Projetos de Extensão – Eneida

Projetos de Extensão – 2023

Título: Plano Diretor Municipal (PDM) em Rede

Ano: 2022 – Atual

Resumo: O presente projeto de extensão intitulado ?PDM em Rede? apresenta forte motivação e articulação com o Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) e o plano estratégico ES-2030 do governo do estado do Espírito Santo visando contribuir com as cidades capixabas, em especial, nesta proposta a microrregião Litoral Sul, no que diz respeito ao planejamento e gestão do território, sob a ótica do trabalho em rede, providas com instrumentos de gestão urbana e territorial adequados para fazer face aos desafios do desenvolvimento estadual/local e a garantia da qualidade de vida nas cidades. Nesta perspectiva, o projeto de extensão universitária busca estabelecer uma rede dos Conselhos dos Planos Diretores Municipais (CPDM) dos municípios da microrregião Litoral Sul visando fomentar, dinamizar e capacitar os respectivos Conselhos/Conselheiros, bem como ampliar o acesso à informação sobre a atuação dos Conselhos e estimular o compartilhamento de experiências entre os CPDM, no sentido de contribuir para a qualificação do planejamento e gestão do território dos municípios do Litoral Sul do Espírito Santo.

Situação: Em andamento

Natureza: Extensão

Integrantes: Eneida Maria Souza Mendonça – Integrante / Giovanilton André Ferreira – Coordenador / André Luiz Nascentes Coelho – Integrante / Gilton Luís Ferreira – Integrante / Michela Sagrillo Pegoretti – Integrante.

Financiadores: Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo – Auxílio financeiro.


Título: Transformação da paisagem urbana contemporânea em polos regionais: apagamento e persistência em Itapina e Maria Ortiz, Colatina – ES

Ano: 2023 – Atual

Resumo:  A proposta visa estruturar metodologia que apoie a formulação de políticas públicas relacionadas à valorização da paisagem. O objetivo é possibilitar, institucionalmente, a orientação da ocupação urbana, de modo a manter, ou recuperar a visibilidade de referências paisagísticas e a integração urbana de espaços de interesse público. A preocupação concentra-se na transformação significativa dos referenciais paisagísticos devido ao ritmo e às características do processo de urbanização na América Latina, com destaque para centros urbanos polarizadores regionais, com ocupação urbana às margens de rios, tendo como objeto empírico o Rio Doce, e especialmente, o sítio histórico de Itapina e a comunidade pesqueira de Maria Ortiz, ambos no município de Colatina (ES), como recorte elaborado a partir de abordagens anteriores relacionadas ao Baixo Curso do rio e ao município de Colatina. Os dois núcleos urbanos contêm, de modo exemplar, processos contraditórios e concomitantes de apagamento e persistência de elementos significativos da paisagem, acrescentando-se assim, subsídios relevantes para estruturação do método em elaboração. Enquanto Itapina apresenta-se como um sítio histórico tombado em declínio econômico, Maria Ortiz vive a desterritorialização de uma comunidade pesqueira pela instalação de empreendimento logístico de empresa de mineração e pela morte de peixes causada pela poluição do rio pelo rejeito de minério oriundo de rompimento de barragem. Almeja-se também, que esta proposta ao longo de sua realização, seja capaz de dar continuidade ao intercâmbio de pesquisa entre os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo e os Programas de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROURB/UFRJ -, em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – PPGAU/UFF ? e em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – PPGPS/UENF, – a partir de publicações, cursos, formação de pesquisadores e organização de eventos. De modo semelhante, almeja-se também, dar continuidade a aproximação construída anteriormente e já consolidada, com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal do Espírito Santo ? Campus de Colatina, com sede na área de estudo.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Eneida Maria Souza Mendonça – Coordenador / Lucia Costa – Integrante / Teresa de Jesus Peixoto Faria – Integrante.

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.


Projetos de Extensão – 2022

Título: Núcleo de estudos sobre a paisagem e cidade: confluências entre a arte e a arquitetura no ecossistema urbano capixaba

Ano: 2022 – Atual

Resumo: Núcleo de estudos sobre a paisagem e cidade: confluências entre a arte e a arquitetura no ecossistema urbano capixaba

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Eneida Maria Souza Mendonça – Coordenador / Aparecido José Cirillo – Integrante 

Financiadores: Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo – Auxílio financeiro.


