Editorial: Mulher e ciência

A relação mulher e pesquisa está em foco nos veículos de comunicação que trabalham com a divulgação científica. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por exemplo, criou, em 2016, o site Ciência & Mulher para destacar a produção de pesquisas, estudos, publicações e outros produtos científicos produzidos por mulheres e para mulheres.

Já a Elsevier, a maior editora de literatura médica e científica do mundo, realizou uma pesquisa sobre a produção científica de homens e mulheres em 11 países e mais a União Europeia. Seu relatório aponta que o avanço da participação feminina varia de acordo com a área do conhecimento.

Diante de tantas informações e análises a respeito do desempenho das mulheres no campo da ciência, a equipe de jornalistas da revista Universidade procurou os órgãos administrativos e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão para trazer à tona um recorte do universo feminino da Ufes que participa de estudos que abordam não somente temáticas sobre mulheres, mas também
as das Ciências da Vida, Humanidades, Engenharias e Exatas.

A capa desta edição, então, já apresenta a boa notícia de que as docentes da Universidade correspondem a 44% do total de pesquisadores da Instituição.

Essa reportagem apresenta, também, o depoimento de quatro pesquisadoras a respeito de suas experiências em suas respectivas áreas. Aliás,
o mosaico de fotos da abertura da matéria é composto por parte de pesquisadoras que tiveram seus trabalhos divulgados na revista.

Mulher na literatura e na política; gênero, raça e educação; transexualidade; patentes; prêmios; a ciência na saúde da mulher, enfim apresentamos nesta edição a presença feminina da Ufes em diferentes áreas do conhecimento e as pesquisas que elas desenvolvem visando à melhoria da qualidade de vida das mulheres e, por consequência, de toda a sociedade.

Boa leitura,

Letícia Nassar