, mediante mobilização e formulação de ações coletivas alinhadas aos movimentos sociais organizados, na construção de processos participativos e políticas urbanas, entre elas, a de valorização da ATHIS como politica pública para o desenvolvimento local e instrumento de política urbana alinhado aos ditames do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10. 257/2001).

O evento será realizado online, nos dias 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de Novembro. Em breve lançaremos a programação completa e o link de inscrição totalmente gratuito!