Vídeos apresentam projetos e cursos da Ufes

– Por Lidia Neves –

As transmissões ao vivo e os diversos vídeos gravados para a Semana do Conhecimento, evento promovido pela Ufes de 29 de novembro a 3 de dezembro, estão disponíveis no site scufes.org e possibilitam conhecer melhor as atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade. São mais de 1.300 vídeos gravados, que representam um recorde de participação nesse formato.

Na capa do site, há materiais audiovisuais que mostram a Universidade, como o vídeo institucional e a série Ufes em Destaque, transmitida toda sexta-feira na TVE do Espírito Santo. Há, ainda, vídeos que apresentam as condições de acesso e permanência na instituição, bem como reflexões sobre como melhorar a acessibilidade para todas as pessoas.

Uma série de vídeos mostra as possibilidades de internacionalização na Ufes, explicando como os estudantes podem se candidatar à mobilidade para o exterior. Há depoimentos de alunos que foram para outros países, bem como de estrangeiros que estudaram na Ufes.

Projetos de pesquisa

Mais de 1.150 projetos de pesquisa também podem ser conhecidos na página da XXXI Jornada de Iniciação Científica (IC), Inovação e Pós-Graduação. Os projetos de IC, desenvolvidos por estudantes de graduação sob a orientação de professores da Ufes, estão organizados por área do conhecimento e classificados em ordem alfabética (pelo primeiro nome do estudante). O site apresenta, além do nome do projeto, do orientando e do orientador, uma pequena descrição para quem quiser conhecer mais sobre as pesquisas. Dentro da mesma jornada, é possível conhecer alguns cursos de pós-graduação da Ufes e projetos de inovação.

Para quem está pensando em ingressar em um curso de graduação, a Mostra de Profissões apresenta as possibilidades de estudo presenciais e a distância da Ufes, que podem ser encontrados digitando o nome do curso, ou então selecionando um campus da Universidade. Além disso, a página apresenta os grupos de Programa de Educação Tutorial (PET), que atuam para melhorar a qualidade da formação dos estudantes de graduação.

Há, ainda, a possibilidade de conhecer mais os projetos que aproximam a Ufes da sociedade, na IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura. A Mostra de Projetos inclui vídeos gravados de 1 minuto e lives diárias, com apresentações de 10 minutos por projeto. Também como parte da programação desta jornada foi realizado o Painel Ufes de Cultura, a estreia de uma série de vídeos de experimentação cênica no Instagram da Cia. de Teatro da Ufes e de um vídeo do Coral da Ufes no Instagram do Cine Metrópolis.

Já a Mostra de Ciências, que desperta amplo interesse de escolas e estudantes da educação básica, traz vídeos com demonstrações científicas nas áreas de Química, Biologia, Estatística, Astronomia, Física e Matemática. Estarão disponíveis na página vídeos sobre o Quarto de Ames (que trata de ilusão de ótica), a Bicicleta de Roda Quadrada (para ensinar geometria) e o Experimento Camaleão (com reações químicas e cores), entre outros.

A Semana do Conhecimento integrou a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo (Sectides) e tem como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, o mesmo definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional, que ocorreu em outubro, com participação da Ufes.