EDITAL PROCESSO SELETIVO 2024.1 – RESULTADO

Caros/as estudantes, torna-se público o edital de abertura de inscrições para preenchimento de vagas  no Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura Econômica da Universidade Federal do Espírito Santo.

• DAS VAGAS, EXIGÊNCIAS E SUPLÊNCIA:

As vagas disponíveis estão distribuídas pelos subgrupos, da seguinte forma: :

• Duas (2) vagas em Empregos & Salários;
  • Duas (2) vagas em Política Monetária e Inflação;
  • Uma (1) vaga em Nível de Atividade & Setor Externo;
  • Duas (2) vagas em Política Fiscal.

BREVE DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE CADA SUBGRUPO

EMPREGOS & SALÁRIOS
Neste subgrupo, os integrantes estudam a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro. Para isso, utilizam dados das principais fontes disponíveis: Pnad-C, RAIS e CAGED.  São analisadas categorias como: informalidade, subutilização, desemprego, com recortes de raça e gênero. Por meio da coleta, organização, análise e interpretação crítica dos dados, torna-se possível compreender o comportamento atual do mercado de trabalho a partir de uma visão estrutural, estudando as suas características, composição e transformações.

POLÍTICA MONETÁRIA & INFLAÇÃO
Os integrantes desse subgrupo estudam e analisam políticas monetárias adotadas pela autoridade monetária do Brasil – o Banco Central – e o comportamento da inflação. Para entender o comportamento da inflação, trabalham com dados do IPCA e INPC, fornecidos pelo IBGE, assim como o IGP-M, fornecido pela FGV. Além disso, também analisam as atas das reuniões do Comitê de Política Monetária, a fim de compreender a conjuntura analisada pelo COPOM para a definição da taxa básica de juros. Outra atividade importante desenvolvida pelo subgrupo é o levantamento e tratamento de dados e tabelas fornecidos pelas Estatísticas Monetárias e de Crédito do Banco Central do Brasil, com o objetivo de compreender melhor as tendências e comportamentos do mercado financeiro e econômico do país.

NÍVEL DE ATIVIDADE & SETOR EXTERNO
Este subgrupo é constituído por dois temas, os quais os alunos podem alternar entre si, caso queiram, e ter a oportunidade de estudar dois âmbitos distintos da economia, mas que estão interligados. Os integrantes do subgrupo desenvolvem a capacidade de extrair e interpretar os dados das bases oficiais para estudar a dinâmica do PIB e o Comércio Exterior, a partir de um olhar crítico. Para isso, os integrantes coletam os dados do IBGE e Banco Central, por exemplo, além de consultar outras fontes para compreender o cenário internacional.

POLÍTICA FISCAL

No subgrupo Política Fiscal, os integrantes analisam o comportamento e a administração das receitas e despesas do Setor Público, ou seja, a maneira como cada âmbito governamental (municipal, estadual, federal), durante o mandato de um governo, gere seus recursos e obrigações. As decisões tomadas são resultado de um processo político, em que interesses conflitantes são colocados frente a frente e influenciam na forma como se constitui a estrutura fiscal de um país. Neste subgrupo direcionamos nossos estudos para áreas como: arrecadação do governo, composição do gasto, dívida pública e teto de gastos.

Vitória/ES, 28 de março de 2024,

A coordenação.