Ufes conquista quinta patente, a quarta na área de petróleo

Edifício-sede do Labpetro, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória. Foto: Fapes

– Por Sueli de Freitas –

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu à Ufes mais uma patente na área de petróleo, somando quatro nesse segmento e cinco no total. Com o título Equipamento e método para fracionamento de amostras de compostos complexos por adsorção seletiva, a Patente de Invenção BR102012033487-9 refere-se a um dispositivo e a um método para caracterização de amostras de petróleo.

O invento foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro) da Ufes, em um projeto realizado em parceria com a Petrobras. Participaram da iniciativa os pesquisadores da Ufes Maristela Vicente, Cristina Maria Sad, Carlos José Fraga, Edna Medeiros, Renato Rodrigues Neto e Eustáquio de Castro; e os pesquisadores da Petrobras Júlio Cesar Dias e Juliana Tamanqueira.

O equipamento é uma coluna de vidro de 20 centímetros, com adaptações ajustadas ao longo de dois anos de experimentos para garantir eficiência e agilidade no processo. Nesse dispositivo, são colocadas as amostras de petróleo que passam pelo fracionamento por adsorção seletiva para separação dos compostos químicos: saturados, aromáticos, resinas e asfalteno. “Com essa separação, chega-se à caracterização do petróleo, o que implica inclusive a valoração do produto. Esse processo de fracionamento gera amostras que podem ser usadas em equipamentos de alta complexidade para conhecimento detalhado de cada amostra”, afirma a professora do Departamento de Ciências Naturais do Ceunes Maristela Vicente, a primeira inventora da patente.

Saiba mais sobre as patentes da Ufes

Na avaliação da professora, “esta patente é importante para a Universidade, pois é um meio de divulgação de conhecimento científico e geração de inovação tecnológica”. Ela afirma ainda: “A transferência de tecnologia contribui para o avanço tecnológico do país, beneficiando a sociedade brasileira com oportunidades”.

Para a doutora em Química e servidora da Ufes Cristina Sad, que integra o grupo de pesquisa do LabPetro, o invento patenteado “é uma alternativa tecnológica para melhorar o processo de fracionamento de compostos complexos com maior efetividade e precisão”. Ela lembra que “os métodos convencionais de fracionamento de compostos complexos, por adsorção seletiva, usualmente são onerosos, de difícil procedimento, com elevado tempo para a realização”. O invento recebeu o reconhecimento da Petrobras com o “Prêmio Inventor 2013 Petrobras S.A.”.

Aplicação social

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Valdemar Lacerda Jr., destaca que “as pesquisas na Ufes vêm, ao longo dos anos, mudando seu aspecto puramente acadêmico para o desenvolvimento de tecnologias altamente aplicáveis para a sociedade”. No caso específico dessa patente, a quarta em parceria com a Petrobras, ele afirma: “Demonstra a importância do financiamento na pesquisa e inovação”.

Para o diretor de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Anilton Garcia, a conquista dessa quinta patente vem como um dos resultados da política de incentivo à pós-graduação da última década. Ele também ressalta que a “aproximação com as empresas e a sociedade civil” gera conhecimento e reconhecimento para a Universidade.

“A Ufes vem desenvolvendo grandes competências internacionais nas áreas de química do petróleo, em parceria com a Petrobras; materiais, em parceria com as empresas Vale e Arcelor, e tecnologias para a saúde. Essa quinta patente mostra que estamos no caminho certo; nos orgulha e nos coloca o desafio de manter a curva crescente de patentes para a Universidade”, afirma.

Publicado no Portal da Ufes em 11 de Novembro de 2020.