Programa

Métodos de RMN no estado sólido

PFIS 2020 / PQUI-227

Semestre 2017/01

Professor Jair C. C. Freitas

I. Programa previsto:

1) Fundamentos de RMN: Paramagnetismo nuclear; o fenômeno de RMN; pulsos, FIDs, ecos e relaxação; espectroscopia por RMN; instrumentação básica.

2) Relaxação em RMN: Relaxação longitudinal; relaxação transversal; técnicas de medidas de tempos de relaxação; relaxometria: aplicações em RMN de baixo campo.

3) Interações de spin nuclear: Interações de origem magnética; interações de origem elétrica; interações homogêneas e inomogêneas; anisotropia das interações em sólidos; interações hiperfinas em materiais magnéticos.

4) Técnicas de alta resolução em sólidos: rotação em torno do ângulo mágico; desacoplamento de alta potência; polarização cruzada; técnicas bidimensionais.

5) Aplicações de RMN em sólidos: vidros e outros materiais inorgânicos; polímeros; materiais carbonosos; materiais magnéticos; outros materiais.

6) Práticas de experimentos de RMN em sólidos: instrumentação básica; preparação de amostras; uso de sequências de pulsos comuns em RMN de sólidos: pulso único, CP, defasamento dipolar, desacoplamento homo e heteronuclear, excitação de múltiplo quantum combinada com MAS (MQ-MAS), etc.; calibrações de durações de pulsos e outros parâmetros envolvidos nas sequências; testes com materiais de referência e outras amostras.

II. Bibliografia:

  1. Gil, V. M. S.; Geraldes, C.F.G.C.; Ressonância Magnética Nuclear: Fundamentos, Métodos e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
  2. Levitt, M. H. Spin dynamics. John Wiley & Sons, 2001.
  3. Slichter, C. P. Principles of Magnetic Resonance. Springer, 1996.
  4. Duer, M. J. Introduction do solid state NMR spectroscopy. Blackwell Publishing, 2004.

III. Calendário:

Início das aulas: 15/03/2017.

Término das aulas: 31/07/2017.

Horário e local das aulas: 2a / 4a, 16-19 h, Sala 02, Prédio do PPGFis.

IV. Avaliação:

A avaliação será realizada por meio de:

  • Listas de exercícios: entregues e/ou resolvidas em sala de aula, individualmente.
  • Seminários: um seminário deverá ser apresentado por cada aluno, com duração de ~50 min, sobre um artigo escolhido pelo aluno, de preferência sobre um tema ligado ao seu próprio projeto de dissertação ou tese, envolvendo aplicação de RMN no estado sólido.
  • Trabalho: um trabalho com características experimentais na área de RMN no estado sólido deverá ser desenvolvido, individualmente ou em grupo, com apresentação de um relatório.

Informações adicionais: http://blog.ufes.br/jairfreitas/rmnpg.

Críticas, comentários e sugestões: jairccfreitas@yahoo.com.br.

Em 15/03/2017,

Jair C. C. Freitas