Projetos de Extensão – 2020

Título: Desenvolvimento Regional Sustentável

Ano: 2020 – 2022

Resumo: Trata-se de Convênio de Cooperação Técnica 001/2020, firmado entre a Fundação de Amparo a Pesquisa e inovação do Estado do Espírito Santo ? FAPES, a Secretaria de Estado de Planejamento e Economia – SEP, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional ? SECTI, o Instituto Jones dos Santos Neves ? IJSN, a Universidade Federal do Espírito Santo ? UFES e o Instituto Federal do Espírito Santo ? IFES, no qual as duas instituições de ensino têm a função de coordenar, no Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável, pesquisa que auxilie na promoção do desenvolvimento de forma mais equitativa e distribuição de benefícios gerados para as microrregiões do estado, realização de diagnóstico com apontamento dos principais desafios e potencialidades e plano de ação contendo programas, metas e responsáveis para as microrregiões do estado. O convênio inclui a identificação, nas respectivas microrregiões, de pesquisas e pesquisadores voltados ao Desenvolvimento Regional Sustentável e o estímulo à continuidade e ou à formação de futuras pesquisas sobre o tema. A partir de indicação da UFES, a professora Eneida Maria Souza Mendonça coordena, no projeto, as atividades de pesquisa que envolvem o Arranjo Regional 1, correspondendo às microrregiões 4 e 5 do Espírito Santo.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Eneida Maria Souza Mendonça – Coordenador / Patrícia Stelzer da Cruz – Integrante / Viviane Lima Pimentel – Integrante / Giovanilton André Ferreira – Integrante / André Luiz Nascentes Coelho – Integrante / Gilton Luís Ferreira – Integrante / Michela Sagrillo Pegoretti – Integrante / Rômulo Croce – Integrante.

Financiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Auxílio financeiro.


Título: Transformação da paisagem urbana contemporânea em polos regionais – o Baixo Curso do Rio Doce

Ano: 2020 – Atual

Resumo: A proposta visa estruturar metodologia que apoie a formulação de políticas públicas relacionadas à valorização da paisagem. O objetivo é possibilitar, institucionalmente, a orientação da ocupação urbana, de modo a manter, ou recuperar a visibilidade de referências paisagísticas e a integração urbana de espaços de interesse público. A preocupação concentra-se na transformação significativa dos referenciais paisagísticos devido ao ritmo e às características do processo de urbanização na América Latina, com destaque para centros urbanos polarizadores regionais, com ocupação urbana às margens de rios, tendo como objeto empírico o Rio Doce, especialmente seu Baixo Curso, ampliando o foco anterior fixado em Colatina (ES). Observa-se a insuficiência de instrumental metodológico e técnico, além da dubiedade da ação política, que ao mesmo tempo conduz a implantação dos empreendimentos priorizando o enfoque econômico e apoia ações institucionais em prol da paisagem. A pesquisa visa então, consolidar teoricamente estudos anteriores, bem como sua finalidade aplicativa. A consolidação teórica objetiva complementar e aprofundar estudos que contribuam para a identificação das referências paisagísticas com a sistematização de aspectos históricos por meio de revisão bibliográfica que permita, por um lado, abordar a construção da sensibilidade ocidental pela paisagem e por outro lado, identificar conceitos que embasem a interpretação dos processos contemporâneos voltados à paisagem. A consolidação da finalidade aplicativa objetiva a estruturação de procedimentos metodológicos de orientação ao poder público, relacionados à manutenção ou recuperação das referências paisagísticas, iniciando pelo levantamento e exame de procedimentos administrativos institucionais para valorização da paisagem e tendo como ponto de partida, experiências baseadas em centros regionais polarizadores com urbanização intensamente relacionada a rios, tendo como suporte importante, o estudo em finalização com enfoque sobre Colatina (ES). Almeja-se também, que esta proposta ao longo de sua realização, seja capaz de dar continuidade ao intercâmbio de pesquisa entre os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo e os Programas de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROURB/UFRJ -, em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – PPGAU/UFF ? e em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – PPGPS/UENF, – a partir de publicações, cursos, formação de pesquisadores e organização de eventos. De modo semelhante, almeja-se também, consolidar a aproximação construída na pesquisa proposta entre 2017-2020, com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal do Espírito Santo ? Campus de Colatina, com sede na área de estudo

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Eneida Maria Souza Mendonça – Coordenador


Título: Urbanizações brasileiras no século XIX

Ano: 2020 – Atual

Resumo: Trata-se de um projeto que, reunindo docentes e pesquisadores de diferentes formações disciplinares e pertencentes a universidades e instituições públicas nacionais, analisa o quadro urbano oitocentista. Parte-se do pressuposto que as configurações territoriais assumidas pela urbanização nas províncias brasileiras durante o século XIX representaram processos de longa duração com variados ritmos temporais. Esta proposta de trabalho realizada coletivamente tem como principal objetivo apresentar dados quantitativos e qualitativos resultantes de levantamentos referidos aos assentamentos e às redes urbanas acompanhados por cartografia inédita de sua localização.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Eneida Maria Souza Mendonça – Integrante / Fania Fridman – Coordenador.

Um comentário em “Projetos de Extensão – Eneida

  1. Gustavo Azevedo

    Projeto com o intercâmbio de pesquisa entre os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo fazendo assim pesquisar mais completas e participativo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *