Resultados da Pesquisa de Opinião

A Pesquisa de Opinião sobre Missão, Visão e Valores da UFES, como falado aqui no blog, contou com um grande número de participações. Entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e egressos da graduação e pós-graduação, foram mais de 10.000 respostas!

Para organizar toda essa informação, contamos com a ajuda da “Vitória Virtual”, start-up aqui da Universidade especializada em técnicas de análise e mineração de dados. A partir das respostas coletadas na Pesquisa de Opinião, utilizaram uma metodologia que organizou as respostas em três nuvens de palavras: uma para as sugestões coletadas de Visão, outra para as sugestões coletadas de Missão e, por último, uma para as sugestões coletadas de Valores.

A partir das nuvens de palavras, foi possível hierarquizar, visualmente, quais foram as palavras mais citadas nas respostas da Pesquisa, a partir do tamanho destacado que cada palavra apresenta na nuvem. Confira aqui a nuvem de palavras de cada conceito pesquisado:

Nuvem da MISSÃO:

Nuvem da VISÃO:

Nuvem dos VALORES:

O passo seguinte é apresentar os resultados ao Comitê Central do PDI – formado pelo Reitor, Vice-reitora, Pró-reitores, Diretores de centro e três representantes do Conselho Universitário – para que, a partir das informações já consolidadas, o referido Comitê possa definir qual será a Missão, a Visão e os Valores da UFES para os próximos 10 anos.

Aqui no BLOG vocês podem encontrar informações sobre o PDI, além de ficarem atentos à todos os eventos e reuniões que serão realizados durante o desenvolvimento do Plano. Fiquem a vontade para enviarem suas dúvidas e sugestões.