CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA POR MEIO DA LÍNGUA – 8248 |
DESCRIÇÃO |
Registro 401405 |
Revisão 30/05/2019 |
Status Ativo |
Título Construção de Cidadania por Meio da Língua – 8248 |
Data de início 01/07/2012 |
Previsão de término 31/07/2019 |
Data de aprovação pelo Órgão Competente 01/07/2014 |
Órgão Competente Câmara Departamental |
Ano da primeira apresentação 2011 |
Unidade Centro de Educação – CE |
Departamento Departamento de Linguagens |
Programa vinculado SEM VÍNCULO |
Principal Área Temática de Extensão Educação |
Área Temática de Extensão Afim NÃO POSSUI |
Linha de Extensão Desenvolvimento Humano |
Grande Área do Conhecimento Linguística, Letras e Artes |
Bolsa PBEXT 0 |
Bolsa Externa 0 |
Desejo vincular ação de extensão à concorrência de bolsa Sim |
Palavras-chave construção cidadania, ensino, linguagens, tradução, internacionalização, ensino de conteúdos diversos por meio da língua |
Apresentação e justificativa O presente projeto tem como objetivo fomentar a educação em geral e a educação de línguas especificamente contribuindo para o processo de construção de cidadanias globais e para o processo de internacionalização da UFES.O Programa Construindo Cidadania Por Meio Da Língua é um programa de extensão realizado com o apoio e participação de graduandos do curso de Letras-Inglês da UFES que tem como objetivo ofertar cursos de conteúdos diversos por meio do inglês à comunidade interna e externa da UFES e ajudar na tradução de conteúdos institucionais da UFES com vistas à internacionalização. O projeto visa integrar o ensino de conteúdos diversos e da língua à construção de cidadanias globais fomentando o processo de internacionalização da UFES e o acesso à informação de sua comunidade. |
Objetivos gerais Avaliar, discutir, propor e divulgar ações de tradução e ensino de línguas estrangeiras e de internacionalização que possibilitem a educação do cidadão de forma plena possibilitando sua o exercício de sua cidadania global por meio das línguas estrangeiras. |
Objetivos específicos Oferecer oficinas de línguas estrangeiras e de escrita acadêmica em línguas estrangeiras para a comunidade acadêmica da UFES e traduzir conteúdos institucionais da UFES a fim de fomentar a internacionalização desta IES. |
Metodologia 1. Reuniões de planejamento, monitorarão e avaliação quinzenais 3. Oferta de oficinas e traduções 4. Avaliação e divulgação das ações |
Forma de avaliação da ação de Extensão A avaliação será feita por meio de enquetes, questionários e relatórios junto à comunidade acadêmica da UFES e os resultados serão divulgados por meio de participação em eventos e publicação de artigos científicos. |
Site – |
Origem do público-alvo Interno e Externo |
Caracterização do público-alvo Toda a comunidade acadêmica da UFES e acadêmicos estrangeiros |
Captação por edital de fomentoSim |
Articulado com política pública Sim |
Plano de atividades previstas 1) reuniões de planejamento e prospecção 2) oferta de oficinas de línguas estrangeiras 3) oferta de oficinas de escrita acadêmica em línguas estrangeiras 4) tradução de conteúdos institucionais 5) avaliação dos resultados 6) divulgação dos resultados |
Plano de acompanhamento e orientação Serão feitas reuniões quinzenais para delimitar público e foco das ações, preparando materiais e cronograma para os cursos e ações ofertados. A orientadora acompanhará todo o processo em todas as fases. |
Processo de avaliação A avaliação será feita durante toda a atividade de extensão. |
Infra-estrutura física Salas de aula do Centro de Línguas da UFES e do IC4 e sala de reuniões da Secretaria de Relações Internacionais da UFES no prédio da reitoria. |
Vínculo com Ensino Sim |
Vínculo com Pesquisa Sim |
Público estimado 25.000 |
Informações adicionais Relatório de 2013 e 2016 aprovados pelo departamento e renovação do projeto aprovado por mais um ano. Em junho de 2017 foi enviado relatório de 2016-2017 e solicitado renovação do projeto por mais dois anos. |
EQUIPE | ||||
Participação | Nome | Unidade | Departamento/ Curso/ Setor | |
Coordenador | Kyria Rebeca Neiva de Lima Finardi | kyria.finardi@ufes.br kyria.finardi@ufes.br | Grupo de Servidores da Secretaria de Relações Internacionais (sri) | – |
Co-coordenador | Carmelita Minelio da Silva Amorim | carmelita.amorim@ufes.br carmelmsa@gmail.com | Grupo de Servidores do Departamento de Línguas e Letras (let) | |
Co-coordenador | Santinho Ferreira de Souza | santinho.souza@ufes.br santinhosouza@uol.com.br | – | Grupo de Servidores do Departamento de Línguas e Letras (let) |
Co-coordenador | Brunela Vieira de Vincenzi | brunela.vicenzi@ufes.br bruvincenzi@googlemail.com | – | Grupo de Servidores do Departamento de Direito (dir) |
Co-coordenador | Claudia Jotto Kawachi Furlan | claudia.furlan@ufes.br claudiajk@hotmail.com | – | Grupo de Servidores do Departamento de Línguas e Letras (let) |
Co-coordenador | Felipe Furtado Guimaraes | felipe.guimaraes@ufes.br felipe.guimaraes@ufes.br | Grupo de Servidores da Secretaria de Relações Internacionais (sri) | – |
Participante Não-Bolsista | Barbara Cortat Simoneli | barbara.simoneli@aluno.ufes.br | – | – |
Participante Não-Bolsista | Anaximandro Oliveira Santos Amorim | anaximandro.amorim@aluno.ufes.br anaxamorim@gmail.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Wanielly Gomes Mattos | wanielly.mattos@aluno.ufes.br waniellygm@live.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Luciana Ridolfi Rogerio | luciana.rogerio@aluno.ufes.br ridolfi82@hotmail.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Ana Laura Silva | analaurasilvac@gmail.com | UFES | – |
Participante Não-Bolsista | Carlos Alberto Hildeblando Junior | carloshildeblando@hotmail.com | UFES | – |
Participante Não-Bolsista | Isabela Silveira Valle Silveira | isabelasvsilveira@hotmail.com isabelasvsilveira@hotmail.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Ramon Andre Ortiz Rojo | RAOR72@GMAIL.COM | Faculdade Estácio de Sá | – |
Participante Não-Bolsista | Marcos Roberto Machado | marcos.r.machado@centrodelinguas.ufes.br marcosro_ma@hotmail.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Danieli Spagnol Oliveira Correia | danieli.correia@aluno.ufes.br danielispagnol@gmail.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Roberta Gomes Leao | roberta.leao@aluno.ufes.br robertag.leao@gmail.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Nathielli de Souza Moreira | nathielli.moreira@centrodelinguas.ufes.br nathielli.ufes@gmail.com | – | – |
Participante Não-Bolsista | Luis Fernando Bulhoes Figueira | luis.figueira@ufes.br luisfernandobf@gmail.com | – | Grupo de Servidores do Departamento de Línguas e Letras (let) |
Participante Não-Bolsista | Livia Melina da Silva Pinheiro | liviamelinavereb@gmail.com liviamelinavereb@gmail.com | – | – |
FOMENTO |
Existe execução financeira? |
Não |
ABRANGÊNCIAS | ||||
Nome | Estado | Município | CEP | Detalhes |
UFES | Espírito Santo | Vitória |
AÇÕES VINCULADAS | |
Tipo | Título da Ação de Extensão |
RESULTADOS ESPECÍFICOS |
Público atingido 0 |
RESULTADOS GERAIS | |
Data 08/06/2016 | Resultados 1) melhora índices de proficiência em inglês comunidade UFES, 2) maior visibilidade UFES e 3) maior internacionalização por meio da circulação da informação UFES internacionalmente. |
PRODUÇÕES | ||
Tipo | Título | Identificação |
Artigo | First Aid and Waves in English as a Foreign Language: Insights from CLIL in Brazil. | FINARDI, KYRIA REBECA; SILVEIRA, N. ; ALENCAR, J. G. . First Aid and Waves in English as a Foreign Language: Insights from CLIL in Brazil. The Electronic Journal of Science Education, v. 2, p. 11-30, 2016. |
Artigo | English in Brazil: Insights from the Analysis of Language Policies, Internationalization Programs and the CLIL Approach. | FINARDI, KYRIA REBECA; LEAO, R. ; PINHEIRO, L. M. S. . English in Brazil: Insights from the Analysis of Language Policies, Internationalization Programs and the CLIL Approach. Education and Linguistics Research, v. 2, p. 54-68, 2016. |
Artigo | Globalization, Internationalization and Education: What is the Connection? | FINARDI, KYRIA REBECA; ORTIZ, R. A. . Globalization, Internationalization and Education: What is the Connection?. IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education, v. 1, p. 18-25, 2015. |
Capítulo de livro | Language Policies and Internationalisation in Brazil: The Role(s) of English as an Additional Language. | FINARDI, KYRIA REBECA. Language Policies and Internationalisation in Brazil: The Role(s) of English as an Additional Language. In: Lydia Sciriha. (Org.). International Perspectives on Bilingualism. 1ed.Newcastle upon Tyne:Cambridge Scholars Publishing, 2016, v. 1, p. 79-90. |
Outros | Internacionalização Crítica e Políticas Linguísticas no Ensino Superior. | I Jornada de Linguística Aplicada Crítica |
Comunicação | A EDUCAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO/ MUNDIALIZAÇÃO | I Jornada de Linguística Aplicada Crítica |
Comunicação | O PAPEL DOCENTE NAPERSPECTIVA DEPROFESSORES(AS) DE INGLÊS DAESCOLA PÚBLICA. | I Jornada de Linguística Aplicada Crítica |
Para melhor compreensão do projeto de extensão Construção de Cidadania por Meio da Língua leia o artigo que segue em anexo: