Laboratório da Ufes utiliza sensores para monitorar concreto e prevenir acidentes na construção civil

Compartilhe:

Alberto Margon*

O Laboratório de Sensores da Ufes (LabSensores), em parceria com o Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção (Lemac), desenvolveu um projeto que pode prevenir acidentes na construção civil ao inserir sensores ópticos no concreto.   

A pesquisa consiste em duas etapas. A primeira é embeber sensores de fibra óptica na mistura do concreto ainda úmida para monitorar o seu processo de cura que visa à hidratação do material para evitar a evaporação da água utilizada em sua composição. Monitorar esse processo é importante porque é na cura do concreto que as suas propriedades são desenvolvidas.

Já a segunda etapa consiste em realizar testes de compressão em corpos de prova de concreto para analisar o comportamento do sensor quando submetido à deformação. A combinação dessas informações possibilita o desenvolvimento da pesquisa de forma eficiente. 

De acordo com o aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) Edson Andrade de Souza, o sensor utilizado no projeto tem a capacidade de atuar remotamente e em tempo real. “Dessa forma, é possível gerar um alerta se a estrutura estiver operando em situações críticas, além de ter um histórico do comportamento da estrutura para poder gerenciar planos de manutenções preditivas.” 

O professor do PPGEE da Ufes e orientador da pesquisa, Arnaldo Gomes Leal Júnior, afirma que o projeto visa dar mais uma utilidade para o uso da fibra de vidro no material: “já existe concreto com fibra de vidro embutida para dar maior resistência, mas o projeto quer utilizar a fibra para também possibilitar a aferição das propriedades do concreto a monitorá-lo.”

A pesquisa é financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e conta com alunos e professores do PPGEE, sendo iniciada em dezembro de 2022 com previsão de término em novembro de 2025.

*Bolsista do Labsensores

Edição: Sueli de Freitas

Foto: Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*