Projetos Extensão – Lutero

Projetos de Extensão – 2020

Título: ArqExtensão: Exposição dos projetos de extensão da Arquitetura e Urbanismo

Ano: 2020

Resumo: ArqExtensão é um evento online que consiste em uma apresentação interativa dos dois projetos de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo, Archipolis Júnior e Célula EMAU, como também uma exposição de ideias com arquitetos e urbanistas que atuam nas áreas que englobam a forma de atuação de ambos projetos, cuja discussão será feita em torno da relação com o usuário e o projeto realizado. O evento tem como intuito informar o corpo discente tanto da arquitetura e urbanismo da UFES, como de outros cursos ou faculdades, sobre a importância de projetos de extensão e como viabilizam uma experiência concreta antes da vida profissional ser iniciada.

Situação: Concluído

Natureza: Extensão

Integrantes: Lutero Pröscholdt Almeida (Coordenador)

Título: Colóquio ATHIS – Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social – na extensão universitária do Brasil urbano

Ano: 2020

Resumo: O “Colóquio ATHIS na extensão universitária do Brasil urbano” organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Espírito Santo (IAB-ES), visa ampliar o debate acerca do incremento da formação extensionista em ATHIS, regulamentada na forma de Lei de Assistência Técnica (Lei Federal nº 11.888/2008), com objetivo de entender especificidades, metodologias e desafios do espaço de atuação em ATHIS na extensão universitária. Tendo em vista a prática profissional dos arquitetos urbanistas quando organizados em ATHIS, em atuação integrada aos profissionais da área de engenharia, direito, serviço social, geografia, ciências sociais, ecologia e demais áreas afins, visa-se com este colóquio solidificar o debate acerca da função social desses profissionais, mediante mobilização e formulação de ações coletivas alinhadas aos movimentos sociais organizados na construção de processos participativos e políticas urbanas.

Situação: Concluído

Natureza: Extensão

Integrantes: Martha Machado Campos (Coordenador), Lutero Pröscholdt Almeida, Clara Luiza Miranda, Liziane de Oliveira Jorge

Título: Curso de Aquarela para Representação da Arquitetura e Urbanismo

Ano: 2020 – Atual

Resumo: Neste curso aprenderemos a usar a aquarela para representar os projetos e paisagens arquitetônicas, se atentando a detalhes trabalhados por grandes ilustradores brasileiros. Englobando três capítulos trabalhando primeiramente a Luz e depois a Cor, e mais: sombras, texturas, realces, tipo de vegetação, background e outros.

Situação: Em andamento

Natureza: ExtensãoIntegrantes: Lutero Pröscholdt Almeida (Coordenador)

Título: Monitoramento de remoções no Espírito Santo

Ano: 2020 – Atual

Resumo: O objetivo deste projeto é o estabelecimento de mútua cooperação entre os partícipes para realizar o levantamento, sistematização e divulgação de dados referentes a casos de ameaça de remoção no Estado do Espírito Santo, bem como o mapeamento e monitoramento desses casos.

Natureza: Extensão

Integrantes: Lutero Pröscholdt Almeida (Coordenador), Clara Luiza Miranda, Vinicius Lamego

Projeto de Extensão – 2019

Título: ATHIS na extensão universitária

Ano: 2019 – Atual

Resumo: Regulamentada na forma de Lei de Assistência Técnica (Lei federal 11.888/2008), a ATHIS – Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social – visa ao atendimento da demanda por moradia digna para população de baixa renda, integra preceitos do direito social à moradia preconizado pela Constituição Federal de 1988. Este projeto está vinculado ao Programa de Extensão Célula EMAU ? Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o NAU – Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo, ambos do DAU/CAR/UFES. Pautado na prática profissionalizante de estudantes, que seja voltada às comunidades organizadas que não tenham acesso à produção formal e à gestão do espaço arquitetônico e urbano, o projeto em tela busca ainda articulação com o Projeto Brasil Cidades, por meio do núcleo BrCidades-ES, ambos plataformas de discussão para mobilização e formulação de ações coletivas alinhadas na construção de processos participativos e políticas urbanas, entre elas, a de valorização da ATHIS.

Natureza: Extensão

Integrantes: Martha Machado Campos (Coordenador), Lutero Pröscholdt Almeida, Clara Luiza Miranda.