James Clerk Maxwell

James Clerk Maxwell nasceu em 13 de junho de 1831 em Edimburgo, Escócia. Quando tinha apenas oito anos de idade sua mãe faleceu, Maxwell foi criado então com ajuda de uma tia e aos 10 anos de idade ingressou na escola.

Maxwell1

Maxwell aos 40 anos de idade

Aos 16 anos ingressou na universidade em Edimburgo, onde já mostrava ser um matemático brilhante. Nessa universidade, graduou-se em Filosofia Natural (como era nessa época denominada a Física), Filosofia Moral e Filosofia Mental. Após isso, começou seus estudos matemáticos na universidade de Cambridge, onde estudou com outro matemático: William Hopkins.Maxwell foi para escola em Edimburgo, durante essa fase da sua vida despertou o interesse científico: gostava de máquinas e os mecanismos que as formavam. Passou muito tempo de sua infância realizando experimentos rudimentares com seu pai, que partilhava o interesse.

Maxwell tornou-se membro do Trinity College onde continuou trabalhando até 1856. Nesse ano, foi trabalhar como Professor de Filosofia Natural no Marischal College em Aberdeen, no norte da Escócia. Foi no Trinity College que Maxwell começou suas pesquisas sobre eletricidade e magnetismo.

Em fevereiro de 1858, Maxwell tornou-se noivo de Katherine Mary Dewar e casou-se com ela em junho de 1859.

Em 1860 foi nomeado professor no King’s College de Londres e em 1861 foi eleito membro da Royal Society. Durante este período investigou temas em elasticidade e em geometria pura, mas também prosseguiu os seus estudos em visão e óptica, tendo, por exemplo, demonstrado que se pode produzir uma fotografia a cores utilizando filtros vermelho, verde e azul e sobrepondo as três imagens assim obtidas.

Em 1871, foi trabalhar como diretor do Laboratório Cavendish em Cambridge. Ele ajudou a projetar e desenvolver este importante laboratório, pelo qual, posteriormente passariam importantes físicos como J. J. Thomson (1856 – 1940) e Ernest Rutherford (1871-1937).

Após deixar o King’s College de Londres, Maxwell retornou à região em que passou sua infância, dedicando-se a escrever seu famoso livro sobre eletromagnetismo, o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, publicado em 1873.

Poucos anos depois, em 1879, Maxwell já apresentava sérios problemas de saúde por causa de um câncer no estômago. Quando voltou para Cambridge após o verão, mal conseguia caminhar, veio a falecer logo em seguida (5 de novembro de 1879).

INVENÇÕES

Considerado um dos teóricos mais brilhantes do século XX, mais conhecido pelo seu trabalho de Magnetismo e Eletricidade. Tal trabalho culminou no que é hoje uma das maiores obras científicas já publicadas: “Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo”. Dessa teoria que surgem as atuais equações de Maxwell, que são assim chamadas em sua honra por ter sido o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, modificada por Maxwell, a lei de Gauss, e a lei da indução de Faraday.

• Visão colorida – Daltonismo
Maxwell2

Fotografia colorida 1861

Maxwell demonstrou que qualquer cor pode ser produzida pelas cores primárias, apresentando uma explicação para a incapacidade de algumas pessoas perceberem determinadas cores. Porém, foi na Sociedade Real de Londres, pelo qual recebeu a Medalha Rumford em 1860. Neste trabalho mostrou que a cegueira para cores, presente em certas pessoas, era devida ao fato de elas não serem capazes de reconhecer a cor vermelha.

• Equações de Maxwell – Teoria da eletricidade e eletromagnetismo

As equações de Maxwell são um grupo de equações diferenciais parciais que, juntamente com a lei da força de Lorentz, compõe a base do eletromagnetismo clássico no qual está embebido toda a óptica clássica. O desenvolvimento das equações de Maxwell, e o entendimento do eletromagnetismo, contribuíram significativamente para toda uma revolução tecnológica iniciada no final do século XIX e continuada durante as décadas seguintes.

Equações de Maxwell na forma diferencial

Fontes: