Temas de pesquisa

Tenho interesse em orientar alunos nos seguintes temas de pesquisa:

Tema 1: Modelo de produção de gotículas espumas.

Estudar uma formulação que quantifica a produção de gotículas espumas em função do espectro do comprimento de  onda quebrando. Tal formulação será avaliada numericamente. Por fim, o resultado estimado pela formulação será comparado com os apresentados na literatura. Como referência, leia o artigo: “Model of the spume sea spray generation“.


Tema 2: Efeito da energia cinética turbulenta e da mistura turbulenta na camada limite atmosférica (CLA)

Explorar o mecanismo direto do impacto da produção de gotículas na CLA através da energia cinética turbulenta. A turbulência será parametrizada segundo os trabalhos de Barenblat and Golitsyn (1974). Como referência, leia o artigo: On the effectof sea droplet on the atmospheric boundary layer“.


Tema 3.  Superfície de abrigo, do inglês “Sheltered surface”.

Avaliar o efeito da superfície de abrigo na turbulência da baixa atmosfera acima do oceano. Como referência, leia o artigo: “Aerodynamic roughness of the sea surface at high winds“.


Tema 4. Difusão do gás CO2 na superfície de gotículas espumas.

Explorar a teria de difusão turbulenta em superfícies esféricas, isto é, gotículas espumas. A difusão de gás será avaliada segundo os trabalhos de Pruppacher and klett (2010). Será considerado que a  gotícula possui uma circulação interna capaz de modificar a difusão de gás em sua interface. Como referência, leia o capítulo 10 do livro Microphysics of clouds and precipitation.


Tema 5. Teoria linear de ondas oceânicas.

Estudar a agitação marítima e teria linear de ondas.  Além disso,  realizar  simulações numéricas com o modelo de previsão de ondas oceânicas – WAVEWATCH III. Como referência, leia o capítulo 5 do livro Leo H. Holthuijsen.


Tema 6. Climatologia de ondas da Praia de Guriri

Através de simulações numéricas com o modelo WAVEWATCH III, realizar uma análise climatológica do padrão de ondas na praia de Guriri. Pretende-se também, estudar a energia e o transporte de sedimentos gerados  pelas ondas nessa região. Como referência, leia as seções  2.4.3 e 6.1  da dissertação de mestrado do Philipp Edson dias.