A Ufes

Fundada em 5 de maio de 1954, a Ufes possui quatro campi universitários – Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba.

A Ufes oferece 103 cursos presenciais de graduação e, na pós-graduação, possui 47 cursos de mestrado acadêmico, nove de mestrado profissional e 26 de doutorado. Possui um quadro de 1.780 professores efetivos, 2.016 técnicos-administrativos, 19.997 estudantes matriculados na graduação presencial e 3.174 na pós-graduação. A sede administrativa central está localizada no campus universitário de Goiabeiras, em Vitória.

Na pesquisa científica e tecnológica a Ufes possui cerca de 1.120 projetos em andamento, e na extensão universitária desenvolve 527 projetos e programas com abrangência em todos os municípios capixabas, contemplando cerca de 2 milhões de pessoas.

A Ufes também presta diversos serviços ao público acadêmico e à comunidade, como teatro, cinema, galerias de arte, centro de ensino de idiomas, bibliotecas, planetário e observatório astronômico, auditórios, ginásio de esportes e outras instalações esportivas. Oferece também serviços na área de saúde por meio do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), com atendimento em diferentes especialidades médicas, sendo referência em atendimentos de média e alta complexidade.

Comunicação Social

O curso de Comunicação Social da Ufes está vinculado ao Centro de Artes, um dos onze Centros de Ensino integrantes da Universidade. Atualmente, o curso de Comunicação oferece as habilitações em Jornalismo; Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual.

  • Jornalismo – Oferecido no turno matutino, o curso tem conceito 4 (em uma escala que vai até 5) e forma profissionais com caráter acadêmico generalista, crítico, ético e reflexivo, capacitados para atuar como produtores intelectuais e agentes da cidadania, capazes de responder à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas.
  • Publicidade e Propaganda – Oferecido no turno matutino, o curso tem conceito 4 (em uma escala que vai até 5) e oferece formação acadêmico-profissional voltada para amplas habilidades técnicas e práticas, além de domínio teórico consistente, com ênfase na ética, cidadania e papel social do comunicador.
  • Cinema e Audiovisual – Oferecido no turno noturno, o curso tem conceito 4 (em uma escala que vai até 5) e forma profissionais aptos a trabalhar em diferentes funções ligadas ao cinema, ao vídeo, à televisão e à fotografia; lidando com narrativas audiovisuais tradicionais, mistas e virtuais, tanto no modo documentário quanto no ficcional.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

O Programa tem sede em Vitória, oferecendo o curso de mestrado em Comunicação e Territorialidades desde 2014. A área de concentração do PósCom é Comunicação e Territorialidades, compreendendo, assim, os estudos da comunicação na produção das territorialidades, bem como das práticas, processos, produtos midiáticos em ambientes particulares. Se estrutura em duas linhas de pesquisa: “Comunicação e Poder” e “Estéticas e Linguagens Comunicacionais”. O programa já formou 27 mestres e conta com 43 alunos regularmente matriculados

Mais informações: www.comunicacaosocial.ufes.br