Equipe Vitória Baja conquista três troféus na 27ª Competição Baja SAE Brasil

– Por Noélia Lopes* –

Veículo usado na competição/Divulgação

A equipe Vitória Baja, formada por estudantes de graduação da Ufes, conquistou três troféus durante a 27° Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, que ocorreu entre os dias 20 a 24 de abril, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. O veículo baja construído pela equipe participou de provas para a avaliação do projeto e de disputas com outros veículos, em que conseguiu alcançar a sexta posição geral entre as equipes participantes, e conquistou os troféus de primeiro lugar na prova Super Prime; de segundo lugar na prova de velocidade máxima; e de terceiro lugar na prova de conforto.

A competição é realizada anualmente pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE Brasil), como parte de seus programas estudantis. Nesta competição, que contou com a presença de equipes de todo o país, os estudantes das instituições de ensino participantes têm o objetivo de apresentar um projeto de veículo baja, uma espécie de off-road, que seja desenvolvido e construído por eles. O automóvel é avaliado ao passar por terrenos acidentados, obstáculos, valetas, troncos, rampas e lama. Ele deve ser o mais rápido possível, independentemente de o motor padrão da competição ser de baixa potência, com apenas dez cavalos.

Para o estudante de Engenharia Mecânica Lucas Luiz de Souza, que participou pela primeira vez da competição como inscrito e como capitão, ter liderado a equipe foi uma experiência marcante, principalmente diante dos resultados. “A equipe alcançou o que mereceu. Os resultados são frutos de toda determinação e esforço da equipe para dar conta do projeto. E ter feito parte disso, trabalhado em equipe, em um ambiente sob pressão, foi muito marcante para mim. A equipe mostrou que tem poder para brigar páreo a páreo com equipes maiores”.

Além do capitão, a também estudante de Engenharia Mecânica Jéssica Andreati, integrante da equipe há três anos e que participou da sua terceira competição, falou o quanto os resultados alcançados são significativos, ainda mais depois de um período de isolamento. “O Vitória Baja é um projeto que exige prática. Então, nesse período de isolamento tivemos de nos reinventar para continuar crescendo. E conseguir um resultado tão significativo mostra o quanto os membros estão empolgados e com muita energia para continuar trabalhando e conquistando melhores colocações nas próximas competições”.

Os alunos retornaram suas atividades presenciais recentemente para a participação dessa competição, depois de dois anos de trabalho remoto, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19.

Avaliações

Na competição, os veículos desenvolvidos passam por avaliações estáticas, nas quais os projetos de construção são analisados quanto à segurança, e por provas dinâmicas, que testam a capacidade dos carros de transpor os obstáculos das pistas.

O piloto da equipe, Igor Luiz Puppin, que também cursa Engenharia Mecânica, descreve a felicidade de ter vivenciado a experiência da competição e ter contribuído para a conquista dos três troféus, além da gratidão de fazer parte da equipe. “Foi uma alegria enorme participar de tudo, de conseguir chegar pela primeira vez na competição nacional e já trazer resultados. Sou muito grato de fazer parte da equipe Vitória Baja, pelo companheirismo, confiança e esforço que todos os membros tiveram comigo.”

Para as próximas competições, a equipe espera aprender mais, corrigir os erros que tiveram e continuar evoluindo o projeto. “Obtivemos um resultado excelente, trouxemos três troféus para casa e mostramos o potencial dos estudantes da Ufes. Para o próximo ano, esperamos estar entre as três melhores equipes da competição e representar mundialmente a nossa Universidade”, acrescentou Andreati.

Ao todo, participaram da competição 70 equipes, sendo a equipe Vitória Baja, da Ufes, e a equipe Sama Baja, do Instituto Federal de Ensino (Ifes) de São Mateus, as únicas representantes do estado.

O Vitória Baja é um projeto de extensão do Centro Tecnológico da Ufes criado em 1997. Atualmente, a equipe é formada por 31 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica, da Computação e do Design. Com a abertura de um novo processo seletivo, a previsão é a entrada de novos membros de outros cursos.

* Bolsista em projeto de Comunicação