Construção de cidadania por meio da língua

Construção de cidadania por meio da língua

CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA POR MEIO DA LÍNGUA – 8248
DESCRIÇÃO
Registro
401405
Revisão
30/05/2019
Status
Ativo
Título
Construção de Cidadania por Meio da Língua – 8248
Data de início
01/07/2012
Previsão de término
31/07/2019
Data de aprovação pelo Órgão Competente
01/07/2014
Órgão Competente
Câmara Departamental
Ano da primeira apresentação
2011
Unidade
Centro de Educação – CE
Departamento
Departamento de Linguagens
Programa vinculado
SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão
Educação
Área Temática de Extensão Afim
NÃO POSSUI
Linha de Extensão
Desenvolvimento Humano
Grande Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Bolsa PBEXT
0
Bolsa Externa
0
Desejo vincular ação de extensão à concorrência de bolsa
Sim
Palavras-chave
construção cidadania, ensino, linguagens, tradução, internacionalização, ensino de conteúdos diversos por meio da língua
Apresentação e justificativa
O presente projeto tem como objetivo fomentar a educação em geral e a educação de línguas especificamente contribuindo para o processo de construção de cidadanias globais e para o processo de internacionalização da UFES.O Programa Construindo Cidadania Por Meio Da Língua é um programa de extensão realizado com o apoio e participação de graduandos do curso de Letras-Inglês da UFES que tem como objetivo ofertar cursos de conteúdos diversos por meio do inglês à comunidade interna e externa da UFES e ajudar na tradução de
conteúdos institucionais da UFES com vistas à internacionalização.

O projeto visa integrar o ensino de conteúdos diversos e da língua à construção de cidadanias globais fomentando o processo de internacionalização da UFES e o acesso à informação de sua comunidade.
Objetivos gerais
Avaliar, discutir, propor e divulgar ações de tradução e ensino de línguas estrangeiras e de
internacionalização que possibilitem a educação do cidadão de forma plena possibilitando sua o exercício de sua cidadania global por meio das línguas estrangeiras.
Objetivos específicos
Oferecer oficinas de línguas estrangeiras e de escrita acadêmica em línguas estrangeiras para a comunidade acadêmica da UFES e traduzir conteúdos institucionais da UFES a fim de fomentar a internacionalização desta IES.
Metodologia
1. Reuniões de planejamento, monitorarão e avaliação quinzenais
3. Oferta de oficinas e traduções
4. Avaliação e divulgação das ações
Forma de avaliação da ação de Extensão
A avaliação será feita por meio de enquetes, questionários e relatórios junto à comunidade acadêmica da
UFES e os resultados serão divulgados por meio de participação em eventos e publicação de artigos
científicos.
Site   
Origem do público-alvo
Interno e Externo
Caracterização do público-alvo
Toda a comunidade acadêmica da UFES e acadêmicos estrangeiros
Captação por edital de fomentoSim
Articulado com política pública
Sim
Plano de atividades previstas
1) reuniões de planejamento e prospecção
2) oferta de oficinas de línguas estrangeiras
3) oferta de oficinas de escrita acadêmica em línguas estrangeiras
4) tradução de conteúdos institucionais
5) avaliação dos resultados
6) divulgação dos resultados
Plano de acompanhamento e orientação
Serão feitas reuniões quinzenais para delimitar público e foco das ações, preparando materiais e cronograma para os cursos e ações ofertados. A orientadora acompanhará todo o processo em todas as fases.
Processo de avaliação
A avaliação será feita durante toda a atividade de extensão.
Infra-estrutura física
Salas de aula do Centro de Línguas da UFES e do IC4 e sala de reuniões da Secretaria de Relações
Internacionais da UFES no prédio da reitoria.
Vínculo com Ensino
Sim
Vínculo com Pesquisa
Sim
Público estimado
25.000
Informações adicionais
Relatório de 2013 e 2016 aprovados pelo departamento e renovação do projeto aprovado por mais um ano.
Em junho de 2017 foi enviado relatório de 2016-2017 e solicitado renovação do projeto por mais dois anos.


EQUIPE

ParticipaçãoNomeE-mailUnidadeDepartamento/
Curso/ Setor
CoordenadorKyria
Rebeca
Neiva de
Lima
Finardi
kyria.finardi@ufes.br

kyria.finardi@ufes.br
Grupo de
Servidores da
Secretaria de
Relações
Internacionais
(sri)

Co-coordenadorCarmelita
Minelio
da
Silva
Amorim
carmelita.amorim@ufes.br

carmelmsa@gmail.com



   
Grupo de
Servidores do
Departamento de
Línguas e Letras (let)
Co-coordenadorSantinho
Ferreira
de
Souza
santinho.souza@ufes.br

santinhosouza@uol.com.br
Grupo de
Servidores do
Departamento de
Línguas e Letras (let)
Co-coordenadorBrunela
Vieira de
Vincenzi
brunela.vicenzi@ufes.br

bruvincenzi@googlemail.com
Grupo de
Servidores do
Departamento de
Direito (dir)
Co-coordenadorClaudia
Jotto
Kawachi
Furlan
claudia.furlan@ufes.br

