Projetos de Extensão – Flávia

Projeto de Extensão – 2020

Título: Site CEMUNI [PROEX 1764]

Ano: 2020 – 2021

Resumo: O objetivo do site CEMUNI é sistematizar e divulgar a produção decorrente do ensino, pesquisa e extensão, de discentes e docentes do departamento de arquitetura e urbanismo. A seção relacionada ao ensino será atualizada semestralmente, em que serão publicados os trabalhos de final de curso e os trabalhos finais de disciplinas. Em pesquisa serão divulgados os relatórios de iniciação científica produzidos pelo departamento, dando visibilidade à produção discente na área científica. A seção extensão será atualizada semestralmente, sendo divulgadas as atividades que promovem integração entre a academia e a comunidade. Com objetivo secundário, as seções notícias e agenda serão responsáveis por compartilhar informações gerais, reportagens, vídeos, além de divulgar o calendário de eventos e concursos. Estas seções serão alimentadas de maneira colaborativa, recebendo contribuições dos membros discentes e docentes do departamento de arquitetura e urbanismo para o corpo editorial do site.

Situação: Concluído

Natureza: Extensão

Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia (Coordenador), Liziane de Oliveira Jorge, Marcela Alves de Almeida, Jarryer Andrade de Martino

Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo – Cooperação

Projeto de Extensão – 2019

Título: Atlas urbanístico de Vitória: construção de uma plataforma digital interativa [PROEX 1179/2019]

Ano: 2019 – Atual

Resumo: A Plataforma digital interativa, reprodução do acervo documental relativo aos planos urbanísticos da cidade de Vitória é uma iniciativa de extensão no âmbito do projeto de pesquisa “Atlas Urbanístico de Vitória”, iniciado em 2014. A primeira fase desta pesquisa, realizada entre 2014 e 2017, ofereceu um quadro acerca da identificação, indexação e digitalização dos documentos relativos aos planos urbanísticos desenvolvidos para a cidade de Vitória no século XX. A presente proposta se constitui na segunda fase deste projeto, cujo caráter extensionista reside na conservação do suporte material da memória da cidade e promoção do uso e divulgação deste patrimônio por meio de atividade de educação junto a jovens do Ensino Fundamental. Além disso, visa capacitar o cidadão a ler e interpretar cartografias o que por si só é uma ação de empoderamento e suporte para as ações participativas na produção de políticas públicas, assegurada pela lei federal 10.257 de 10 de julho de 2001.

Situação: Em andamento

Natureza: Extensão

Integrantes: Flávia Ribeiro Botechia (Coordenador)

Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo – Bolsa

Título: Plano comunitário do centro de Vitória [PROEX 539/2019]

Ano: 2019 – Atual

Resumo: Pretende realizar um plano comunitário (alternativo) no ano de 2019 e 2020, como parceira da Associação de Moradores — AMACENTRO. Um plano autônomo e alternativo se caracteriza por ser realizado e deliberado pela comunidade, sem o apoio e sem a interferência ou tutela do Estado. Trata-se de um tipo diferente de planejamento baseado em práticas cidadãs (Miraftab, 2016). A designação comunitária foi escolhida pela diretoria da Amacentro, parceira nesse projeto de extensão. O reconhecimento da centralidade dos bens comuns do centro fundacional de Vitória, como a história, a infraestrutura acumulada, o patrimônio construído ressalta a importância do planejamento como desejo de mudança. Nosso papel será assessorar, acompanhar, documentar, subsidiar, promover, realizar o plano comunitário do centro de Vitória.

Situação: Em andamento

Natureza: Extensão

Integrantes: Clara Luiza Miranda (Coordenador), Flávia Ribeiro Botechia, Manuela Vieira Blanc, Camila Benezath Rodrigues Ferraz

Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo – Bolsa