Tutorial: modelagem de distribuição de espécies

Jeronymo Dalapicolla preparou um novo tutorial sobre o desenvolvimento de modelos de distribuição de espécies. Ele é composto de dois documentos, um guia teórico e outro prático, além de dois arquivos do R para facilitar a vida dos iniciantes. Divirtam-se!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Quantas vezes os esquilos desceram das árvores?

imagem esquilo

Guerlinguetus sp. Foto: Rita G. Rocha

Os esquilos (família Sciuridae) formam um grupo de quase 300 espécies de roedores que ocupam quase todos os continentes, exceto Oceania e Antártida. Um artigo recente de Rita Rocha e colaboradores  investigou a evolução da locomoção dos esquilos nos diferentes continentes. Os autores descobriram que o ancestral dos esquilos provavelmente vivia na copa das árvores e que a locomoção terrestre evoluiu quatro vezes independentemente. As mudanças no modo de locomoção estão associadas à colonização de novos continentes a partir do seu centro de origem, na Eurásia, em direção à África e às Américas.

 

Publicado em artigo | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Defesa de dissertação: Paulo Victor Scherrer

Paulo Victor Scherrer de Araújo vai defender sua dissertação de mestrado “Filogeografia de Pipa carvalhoi (Miranda-Ribeiro, 1937)” no dia 30 de agosto de 2016 (terça-feira). A banca é composta pela Dra. Leonora Pires Costa (orientadora), Dra. Sarah Maria Vargas (UFES) e Dr. Rodrigo Barbosa Ferreira (UVV). A defesa terá início às 9 h da manhã no Auditório da Biologia (sala 120) no prédio do Departamento de Ciências Biológicas, CCHN–UFES, Campus de Goiabeiras.

Pipa_carvalhoi_Paulo_Victor_Scherrer

Pipa carvalhoi. Foto: Paulo Victor Scherrer.

Publicado em defesa, mestrado | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Novo tutorial disponível

Estamos inaugurando a seção de tutoriais, que foram cuidadosamente preparados pelos colegas do LaMaB para tornar sua vida mais fácil. Esse é o primeiro de uma série de tutoriais sobre preparação de dados e análises, que vão desde sequências de DNA até dados climáticos, sistemas de informação geográfica, etc. Todos serão disponibilizados no menu Tutoriais. O primeiro é sobre alinhamento de sequências de DNA e foi preparado pela Carol Loss e Jeronymo Dalapicolla.

Publicado em tutoriais | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Artigo PNAS

Nosso artigo publicado no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences, USA) sugere que a Mata Atlântica expandiu sobre a plataforma continental durante a última era do gelo (há cerca de 21 mil anos atrás), levando à expansão das populações de pequenos mamíferos. Essa ideia, denominada hipótese da Mata Atlântida, contradiz a popular hipótese dos refúgios, que prevê a contração e fragmentação de florestas e a formação de refúgios nesse mesmo período. O artigo teve grande repercussão na mídia, com matérias no site da UFES, na Pesquisa FAPES, na Ciência Hoje e até na Ciência Hoje das Crianças.

Texto na íntegra em inglês

Praia de Setiba, no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari/ES, visto do mar. Foto Leonardo Merçon

Praia de Setiba, no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari/ES, visto do mar. Foto Leonardo Merçon

Publicado em artigo, PNAS, publicação | Com a tag , , | Comentários desativados em Artigo PNAS