claudiajk@hotmail.com
Grupo de
Servidores do
Departamento de
Línguas e Letras (let)
Co-coordenadorFelipe
Furtado
Guimaraes
felipe.guimaraes@ufes.br

felipe.guimaraes@ufes.br
Grupo de
Servidores da
Secretaria de
Relações
Internacionais (sri)
Participante Não-Bolsista Barbara
Cortat
Simoneli
barbara.simoneli@aluno.ufes.br
Participante Não-BolsistaAnaximandro
Oliveira
Santos
Amorim
anaximandro.amorim@aluno.ufes.br

anaxamorim@gmail.com
Participante Não-BolsistaWanielly
Gomes
Mattos
wanielly.mattos@aluno.ufes.br

waniellygm@live.com
Participante Não-BolsistaLuciana
Ridolfi
Rogerio
luciana.rogerio@aluno.ufes.br

ridolfi82@hotmail.com
Participante Não-BolsistaAna
Laura
Silva
analaurasilvac@gmail.comUFES
Participante Não-BolsistaCarlos
Alberto
Hildeblando
Junior
carloshildeblando@hotmail.comUFES
Participante Não-BolsistaIsabela
Silveira
Valle
Silveira
isabelasvsilveira@hotmail.com

isabelasvsilveira@hotmail.com
Participante Não-BolsistaRamon
Andre
Ortiz Rojo
RAOR72@GMAIL.COMFaculdade
Estácio de Sá
Participante Não-BolsistaMarcos
Roberto
Machado
marcos.r.machado@centrodelinguas.ufes.br

marcosro_ma@hotmail.com
Participante Não-BolsistaDanieli
Spagnol
Oliveira
Correia
danieli.correia@aluno.ufes.br

danielispagnol@gmail.com
Participante Não-BolsistaRoberta
Gomes
Leao
roberta.leao@aluno.ufes.br

robertag.leao@gmail.com
Participante Não-BolsistaNathielli de
Souza
Moreira
nathielli.moreira@centrodelinguas.ufes.br

nathielli.ufes@gmail.com
Participante Não-BolsistaLuis
Fernando
Bulhoes
Figueira
luis.figueira@ufes.br

luisfernandobf@gmail.com
Grupo de
Servidores do
Departamento  de
Línguas  e Letras 
(let)
Participante Não-BolsistaLivia 
Melina
da  Silva
Pinheiro
liviamelinavereb@gmail.com

liviamelinavereb@gmail.com
FOMENTO
Existe execução financeira?
Não
ABRANGÊNCIAS



NomeEstadoMunicípioCEPDetalhes
UFESEspírito SantoVitória

AÇÕES VINCULADAS
Tipo Título da Ação de Extensão
RESULTADOS ESPECÍFICOS
Público atingido
0
RESULTADOS GERAIS
Data 

08/06/2016

Resultados
1) melhora índices de proficiência em inglês comunidade UFES, 
2) maior visibilidade UFES e 
3) maior internacionalização por meio da circulação da informação UFES
internacionalmente.
PRODUÇÕES

Tipo Título Identificação
ArtigoFirst Aid and Waves in
English as a Foreign
Language: Insights
from CLIL in Brazil.
FINARDI, KYRIA REBECA; SILVEIRA, N. ; ALENCAR, J. G. . First Aid and Waves
in English as a Foreign Language: Insights from CLIL in Brazil. The Electronic Journal of Science Education, v. 2, p. 11-30, 2016.
ArtigoEnglish in Brazil: Insights from the Analysis of
Language Policies,
Internationalization
Programs and the CLIL
Approach.
FINARDI, KYRIA REBECA; LEAO, R. ; PINHEIRO, L. M. S. . English in Brazil: Insights from the Analysis of Language Policies, Internationalization Programs and the CLIL Approach. Education and Linguistics Research, v. 2, p. 54-68, 2016.
ArtigoGlobalization,
Internationalization and Education: What is the Connection?
FINARDI, KYRIA REBECA; ORTIZ, R. A. . Globalization, Internationalization
and Education: What is the Connection?. IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education, v. 1, p. 18-25, 2015.
Capítulo de livroLanguage Policies and
Internationalisation in Brazil:
The Role(s) of English as an
Additional Language.
FINARDI, KYRIA REBECA. Language Policies and Internationalisation in Brazil: The Role(s) of English as an Additional Language. In: Lydia Sciriha. (Org.). International Perspectives on Bilingualism. 1ed.Newcastle upon Tyne:Cambridge Scholars Publishing, 2016, v. 1, p. 79-90.
OutrosInternacionalização Crítica e
Políticas Linguísticas no
Ensino Superior.
I Jornada de Linguística Aplicada Crítica
ComunicaçãoA EDUCAÇÃO DOCENTE EM
CONTEXTOS DE
INTERNACIONALIZAÇÃO/
MUNDIALIZAÇÃO
I Jornada de Linguística Aplicada Crítica
ComunicaçãoO PAPEL DOCENTE NAPERSPECTIVA DEPROFESSORES(AS) DE INGLÊS DAESCOLA PÚBLICA.I Jornada de Linguística Aplicada Crítica

Para melhor compreensão do projeto de extensão Construção de Cidadania por Meio da Língua leia o artigo que segue em anexo: