Dúvidas

Está se preparando para vir ao Intercom Sudeste 2019 mas ainda tem dúvidas? Preparamos um guia com os questionamentos mais frequentes:

Posso me inscrever no dia do evento?
Não. Você deve se cadastrar previamente. O calendário de inscrições e informações sobre as taxas estão disponíveis em: bit.ly/CalendárioeTaxas. Lembrando que o prazo para submissão de trabalhos vai até 17/04 (interessados em enviar trabalhos devem pagar o boleto da taxa de inscrição até 12/04) e o prazo de inscrições para o público em geral (sem apresentação de trabalhos) vai até 14/05.

Como faço para me inscrever para o evento?
Clique no link: INSCREVA-SE. Você só precisa providenciar as informações solicitadas, criar uma senha e clicar em ENVIAR INSCRIÇÃO. Para fazer o pagamento, acesse a área reservada. Coloque o e-mail que informou na sua inscrição e a senha que criou. Acesse RECIBO DE PAGAMENTO, clique no link no campo “descrição” e gere um boleto ou pague direto no cartão. Caso deseje pagar por boleto, coloque seu CEP, número de residência e, caso necessário, um complemento como o número de seu apartamento. Um boleto será gerado para pagamento.

Eu recebo a confirmação de que estou inscrito?
Sim! Em até 48 horas, você recebe uma confirmação. Acessando a área reservada, você pode conferir se seu pagamento foi confirmado.

Já me inscrevi! Quais documentos devo levar no dia do evento?
No dia do evento, basta que o participante traga um documento com foto para a identificação.

Quantas horas extracurriculares geram a participação no Intercom?
Como ouvinte, você ganha 30 horas pela participação no evento. A apresentação do trabalho acarretará no ganho de mais 12 horas. A participação em uma oficina no evento vai render 4 horas adicionais.

IJ, Expocom, DTs  – O que são e prazos.
Os estudantes de graduação e recém-graduados (2018-2019) podem submeter trabalhos ao Intercom Júnior e à Expocom. Entenda as diferenças:

Intercom Júnior (IJ) – destinado aos trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica, laboratórios, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição. Ementas: bit.ly/EmentasIJ

Expocom – uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação. Os trabalhos devem obrigatoriamente ser realizados sob a orientação de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior e obrigatoriamente realizados no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação. Regulamento: bit.ly/RegulamentoExpocom

Os doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, graduados, professores e pesquisadores devem enviar os trabalhos às Divisões Temáticas (DTs). Ementas: bit.ly/EmentasDT

Calendário e taxas: bit.ly/CalendárioeTaxas
Chamada de trabalhos: bit.ly/ChamadaIntercomSE
Normas: bit.ly/NormasIntercomSE

Qual o modelo de inscrição do trabalho?
O modelo para submissão de trabalhos ao Intercom Júnior e às Divisões Temáticas está disponível no link: http://www.portalintercom.org.br/eventos1/congressos-regionais/20191/sudeste5/normas13.

Meu trabalho precisa estar relacionado ao tema geral do evento?
Não necessariamente o trabalho deve estar ligado ao tema central do evento, mas às discussões da Divisão Temática escolhida. Confira as ementas nos links acima!

Para participar do Intercom nacional preciso participar do regional?
Não, são eventos independentes.