Bem-vind@s ao Neples.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples) foi criado em 1996, por Francisco Aurelio Ribeiro, como órgão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Coordenado de 1996 a 2012 por Reinaldo Santos Neves, em 2013, Orlando Lopes assumiu o Núcleo, atuando até 2017, quando Paulo Roberto Sodré e Sérgio da Fonseca Amaral passaram a coordená-lo. Atualmente o Neples está registrado como grupo de pesquisa do CNPq.

O Núcleo busca promover reflexões críticas sobre as manifestações literárias no Espírito Santo e organizar documentação sobre a(o)s principais autora(e)s e obras, divulgando-os junto ao público crítico e leitor em geral. Desta maneira, o Neples habilita-se às tarefas de levantamento e processamento de itens documentais da memória literária capixaba.

Embora voltado preferencialmente para os estudos literários, o Núcleo não perde de vista sua interface com os demais campos de estudo sobre o Espírito Santo, sobretudo na área de Humanidades como um todo, dentro do objetivo de contribuir para o conhecimento mais abrangente da realidade regional.

As atividades do Neples se desenvolvem basicamente sob a forma de pesquisa, publicação de material impresso e/ou virtual, promoção de seminários bienais, participação em eventos literários e culturais, incentivo à formação de novos quadros de pesquisadora(e)s da literatura feita no Espírito Santo.

 

Coordenação do Neples

Paulo Roberto Sodré

Sérgio da Fonseca Amaral

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário