Ufes ganha troféu de inovação digital da ArcelorMittal na categoria Academia Científica

Na foto, o diretor de Inovação Tecnológica da Ufes, Anilton Garcia; o especialista de Inovação Digital da ArcellorMittal Jardel Ferreira; o vice-reitor Roney Pignaton e o reitor Paulo Vargas (ambos segurando o troféu); o especialista em Inovação Digital da ArcellorMittal Gustavo Viana; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr. Foto: Aysle Santos/ Ufes
Compartilhe:

– Por Lidia Neves –

A Ufes recebeu na tarde desta terça-feira, 27, o Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital, na categoria Academia Científica na região da Grande Vitória. Essa é a primeira edição do prêmio, que tem como objetivo reconhecer os atores de destaque e suas jornadas de sucesso nos ecossistemas capixaba e catarinense de inovação, valorizando seus esforços e contribuições para o desenvolvimento do empreendedorismo e a transformação digital. 

O Troféu iNO.VC contempla 14 categorias diferentes no Espírito Santo e nove em Santa Catarina. Os candidatos foram indicados por integrantes do conselho do Programa iNO.VC e do ecossistema capixaba, que listaram mais de 200 nomes de diferentes segmentos, dentre os quais estão empresas, startups, academia, influenciadores, gestores e promotores de estratégias de inovação. As três organizações que tiveram mais indicações, em cada categoria, foram submetidas a uma votação para definir as vencedoras em cada categoria. 

Ideia Premiada: conheça projetos e pesquisas da Ufes que receberam prêmios

O reitor Paulo Vargas disse que a Ufes se orgulha da premiação recebida e considera a iniciativa da ArcelorMittal um incentivo importante para o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Ele afirmou que a Universidade é uma das instituições capixabas que mais investem na pesquisa básica e aplicada e na busca por soluções inovadoras que proporcionem incrementos para a economia regional e para a qualidade de vida da população, o que faz do reconhecimento por seus esforços mais um motivo para continuar essa trajetória de sucesso.

Troféu iNO.vc entregue à Ufes. Foto: Aysle Santos/Ufes

Reconhecimento

O vice-reitor Roney Pignaton agradeceu a escolha da Ufes para receber o Troféu e parabenizou a ArcelorMittal pela iniciativa. “O Troféu iNO.VC promoveu um reconhecimento justo dos diferentes atores do ecossistema de inovação capixaba e contribuiu também para colocar em evidência as iniciativas públicas e privadas, além de diversos outros movimentos, que atuam em prol da promoção e produção de inovação em nosso estado. Parabenizo a todos os premiados e a todos que participam desse movimento em nosso estado e agradeço, em nome da Ufes, o troféu de destaque em inovação aberta, científica, na região da Grande Vitória”. 

Para Pignaton, o prêmio mostra a importância da Ufes como produtora de conhecimento científico e tecnológico, capaz de gerar contribuições concretas no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, com potencial de geração de emprego e renda para a sociedade.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., também celebrou a conquista: “A Ufes recebeu com muita alegria e satisfação a notícia do reconhecimento de suas contribuições para a inovação, o desenvolvimento do empreendedorismo e a transformação digital”.

A Ufes possui cinco patentes concedidas, 109 patentes depositadas, 22 marcas, 37 programas de computador e quatro cultivares, segundo o pró-reitor. Dentre as ações de inovação da Universidade, ele destaca ainda a criação do Espaço Empreendedor Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória, que busca estimular o empreendedorismo e a inovação, funcionando como um ambiente de coworking (trabalho compartilhado). “Esses números e ações mostram o impacto e o compromisso da Ufes para a inovação e o empreendedorismo. Em breve, pretendemos ampliar os habitats de inovação e criar um Espaço Empreendedor no campus de Maruípe”, completa Lacerda Jr.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*