Patentes depositadas pela Ufes

– Por Cássia Rocha –

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentores de direitos sobre a criação. Em troca da propriedade temporária, o inventor revela o conteúdo técnico  a matéria protegida. A validade de uma patente é territorial e temporal.

O Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init-Ufes) é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na Universidade e pelo depósito dos pedidos de patentes de invenções desenvolvidas por seus pesquisadores.

Produtos para remoção e recuperação de petróleo

Trata-se de um processo para produção de biocompósitos à base de resinas obtidas a partir da glicerina e do óleo de mamona, produtos resultantes desse processo, e do uso desses produtos para a remoção e para a recuperação de petróleo. Biocompósitos são materiais constituídos por resíduos de origem natural. Seu desenvolvimento contribui para a redução dos impactos ambientais causados pelo intenso consumo de materiais sintéticos obtidos a partir de fontes fósseis. Eles são polímeros que apresentam estrutura química com características magnéticas, o que os torna muito eficientes no processo de remoção de petróleo derramado sobre água.

Ecologia na produção de aço

Nova tecnologia para produção de aços com melhores propriedades mecânicas, resistência à corrosão e custo reduzido. Pode ser aplicada em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas e expostas à corrosão atmosférica ou marinha, sem necessidade de pintura.

Nanopartículas metálicas com uso de erva-mate

Trata-se de um processo para obtenção de carboximetilcelulose, polímero derivado da celulose, muito solúvel e com a excelente propriedade para aplicações em farmacologia por ser fisiologicamente inerte. O processo se dá a partir da utilização de Ilex paraguariensis (erva-mate) como agente redutor de resíduos agroindustriais.

Síntese de nanopartículas com quercetina

Processo para obter carboximetilcelulose a partir de resíduos agroindustriais por meio do uso de quercetina (flavonóide natural) como agente redutor, bem como os produtos obtidos.