Carta ao leitor – Revista 10

Prezado leitor,

Neste 2019, ano em que a Ufes completa 65 anos, a Revista Universidade se une às comemorações para mostrar que, ao longo da história, a instituição tem avançado, e muito. A pós-graduação teve um crescimento marcante nos últimos anos, e com ela, ampliou-se também a pesquisa. A graduação viveu um aumento do número de cursos e de vagas, acompanhado por um maior preenchimento das mesmas. A extensão tem se fortalecido, atendendo 2 milhões de pessoas e consolidando seu papel. Apesar de dificuldades e percalços, como os cortes orçamentários, a presença marcante da Universidade gera contribuições para o Espírito Santo, para o Brasil e para o mundo.

Apresentamos aqui algumas dessas contribuições, para a sustentabilidade econômica e ambiental (trazemos abordagens sobre o cultivo pesqueiro e sobre produtos com contribuição ambiental), para a saúde e qualidade de vida (como as pesquisas relativas ao Zika Vírus e à redução de sódio em biscoito), para o ensino (neste número, apresentamos matérias sobre inclusão e brincadeiras na educação infantil) e para a cultura (com estudo sobre as relações entre literatura e música).
Aprofundar o conhecimento sobre o que a Ufes faz de melhor é fundamental para podermos defendê-la e trabalhar para que ela siga em constante evolução.

Boa leitura!

Lidia Neves